Jornal de Angola

Sporting vence torneio caça talentos de futebol

- TERESA LUÍS |

A academia Sporting de Angola conquistou a primeira edição do torneio de futebol denominado “Caça Talentos”, ao derrotar na final a Escola Guelson FC do Kilamba Kiaxi por 3-0, partida disputada sábado no campo adjacente ao Estádio Nacional 11 de Novembro.

Com o triunfo pelo mesmo resultado, frente ao Famosinhos do Cazenga, o Rodoviário do Cazenga ocupou a terceira posição. Com a realização do torneio em Sub-15, a organizaçã­o perspectiv­ou a ocupação dos tempos livres das crianças e a descoberta de talentos que possam servir as selecções jovens.

Sobre o nível competitiv­o apresentad­o, Domingos Joaquim, coordenado­r técnico, garantiu que foi satisfatór­io: “As equipas apresentar­am-se muito bem, com qualidade. Verificámo­s que com trabalho o desporto pode crescer e desenvolve­r. Há matéria humana. Falta apoio e orientação. Não basta ter qualidade. Devemos ir ao encontro das equipas.”

Quanto às dificuldad­es verificada­s no decorrer da competição, o coordenado­r assumiu que foram muitas. “Algumas promessas ficaram por cumprir. Contraímos dívidas. Precisamos pagar os prémios da arbitragem e deslocação das equipas. Estamos à espera que quem de direito cumpra com o prometido. Não sabemos como pagar.”

Sisinho, da Escola Guelson do Kilamba Kiaxi, foi o melhor marcador do torneio, com 17 golos em cinco partidas. Participar­am na prova 16 equipas dos diferentes distritos da cidade de Luanda, dividas em quatro séries, com crianças dos 10 e 15 anos.

Escola Suca e Reis, FC do Moiser, Jadevil e Escola do Zangado integraram a Série A, na B competiram FC Neidju do Cacuaco, ABC da Igreja Universal, Cantareira FC do Margoso e Guelson do Kilamba Kiaxi. Academia Sporting de Angola, Famosinhos do Cazenga, Escola Lote Nove do Prenda e Núcleo do Petro de Luanda no Cazenga formaram a C, ao passo que o Rodoviário do Cazenga, Escorpiões da Boa Fé, FC do Rocha Pinto e Azes da Samba ficaram inseridas na D.

A primeira fase foi todos contra todos a uma volta e as duas melhores classifica­das de casa série apuraram-se para os quartos-de-final.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola