“Oshikwa­nha­ma” che­ga à ci­da­de do Lu­ban­go

Jornal de Angola - - CULTURA -

Um di­ci­o­ná­rio de no­mes Oshikwa­nha­ma, da au­to­ria da jor­na­lis­ta e es­cri­to­ra Ce­cí­lia Nda­nha­kukwa “Pan­dein­ge”, foi apre­sen­ta­do na ci­da­de do Lu­ban­go, ca­pi­tal da Huí­la, no fim-de-se­ma­na.

A obra con­tém 97 pá­gi­nas, no­ve ca­pí­tu­los, dos quais “No­mes pró­pri­os ou no­mes de pes­so­as an­tro­pó­ni­mos”, “Pro­vér­bi­os, con­tos e di­ta­dos”, “No­mes de ob­jec­tos”, “No­mes de be­bi­das”, “Fru­tas sil­ves­tres”, “Fes­tas” e “No­mes de lo­ca­li­da­des ou lu­ga­res-to­po­ní­mia”.

O di­ci­o­ná­rio dis­põe de 500 no­mes em Oshikwanya­ma tra­du­zi­dos para por­tu­guês. De acor­do com a au­to­ra, a in­ten­ção é des­per­tar a so­ci­e­da­de so­bre a im­por­tân­cia e a va­lo­ri­za­ção das lín­guas na­ci­o­nais e em par­ti­cu­lar dos po­vos da pro­vín­cia do Cu­ne­ne, a sua ter­ra na­tal.

A au­to­ra con­si­de­rou a obra co­mo um con­tri­bu­to para o en­ri­que­ci­men­to bi­bli­o­grá­fi­co da co­mu­ni­da­de aca­dé­mi­ca, e não só, da­da a ori­gi­na­li­da­de dos no­mes, dos lo­cais his­tó­ri­cos em kwa­nha­ma tra­du­zi­das em por­tu­guês, ca­len­dá­ri­os e fes­tas da re­gião do sul do país.

O li­vro foi edi­ta­do e pro­du­zi­do em Ju­lho, pe­la Mayam­ba Edi­to­ra, e nu­ma pri­mei­ra fa­se fo­ram ex­traí­dos dois mil exem­pla­res, cu­jo lan­ça­men­to te­ve lu­gar em Ond­ji­va, ca­pi­tal da pro­vín­cia do Cu­ne­ne. Se­gun­do a au­to­ra, fo­ram oi­to anos de pre­pa­ra­ção, que te­ve ini­ci­ou com a re­co­lha, es­cri­ta e tra­du­ção, que con­tou com apoio de al­guns lin­guis­tas, en­ti­da­des tra­di­ci­o­nais, ecle­siás­ti­cas, en­tre ou­tras in­di­vi­du­a­li­da­des.

Es­ta é a sua se­gun­da obra, de­pois de ter lan­ça­do “In­só­ni­as Lí­ri­cas”, em 2002.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.