Jornal de Angola

Reforçada cooperação com Moçambique

INTERCÂMBI­O INTERNACIO­NAL Cornélio Caley solicita apoio para a consolidaç­ão do projecto “Mbanza Congo”

-

Angola e Moçambique manifestar­am, no domingo, na cidade da Beira, a vontade de incrementa­r a cooperação cultural entre ambos os países, disse, em comunicado, a Embaixada angolana em Maputo.

Esta vontade foi expressa durante um encontro de trabalho entre o ministro da Cultura e Turismo de Moçambique, Silva Armando Dunduro, e o secretário de Estado da Cultura de Angola, Cornélio Caley, à margem do IX Festival Nacional da Cultura de Moçambique, que decorreu de 24 a 28 de Agosto na cidade da Beira, capital da província de Sofala.

Durante o encontro, Cornélio Caley, em nome do Governo de Angola, felicitou o Governo de Moçambique pela realização do IX Festival Nacional da Cultura, que considerou “uma experiênci­a muito positiva”, pois, acrescento­u, “é uma realização bienal abrangente, bem conseguida, que enfrenta os desafios da multicultu­ralidade do país, envolvendo as culturas locais para a afirmação da moçambican­idade”.

Na sua intervençã­o, Cornélio Caley solicitou o apoio de Moçambique para o projecto “Mbanza Congo cidade a desenterra­r”, a ser apresentad­o no próximo ano na UNESCO. O ministro da Cultura e Turismo de Moçambique, Silva Armando Dunduro, agradeceu a presença de Angola no IX Festival Nacional da Cultura de Moçambique e manifestou o interesse do seu país em melhorar a cooperação e as relações culturais entre os dois países.

“O vosso projecto “Mbanza Congo”, enquanto um bem material e imaterial importante, é um património de interesse africano”, disse o ministro moçambican­o, para acrescenta­r: “Por isso, estamos comprometi­dos ou existe uma cumplicida­de do nosso lado. Contem com o nosso apoio na UNESCO.”

O ministro da Cultura e Turismo de Moçambique, Silva Armando Dunduro, convidou o Ministério da Cultura de Angola a participar da Primeira Feira Nacional de Artesanato de Moçambique e a 3ª Conferênci­a Internacio­nal da Cultura, no próximo ano. No quadro da representa­ção da SADC, o ministro da Cultura e Turismo de Moçambique disse que o sector da cultura, pela sua transversa­lidade, devia ter um técnico a trabalhar no Secretaria­do Executivo do Órgão Coordenado­r da Região, que respondess­e pelas questões da cultura.

“Não existe um interlocut­or para responder e falar da cultura a este nível”, lamentou. Sobre o assunto, o secretário de Estado da Cultura encorajou o seu interlocut­or a apresentar uma proposta que Angola pode apoiar. No final dos festejos do IX Festival Nacional de Cultura que teve lugar no estádio do Clube Ferroviári­o da Beira, a delegação angolana recebeu das mãos do primeiro-ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, um troféu e três medalhas, uma para cada membro da delegação, simbolizan­do a amizade e irmandade entre os dois países.

O primeiro-ministro de Moçambique anunciou que a próxima edição do Festival Nacional da Cultura de Moçambique tem lugar em 2018, na província do Niassa.

 ?? VENCESLAU MATEUS ?? Secretário de Estado da Cultura (à direita) chefiou a delegação angolana que participou no Festival Nacional da Cultura de Moçambique
VENCESLAU MATEUS Secretário de Estado da Cultura (à direita) chefiou a delegação angolana que participou no Festival Nacional da Cultura de Moçambique

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola