Voz de Ân­ge­lo Boss ou­vi­da em To­ron­to

Jornal de Angola - - CULTURA -

O can­tor Ân­ge­lo Boss foi a prin­ci­pal atrac­ção do fes­ti­val de rua “An­go­fest”, pro­mo­vi­do no fi­nal de se­ma­na, na ci­da­de ca­na­di­a­na de To­ron­to.

Acom­pa­nha­do pe­la ban­da bra­si­lei­ra Dra­ma, um agru­pa­men­to que ac­tua em To­ron­to, Ân­ge­lo Boss in­ter­pre­tou al­guns dos seus su­ces­sos co­mo “Mas­sam­ba”, “Kim­bo cuia”, “Big Boss”, “Cu­pi­do”, “Ca­lor sen­su­al” e “Be­be­dei­ra”, do mais re­cen­te ál­bum “Dan­ça Ki­zom­ba”.

As can­to­ras an­go­la­nas que vi­vem no Ca­na­dá, Swe­et Ma­ria e Ne­ra San­tos, par­ti­ci­pa­ram co­mo co­ris­tas e de­ram mais emo­ção ao es­pec­tá­cu­lo que aten­deu a co­mu­ni­da­de an­go­la­na re­si­den­te nas ci­da­des de Ha­mil­ton, Ot­tawa e To­ron­to.

Ân­ge­lo Boss tem em agen­da um ou­tro es­pec­tá­cu­lo para a ci­da­de de Mon­tre­al, pro­vín­cia de Qu­e­be­que. No de­cor­rer do fes­ti­val, pro­mo­vi­do pe­la Lu­an­da Hou­se, vá­ri­os ar­tis­tas da co­mu­ni­da­de an­go­la­na apro­vei­ta­ram di­vul­gar tra­ba­lhos ar­tís­ti­cos so­bre dan­ça, ar­tes plás­ti­cas e gas­tro­no­mia an­go­la­na.

Ân­ge­lo Boss nas­ceu em Lu­an­da e es­tre­ou-se no mun­do mu­si­cal em 1984, co­mo can­tor in­fan­til, nu­ma épo­ca em que sur­gi­ram vá­ri­os can­to­res em pro­gra­mas pro­mo­vi­dos pe­la Rá­dio Na­ci­o­nal de An­go­la. “Was­sam­ba” foi o tí­tu­lo da can­ção que in­ter­pre­tou, na pri­mei­ra de­le­ga­ção de can­to­res in­fan­tis que re­pre­sen­tou An­go­la no fes­ti­val de mú­si­ca na Ale­ma­nha, em 1985.

A can­to­ra Nis­sy Carlos sa­grou­se ven­ce­do­ra do 11.º Fes­ti­val de Mú­si­ca Evan­gé­li­ca “Uma Can­ção para Cris­to”, re­a­li­za­do domingo, no Ci­ne Atlân­ti­co, em Lu­an­da.

A can­to­ra in­ter­pre­tou “Ele Ope­ra”, uma ba­la­da com le­tra de sua au­to­ria, que abor­da a ex­clu­si­vi­da­de de Je­sus Cris­to para cu­rar, sal­var e per­do­ar, fac­tos que ali­a­dos à sua pos­tu­ra em pal­co, per­mi­tiu con­ven­cer o jú­ri. Para a ven­ce­do­ra, o tra­ba­lho e a con­cen­tra­ção es­ti­ve­ram na ba­se da sua con­sa­gra­ção.

Os fi­na­lis­tas in­ter­pre­ta­ram te­mas iné­di­tos, e Nis­sy Carlos su­pe­rou os no­ve con­cor­ren­tes, nu­ma fi­nal re­nhi­da na qual o re­sul­ta­do era im­pre­vi­sí­vel, a jul­gar pe­las per­for­man­ces em que fo­ram acom­pa­nha­dos pe­la ban­da TDS. O fes­ti­val que tem co­mo ob­je­ti­vo a des­co­ber­ta de ta­len­tos foi or­ga­ni­za­do pe­lo Gré­mio Cris­tão da Igre­ja Me­to­dis­ta Uni­da.

A voz mais va­li­o­sa do 11.º Fes­ti­val com “Uma Can­ção para Cris­to” já pen­sa na car­rei­ra in­di­vi­du­al e ga­ran­tiu ao Jor­nal de An­go­la con­ti­nui­da­de no co­ral da Igre­ja Pen­te­cos­tal. Do­dó Mi­ran­da pro­me­teu acom­pa­nhar a can­to­ra, co­me­çan­do por pro­du­zir o seu dis­co de es­treia.

O mú­si­co, que tam­bém foi mem­bro do jú­ri, vê em Nis­sy Carlos um ta­len­to na­to que “pre­ci­sa de um em­pur­rão”, mo­ti­vo pe­lo qual es­tá dis­pos­to para pro­du­zir o dis­co de es­treia.O co­ral Ngo­la Choir, da Igre­ja Me­to­dis­ta Uni­da, ocu­pou a se­gun­da po­si­ção, com o te­ma “Me­di­a­dor”. O ter­cei­ro lu­gar foi ocu­pa­do por Ol­ga Bap­tis­ta, com a can­ção “Ga­li­leu”, so­bre o so­fri­men­to de Je­sus Cris­to. As Se­men­tes, um co­ral in­te­gra­do por can­to­ras dos oi­to aos 11 anos, re­ce­be­ram um di­plo­ma de mé­ri­to por ser fi­na­lis­ta que mo­bi­li­zou o mai­or nú­me­ro de pes­so­as para a fi­nal.

Os três pri­mei­ros clas­si­fi­ca­dos re­ce­be­rem tro­féus e di­plo­mas, sen­do que ao pri­mei­ro classificado foi adi­ci­o­na­do uma gui­tar­ra elec­tró­ni­ca e um cur­so pro­fis­si­o­nal de mú­si­ca. Ele­ger os três ven­ce­do­res foi uma ta­re­fa di­fí­cil, dis­se o por­ta­voz do jú­ri, Gi­no Le­vi, in­for­man­do que to­dos os con­cor­ren­tes triun­fa­ram por te­rem con­tri­buí­do para a qua­li­da­de do es­pec­tá­cu­lo. Gi­no, que tam­bém é pro­du­tor, des­ta­cou o ta­len­to e a de­ter­mi­na­ção dos con­cor­ren­tes, ten­do re­fe­ri­do a ne­ces­si­da­de con­ti­nu­a­rem a tra­ba­lhar para evo­luí­rem co­mo ar­tis­tas.

A bra­si­lei­ra Lu­ci­a­na Epa­lan­ga con­si­de­rou o fes­ti­val um vi­vei­ro de ta­len­tos que per­mi­tiu co­nhe­cer emer­gen­tes ar­tis­tas atra­vés de men­sa­gens so­bre a vi­da e obra de Je­sus Cris­to. A edi­ção des­te ano su­pe­rou as ex­pec­ta­ti­vas da or­ga­ni­za­ção por­quan­to agre­gou, pe­la pri­mei­ra vez, di­fe­ren­tes rit­mos mu­si­cais e ar­tis­tas de di­ver­sas con­gre­ga­ções cris­tãs, dis­se o co­or­de­na­dor. Mo­ses Cai­a­la in­for­mou que a or­ga­ni­za­ção tem em car­tei­ra a pro­du­ção de um CD com os te­mas dos fi­na­lis­tas.

DOMBELE BERNARDO

A ven­ce­do­ra la­de­a­da pe­lo pre­si­den­te do jú­ri e pe­lo re­pre­sen­tan­te da or­ga­ni­za­ção (à di­rei­ta)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.