Em­pre­sas con­tra­ta­das pa­ra a re­a­bi­li­ta­ção de es­tra­das

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - JOAQUIM VICTOTINO | CASIMIRO JO­SÉ |

Qua­tro obras de re­a­bi­li­ta­ção de tro­ços da Es­tra­da Nacional 100, que li­ga Ca­bo Ledo ao Lo­bi­to, fo­ram con­sig­na­das na ter­ça­fei­ra, na lo­ca­li­da­de de Lon­ga, mu­ni­cí­pio de Por­to Am­boim, no Cu­an­za Sul, em ac­to pre­si­di­do pe­lo mi­nis­tro da Cons­tru­ção, Wal­de­mar Pi­res Ale­xan­dre.

São 253 qui­ló­me­tros de ex­ten­são, que com­pre­en­dem os tro­ços que li­gam o Ca­bo Ledo ao Rio Lon­ga, com 35 qui­ló­me­tros, Rio Lon­ga ao rio Ke­ve, com 92 qui­ló­me­tros e 700 me­tros, Rio Ke­ve à ci­da­de do Sum­be, com 47 qui­ló­me­tros e 100 me­tros, e Ga­be­la à se­de mu­ni­ci­pal da Qui­len­da, com 35 qui­ló­me­tros, na Es­tra­da Nacional 110.

O va­lor glo­bal das obras é de 167. 782, 366 mi­lhões de dó­la­res nor­te ame­ri­ca­nos, com a ge­ra­ção de 1.128 em­pre­gos di­rec­tos.

Os con­tra­tos fo­ram as­si­na­dos pe­lo di­rec­tor-ge­ral do Ins­ti­tu­to Nacional de Es­tra­das de An­go­la (INEA), An­tó­nio Re­sen­de, na con­di­ção de do­no da obra, e pe­lo di­rec­tor provincial do Cu­an­za Sul do INEA, na pre­sen­ça do ti­tu­lar da pas­ta da cons­tru­ção, do governador provincial do Cu­an­za Sul, e de re­pre­sen­tan­tes de em­prei­tei­ras chi­ne­sas.

O governador do Cu­an­za Sul, Eu­sé­bio de Bri­to, con­si­de­rou a con­sig­na­ção das em­prei­ta­das um mar­co im­por­tan­te, sa­li­en­tan­do que “o Cu­an­za Sul é a pla­ca gi­ra­tó­ria do mo­vi­men­to ro­do­viá­rio e li­ga o Nor­te ao Sul do país”. Eu­sé­bio de Bri­to de­fen­deu que a di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia no país de­pen­de tam­bém de uma re­de ro­do­viá­ria que per­mi­ta a cir­cu­la­ção de pes­so­as e bens, prin­ci­pal­men­te no que ao es­co­a­men­to de pro­du­tos dos mai­o­res cen­tros in­dus­tri­ais pa­ra o cam­po e vi­ce-ver­sa diz res­pei­to. “As es­tra­das em con­di­ções per­mi­tem uma cir­cu­la­ção flui­da, mas tam­bém en­co­ra­jam os in­ves­ti­do­res pa­ra os po­ten­ci­ais cen­tros de produção, além de fo­men­tar o tu­ris­mo nacional”, dis­se.

O governador da pro­vín­cia ape­lou às ins­ti­tui­ções com­pe­ten­tes a in­cluí­rem no pla­no de ta­re­fas pri­o­ri­tá­ri­as a re­a­bi­li­ta­ção de es­tra­das ter­ciá­ri­as, que con­si­de­rou se­rem o pul­mão pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to so­ci­al e eco­nó­mi­co das co­mu­ni­da­des.

Cir­cu­la­ção de pes­so­as e bens

O mi­nis­tro da Cons­tru­ção, Wal­de­mar Pi­res Ale­xan­dre, dis­se que a re­pa­ra­ção das es­tra­das na­ci­o­nais 100 e 120 vai ser su­por­ta­da pe­la li­nha de cré­di­to da Chi­na e en­qua­dra­se no Pla­no Ro­do­viá­rio Nacional, que de­fi­ne os pa­râ­me­tros exi­gi­dos.

“As es­tra­das na­ci­o­nais 100 e 120 jo­gam um pa­pel im­por­tan­te na ba­lan­ça eco­nó­mi­ca do país, por is­so va­mos acom­pa­nhar de per­to as obras, pa­ra que se atin­jam os re­sul­ta­dos es­pe­ra­dos”, dis­se Wal­de­mar Pi­res Ale­xan­dre.

O mi­nis­tro da Cons­tru­ção ga­ran­tiu que o pro­gra­ma de re­a­bi­li­ta­ção das es­tra­das na­ci­o­nais con­tem­pla, na sua exe­cu­ção fi­nan­cei­ra, 20 por cen­to do va­lor glo­bal pa­ra a sub-con­tra­ta­ção das em­pre­sas an­go­la­nas que fa­zem par­te das em­prei­ta­das.

“Já de­cor­re o pro­ces­so de se­lec­ção pa­ra que as em­pre­sas an­go­la­nas que de­mons­tra­rem ca­pa­ci­da­de de exe­cu­ção se­jam sub-con­tra­ta­das pe­las em­pre­sas chi­ne­sas, na ba­se de uma cláu­su­la do acor­do as­si­na­do en­tre os Go­ver­no de An­go­la e da Chi­na”, fri­sou.

Wal­de­mar Ale­xan­dre acres­cen­tou que a exe­cu­ção das em­prei­ta­das vai ser acom­pa­nha­da de fis­ca­li­za­ção, pa­ra que as obras te­nham qua­li­da­de. “Na as­si­na­tu­ra dos ac­tu­ais con­tra­tos de exe­cu­ção de obras não se de­fi­ne o tem­po de uti­li­da­de, mas va­mos ser ri­go­ro­sos na fis­ca­li­za­ção, pa­ra que as obras du­rem por mais tem­po”, dis­se o ti­tu­lar da pas­ta da Cons­tru­ção.

Ou­tro mo­men­to da ad­ju­di­ca­ção te­ve lu­gar na lo­ca­li­da­de de EvalGu­er­ra, pa­ra a con­sig­na­ção das em­prei­ta­das que vão abran­ger as pro­vín­ci­as de Ben­gue­la e do Hu­am­bo. Par­ti­ci­pa­ram no ac­to de con­sig­na­ção de em­prei­ta­das fun­ci­o­ná­ri­os su­pe­ri­o­res do Mi­nis­té­rio da Cons­tru­ção, do INEA, mem­bros do Go­ver­no Provincial do Cu­an­za Sul e da Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal de Por­to Am­boim, da Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal da Qui­len­da, au­to­ri­da­des tra­di­ci­o­nais e po­pu­la­ção.

CASIMIRO JO­SÉ

Ho­mens e má­qui­nas es­tão pron­tos pa­ra en­trar em ac­ção nas obras que vi­sam me­lho­rar as prin­ci­pais vi­as de aces­so da re­gião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.