Re­for­ça­da co­o­pe­ra­ção com Mo­çam­bi­que

IN­TER­CÂM­BIO INTERNACIONAL Cor­né­lio Ca­ley so­li­ci­ta apoio para a con­so­li­da­ção do pro­jec­to “Mban­za Con­go”

Jornal de Angola - - CULTURA -

An­go­la e Mo­çam­bi­que ma­ni­fes­ta­ram, no domingo, na ci­da­de da Bei­ra, a von­ta­de de in­cre­men­tar a co­o­pe­ra­ção cul­tu­ral en­tre am­bos os paí­ses, dis­se, em co­mu­ni­ca­do, a Em­bai­xa­da an­go­la­na em Ma­pu­to.

Es­ta von­ta­de foi ex­pres­sa du­ran­te um en­con­tro de tra­ba­lho en­tre o mi­nis­tro da Cul­tu­ra e Tu­ris­mo de Mo­çam­bi­que, Sil­va Ar­man­do Dun­du­ro, e o se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Cul­tu­ra de An­go­la, Cor­né­lio Ca­ley, à mar­gem do IX Fes­ti­val Na­ci­o­nal da Cul­tu­ra de Mo­çam­bi­que, que de­cor­reu de 24 a 28 de Agosto na ci­da­de da Bei­ra, ca­pi­tal da pro­vín­cia de So­fa­la.

Du­ran­te o en­con­tro, Cor­né­lio Ca­ley, em no­me do Go­ver­no de An­go­la, fe­li­ci­tou o Go­ver­no de Mo­çam­bi­que pe­la re­a­li­za­ção do IX Fes­ti­val Na­ci­o­nal da Cul­tu­ra, que con­si­de­rou “uma ex­pe­ri­ên­cia mui­to po­si­ti­va”, pois, acres­cen­tou, “é uma re­a­li­za­ção bi­e­nal abran­gen­te, bem con­se­gui­da, que en­fren­ta os de­sa­fi­os da mul­ti­cul­tu­ra­li­da­de do país, en­vol­ven­do as cul­tu­ras lo­cais para a afir­ma­ção da mo­çam­bi­ca­ni­da­de”.

Na sua in­ter­ven­ção, Cor­né­lio Ca­ley so­li­ci­tou o apoio de Mo­çam­bi­que para o pro­jec­to “Mban­za Con­go ci­da­de a de­sen­ter­rar”, a ser apre­sen­ta­do no próximo ano na UNES­CO. O mi­nis­tro da Cul­tu­ra e Tu­ris­mo de Mo­çam­bi­que, Sil­va Ar­man­do Dun­du­ro, agra­de­ceu a pre­sen­ça de An­go­la no IX Fes­ti­val Na­ci­o­nal da Cul­tu­ra de Mo­çam­bi­que e ma­ni­fes­tou o in­te­res­se do seu país em me­lho­rar a co­o­pe­ra­ção e as re­la­ções cul­tu­rais en­tre os dois paí­ses.

“O vos­so pro­jec­to “Mban­za Con­go”, en­quan­to um bem ma­te­ri­al e ima­te­ri­al im­por­tan­te, é um pa­tri­mó­nio de in­te­res­se afri­ca­no”, dis­se o mi­nis­tro mo­çam­bi­ca­no, para acres­cen­tar: “Por is­so, es­ta­mos com­pro­me­ti­dos ou exis­te uma cum­pli­ci­da­de do nos­so la­do. Con­tem com o nos­so apoio na UNES­CO.”

O mi­nis­tro da Cul­tu­ra e Tu­ris­mo de Mo­çam­bi­que, Sil­va Ar­man­do Dun­du­ro, con­vi­dou o Mi­nis­té­rio da Cul­tu­ra de An­go­la a par­ti­ci­par da Pri­mei­ra Fei­ra Na­ci­o­nal de Ar­te­sa­na­to de Mo­çam­bi­que e a 3ª Con­fe­rên­cia Internacional da Cul­tu­ra, no próximo ano. No qua­dro da re­pre­sen­ta­ção da SADC, o mi­nis­tro da Cul­tu­ra e Tu­ris­mo de Mo­çam­bi­que dis­se que o sec­tor da cul­tu­ra, pe­la sua trans­ver­sa­li­da­de, de­via ter um téc­ni­co a tra­ba­lhar no Se­cre­ta­ri­a­do Exe­cu­ti­vo do Ór­gão Co­or­de­na­dor da Re­gião, que res­pon­des­se pe­las ques­tões da cul­tu­ra.

“Não exis­te um in­ter­lo­cu­tor para res­pon­der e fa­lar da cul­tu­ra a es­te ní­vel”, la­men­tou. So­bre o as­sun­to, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Cul­tu­ra en­co­ra­jou o seu in­ter­lo­cu­tor a apre­sen­tar uma pro­pos­ta que An­go­la po­de apoi­ar. No fi­nal dos fes­te­jos do IX Fes­ti­val Na­ci­o­nal de Cul­tu­ra que te­ve lu­gar no es­tá­dio do Clu­be Fer­ro­viá­rio da Bei­ra, a de­le­ga­ção an­go­la­na re­ce­beu das mãos do pri­mei­ro-mi­nis­tro de Mo­çam­bi­que, Carlos Agos­ti­nho do Ro­sá­rio, um troféu e três me­da­lhas, uma para ca­da mem­bro da de­le­ga­ção, sim­bo­li­zan­do a ami­za­de e ir­man­da­de en­tre os dois paí­ses.

O pri­mei­ro-mi­nis­tro de Mo­çam­bi­que anun­ci­ou que a pró­xi­ma edi­ção do Fes­ti­val Na­ci­o­nal da Cul­tu­ra de Mo­çam­bi­que tem lu­gar em 2018, na pro­vín­cia do Ni­as­sa.

VENCESLAU MA­TEUS

Se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Cul­tu­ra (à di­rei­ta) che­fi­ou a de­le­ga­ção an­go­la­na que par­ti­ci­pou no Fes­ti­val Na­ci­o­nal da Cul­tu­ra de Mo­çam­bi­que

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.