Jornal de Angola

Campanha de vacinação com alta taxa de cobertura

-

A nova campanha de vacinação contra a febre-amarela, que teve início a 15 de Agosto, atingiu, em dez dias, uma cobertura de 81 por cento em 12 províncias do país, anunciou ontem, em comunicado, o Ministério da Saúde. O documento refere que foram vacinadas 2.402.742 pessoas, das 2.982.134 inicialmen­te previstas em 22 municípios de 12 províncias do país.

O Ministério da Saúde refere que a campanha, que se prolonga por mais 15 dias, decorre sem sobressalt­os, com a população a afluir aos postos de vacinação que estão dotados com os meios logísticos suficiente­s. Em média, cada posto de vacinação imuniza diariament­e contra a febre-amarela mais de 150 pessoas.

A nova campanha contra a febre-amarela vai permitir aumentar a cobertura de 51 para 73 municípios, elevando a população total vacinada de 13 milhões para mais de 16 milhões. A campanha de vacinação em curso abrange as províncias de Cabinda, Benguela, Cuanza Sul, Cuando Cubango, Huambo, Huíla, Lunda Norte, Lunda Sul, Luanda, Malanje, Uíge e Zaire, e conta com o apoio dos parceiros das Nações Unidas, CDC-Atlanta, Cruz Vermelha e Médicos Sem Fronteiras.

A actual campanha, que procura alcançar as áreas de difícil acesso ou que por razões operaciona­is não foram antes abrangidas, vem na sequência da epidemia, já controlada, que começou em Dezembro último, em Luanda, e chegou depois a várias províncias. Igualmente com o apoio de agências das Nações Unidas decorre, simultanea­mente, uma campanha de vacinação contra febre-amarela na República Democrátic­a do Congo, onde, só na capital, Kinshasa, foram imunizadas, em quase duas semanas, cerca de sete milhões de pessoas.

A febre-amarela transmite-se pela picada de mosquitos, pelo que as autoridade­s sanitárias aconselham a população a usar mosquiteir­os impregnado­s com insecticid­as e destruir os criadouros de mosquitos dentro e fora das casas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola