Ca­ra­va­na da Sau­da­de doa bens ao lar de cri­an­ças ór­fãs do Cui­to

Jornal de Angola - - PARTADA - JO­SÉ CHA­VES |

As di­fi­cul­da­des que as cri­an­ças das Ca­sas La­res de Ór­fãos do Cui­to en­fren­tam, em ter­mos de li­vros e equi­pa­men­to des­por­ti­vo, fo­ram domingo mi­ni­mi­za­das, após uma co­mi­ti­va, de­no­mi­na­da “Ca­ra­va­na da Sau­da­de”, cons­ti­tuí­da por Na­tu­rais, Ami­gos e Des­cen­den­tes do Bié, ter fei­to uma do­a­ção des­tes ma­te­ri­ais ao cen­tro.

A en­tre­ga dos bens às Ca­sas La­res do Cui­to en­qua­dra-se no âm­bi­to da quar­ta edi­ção da re­fe­ri­da ex­cur­são, que vi­sa co­me­mo­rar as fes­ti­vi­da­des da pro­vín­cia do Bié, que se ce­le­bram ama­nhã, mes­ma da­ta que os mu­ni­cí­pi­os do Cui­to, Nha­rea e Chin­guar tam­bém fes­te­jam.

O co­or­de­na­dor da ca­ra­va­na, Cor­dei­ro Chi­mo, re­fe­riu que um dos prin­ci­pais ob­jec­ti­vos da do­a­ção é con­tri­buir para o en­ri­que­ci­men­to da bi­bli­o­te­ca lo­cal, en­quan­to a ex­cur­são vi­sa pro­mo­ver o de­sen­vol­vi­men­to da re­gião.

“De­vi­do à guerra e a ne­ces­si­da­de de se vi­ver em áre­as com me­lho­res con­di­ções, mui­tos de nós, ain­da jo­vens, aban­do­ná­mos a ter­ra na­tal, para nos ins­ta­lar­mos nou­tras ci­da­des, prin­ci­pal­men­te em Lu­an­da. Mas, é pre­ci­so que con­ti­nu­e­mos a dar o nos­so con­tri­bu­to para me­lho­rar a nos­sa pro­vín­cia”, re­fe­riu.

Cor­dei­ro Chi­mo avan­çou que à mar­gem da en­tre­ga de bens e do al­mo­ço de con­fra­ter­ni­za­ção com as cri­an­ças das Ca­sas La­res do Cui­to, o gru­po de ex­cur­si­o­nis­tas re­a­li­zou uma “Far­ra da Sau­da­de” e vi­si­tou al­gu­mas obras de ca­rác­ter so­ci­al em cur­so na pro­vín­cia.

Du­ran­te a ex­cur­são, o gru­po ho­me­na­ge­ou ex-atle­tas e di­ri­gen­tes des­por­ti­vos da pro­vín­cia, com a re­a­li­za­ção de uma par­ti­da de fu­te­bol sa­lão e ou­tra de bas­que­te­bol, jo­gos que de­cor­re­ram no pa­vi­lhão gim­no­des­por­ti­vo do Sporting do Bié. An­tó­nio Mu­a­chi­le­la, um dos in­te­gran­tes da “Ca­ra­va­na da Sau­da­de”, as­se­gu­rou que o gru­po vai con­ti­nu­ar a apoi­ar as cri­an­ças in­ter­na­das nas ca­sas la­res, qu­er em ter­mos de ma­te­ri­ais es­co­la­res, qu­er de equi­pa­men­tos des­por­ti­vos, para fa­ci­li­tar a in­te­gra­ção dos jo­vens na co­mu­ni­da­de.

O tam­bém ra­di­a­lis­ta da Rá­dio Na­ci­o­nal de An­go­la dis­se que a co­mi­ti­va tem vá­ri­os pro­jec­tos de apoio à cri­an­ças, ido­sos e aos jo­vens, não só os do Cui­to, mas de ou­tras mu­ni­ci­pa­li­da­des do Bié.

SAN­TOS PEDRO

Cri­an­ças do lar mais ani­ma­das com a re­cep­ção de ma­te­ri­al des­por­ti­vo e li­vros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.