Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- LUCINDA GUILHERME FÁTIMA ALFREDO AURÉLIO AFONSO ESMERALDA PANZO

Valas de drenagem

É importante que se explique para as pessoas que as valas de drenagem não são depósitos de lixo. As valas de drenagem são muito importante­s para a evacuação de águas residuais.

Acontece, porém, que muitas pessoas insistem em depositar resíduos sólidos nas valas de drenagem. Se as valas não funcionare­m bem, isso pode causar problemas às populações. As pessoas têm de depositar o lixo nos locais apropriado­s. Já agora gostava de apelar às autoridade­s competente­s para se fazer uma limpeza a todas as valas de drenagem, em paralelo com uma campanha de explicação junto da população sobre a função delas.

É indispensá­vel que se explique às pessoas o que realmente significa para as suas vidas as valas de drenagem. Acho que se pessoas souberem para que realmente as valas servem hão-de deixar de lá colocar lixo. devem ser resolvidos com celeridade. Os servidores públicos, já disse o nosso Presidente da República, devem servir o povo. Como se pode compreende­r que uma rotura fique vários dias sem ser neutraliza­da?

Não se deve adiar a solução dos problemas. Temos de nos habituar a resolver os problemas logo que eles surjam.

Angolano na Lázio

Fiquei satisfeito com o facto de o nosso compatriot­a Bastos Kissanga ter jogado a titular na sua nova equipa, a Lázio de Itália.

Tomei conhecimen­to de que a imprensa desportiva italiana elogiou o futebolist­a angolano que, aos 23 anos, pode vir a dar um salto importante na sua carreira.

Desejo que Bastos tenha muitos sucessos e que aprenda muito com grandes jogadores que evoluem no campeonato italiano.

Que Bastos Kissanga seja humilde e trabalhado­r. A humildade para aprender sempre e o trabalho podem ajudá-lo a ir muito longe.

A nossa selecção nacional de futebol precisa de grandes jogadores. Os clubes italianos e mesmo a selecção de Itália são famosos por geralmente privilegia­rem defesas quase intranspon­íveis.

Que o nosso Bastos Kissanga venha a ser no futuro um grande defesa, para, quem sabe, vir a jogar num grande clube europeu. Nunca me interessei muito pelo futebol italiano. Mas agora que o Bastos Kissanga está no campeonato italiano não vou perder nenhum jogo da Lázio, o seu clube. Muitos angolanos passaram a ser adeptos da Lázio depois de Bastos ter sido contratado para jogar nesta equipa. Estão de parabéns todos os que, em Angola, contribuír­am para a formação de Bastos Kissanga.

Muitos outros jogadores angolanos podem vir a jogar em grandes equipas europeias, se se apostar cada vez mais na formação.

Os clubes de futebol em Angola devem prestar muita atenção à formação dos jovens futebolist­as.

Produção agrícola

Há muitos camponeses que, por diversas razões, estão a viver em zonas urbanas, mas gostariam de voltar às suas zonas de origem.

Penso que, no quadro da diversific­ação da produção, se deve incentivar o regresso de camponeses às zonas rurais.

Há camponeses com muita vontade de voltar ao campo para cultivar a terra e não querem ficar em zonas urbanas, onde o custo de vida é elevado.

Que se pense em algum programa destinado a criar condições para que camponeses regressem às suas zonas de origem a fim de termos elevada produção em várias regiões do país.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola