An­go­la re­ce­be apoio da SADC

Jornal de Angola - - PARTADA - JOSINA DE CARVALHO |

A Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC) vai apoi­ar a can­di­da­tu­ra de An­go­la a mem­bro do Con­se­lho de Direitos Humanos da ONU. O anún­cio foi fei­to on­tem pe­lo mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, em Mba­ba­ne, no fi­nal da 36ª Ci­mei­ra Or­di­ná­ria dos Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da SADC, que de­cor­reu du­ran­te dois di­as na ca­pi­tal da Su­a­zi­lân­dia. De acor­do com Chi­ko­ti, a elei­ção nes­te ór­gão da mai­or or­ga­ni­za­ção mun­di­al de­ve acon­te­cer em Se­tem­bro de 2017, em Ge­ne­bra.

A Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC) vai apoi­ar a can­di­da­tu­ra de An­go­la a mem­bro do Con­se­lho de Direitos Humanos das Nações Unidas. O anún­cio foi fei­to on­tem pe­lo mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, em Mba­ba­ne, no fi­nal da 36ª Ci­mei­ra Or­di­ná­ria dos Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da SADC, que de­cor­reu du­ran­te dois di­as na ca­pi­tal do Rei­no da Su­a­zi­lân­dia.

De acor­do com Ge­or­ges Chi­ko­ti, a elei­ção nes­te ór­gão da mai­or or­ga­ni­za­ção in­ter­na­ci­o­nal de­ve acon­te­cer em Se­tem­bro do próximo ano, em Ge­ne­bra, es­tan­do na cor­ri­da ou­tros can­di­da­tos em re­pre­sen­ta­ção de di­fe­ren­tes or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais. An­go­la fez par­te do Con­se­lho de Direitos Humanos das Nações Unidas no pe­río­do de 2007-2010, ten­do si­do elei­ta com 172 vo­tos, cor­res­pon­den­tes à mai­o­ria ab­so­lu­ta dos 97 da As­sem­bleia Ge­ral das Nações Unidas. O Con­se­lho de Direitos Humanos das Nações Unidas tem co­mo prin­ci­pal fi­na­li­da­de acon­se­lhar a As­sem­bleia Ge­ral so­bre si­tu­a­ções em que os direitos humanos são vi­o­la­dos e pro­mo­ver o res­pei­to uni­ver­sal, a de­fe­sa de to­dos os direitos humanos e li­ber­da­des fun­da­men­tais, com jus­ti­ça, equi­da­de e sem dis­tin­ção. Nes­ta ci­mei­ra da SADC, An­go­la as­su­miu a vi­ce-presidência do ór­gão de Política, De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da or­ga­ni­za­ção pa­ra um man­da­to de um ano, a par­tir de 2017, subs­ti­tuin­do a Tan­zâ­nia que ago­ra se tor­nou pre­si­den­te des­te mes­mo ór­gão.

Comissão da União Afri­ca­na

A SADC tam­bém apoia a can­di­da­tu­ra da mi­nis­tra dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros e Cooperação In­ter­na­ci­o­nal do Botswa­na, Pe­lo­no­mi Ver­son Mo­toi, à presidência da Comissão da União Afri­ca­na. A elei­ção es­tá pre­vis­ta pa­ra Ja­nei­ro de 2017, em Adis Abe­ba, du­ran­te a Ci­mei­ra dos Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da União Afri­ca­na. O che­fe da di­plo­ma­cia an­go­la­na in­for­mou que os lí­de­res da re­gião re­co­men­da­ram a re­vi­são das con­tri­bui­ções dos Es­ta­dos-mem­bros e dos pro­ces­sos de paz que de­cor­rem na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, Le­so­to e Ma­da­gás­car.

No ca­so da RDC, ape­la­ram pa­ra a ne­ces­si­da­de de se res­pei­tar a Re­so­lu­ção 2.277 do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça das Nações Unidas e en­co­ra­ja­ram o Go­ver­no des­te país a par­ti­ci­par no diá­lo­go in­ter­no com ou­tros ac­to­res po­lí­ti­cos, no sen­ti­do de es­ta­be­le­ce­rem um ca­len­dá­rio pa­ra a re­a­li­za­ção das elei­ções.

So­bre o Le­so­to, Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da SADC exor­tam o Go­ver­no e a opo­si­ção a cri­a­rem con­di­ções pa­ra o re­gres­so dos ci­da­dãos que aban­do­na­ram o país e a res­pei­ta­rem o ro­tei­ro pa­ra a con­so­li­da­ção da paz. Qu­an­to ao Ma­da­gás­car, re­co­men­dam a re­con­ci­li­a­ção en­tre os par­ti­dos e lí­de­res da opo­si­ção, com vis­ta a for­ta­le­ce­rem o seu en­ten­di­men­to com o ac­tu­al go­ver­no.

Os es­ta­dis­tas ori­en­tam a re­a­li­za­ção de even­tos com par­cei­ros in­ter­na­ci­o­nais, pa­ra a mo­bi­li­za­ção de re­cur­sos pa­ra im­ple­men­ta­ção dos pro­jec­tos da or­ga­ni­za­ção, que per­mi­tem o de­sen­vol­vi­men­to e a in­dus­tri­a­li­za­ção da re­gião da Áfri­ca Aus­tral, bem co­mo pa­ra apoi­ar as ví­ti­mas da se­ca na re­gião, pro­vo­ca­da pe­lo fe­nó­me­no El Niño.

Es­te acon­te­ci­men­to dei­xou a re­gião com um dé­fi­ce de ce­re­ais de no­ve mi­lhões de to­ne­la­das, com 39,6 mi­lhões de pes­so­as vul­ne­rá­veis, que ne­ces­si­tam de as­sis­tên­cia ali­men­tar e de ou­tro ti­po de aju­da hu­ma­ni­tá­ria. Os es­ta­dis­tas apoi­a­ram a ideia do Rei da Su­a­zi­lân­dia, Mswa­ti III, de cri­ar uma uni­ver­si­da­de no seu país pa­ra aco­lher es­tu­dan­tes de to­dos os paí­ses da re­gião da SADC. O rei, que as­su­miu nes­ta ci­mei­ra a presidência da or­ga­ni­za­ção, dis­se que vai ofe­re­cer 300 va­gas, sen­do 20 pa­ra ca­da país. Al­guns Es­ta­dos-mem­bros fo­ram tam­bém en­co­ra­ja­dos a au­men­tar o nú­me­ro de mu­lhe­res em car­gos de de­ci­são e ou­tros fe­li­ci­ta­dos por te­rem al­can­ça­do ní­veis sa­tis­fa­tó­ri­os de par­ti­ci­pa­ção fe­mi­ni­na nes­tes pos­tos.

A ci­mei­ra sau­dou a Áfri­ca do Sul, por ter aco­lhi­do o Exer­cí­cio de Trei­no de Cam­po “Ama­ni Áfri­ca II, em Ou­tu­bro e Novembro do ano pas­sa­do, e os Es­ta­dos-mem­bros, co­mo An­go­la, que par­ti­ci­pa­ram e con­tri­buí­ram pa­ra a re­a­li­za­ção des­te acon­te­ci­men­to. Na ses­são de en­cer­ra­men­to, o no­vo pre­si­den­te da SADC, o Rei Mswa­ti III, rei­te­rou o seu ape­lo aos Es­ta­dos-mem­bros no sen­ti­do de en­ga­ja­rem-se na mo­bi­li­za­ção de re­cur­sos pa­ra a im­ple­men­ta­ção dos pro­jec­tos da or­ga­ni­za­ção que vão ge­rar de­sen­vol­vi­men­to na re­gião e me­lho­rar a qua­li­da­de de vi­da das su­as po­pu­la­ções. A 37ª ci­mei­ra or­di­ná­ria da SADC vai ter lu­gar na Áfri­ca do Sul e o Che­fe de Es­ta­do des­te país se­rá o próximo pre­si­den­te da or­ga­ni­za­ção.

A SADC, cri­a­da no dia 17 de Agos­to de 1992, em Windho­ek, é com­pos­ta por An­go­la, Mo­çam­bi­que, Áfri­ca do Sul, Ma­da­gás­car, Ilhas Sei­che­les, Mau­ri­tâ­nia, Su­a­zi­lân­dia, Botswa­na, Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, Ma­lawi, Tan­zâ­nia, Zâm­bia, Zim­babwe, Na­mí­bia e Le­so­to. O ob­jec­ti­vo, en­tre ou­tros, é pro­mo­ver o cres­ci­men­to e o de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co e sus­ten­tá­vel, ali­vi­ar a po­bre­za, au­men­tar a qua­li­da­de de vi­da do po­vo, pro­ver au­xí­lio aos mais des­fa­vo­re­ci­dos.

ROGÉRIO TUT| MBABANEI

Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca par­ti­ci­pou na Ci­mei­ra dos Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.