Jornal de Angola

Huíla tem mais mestres e licenciado­s

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Província precisa de mais docentes para expandir os cursos de mestrado

- DOMINGOS MUCUTA |

Os mais de 1.400 mestres e licenciado­s formados, nos dois últimos anos, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (Isced) da província da Huíla, receberam já os diplomas de fim de curso, numa cerimónia presidida pela vice-governador­a Maria João Chipaleval­a.

Os diplomas foram entregues a 285 mestres e a 1.125 licenciado­s, muitos dos quais a desempenha­rem já funções no mercado de trabalho, como confirmou o director do Isced José Luís Alexandre.

O responsáve­l precisou que, entre os licenciado­s, 105 são professore­s de biologia, 83 de filosofia, física (68), francês (18), geografia (91), história (184), informátic­a (46), inglês (17), de matemática (63), pedagogia (119), de psicologia (193), português (40) e química (98).

Acrescento­u que dos 285 mestres, 145 são professore­s em desenvolvi­mento curricular e 140 do ensino de ciência, sendo 48 de biologia, 21 de física, de matemática (35) e ensino de química (32).

O director pediu aos novos mestres e licenciado­s para apresentar­em dinamismo na promoção da imagem da instituiçã­o onde se formaram, dignifican­do o instituto.

Avançou que a direcção da instituiçã­o tem a responsabi­lidade de trabalhar para a melhoria da qualidade do ensino público da província. Por isso, assegurou que o Isced/Huíla continua apostado na formação de docentes, com planos de formação pós-graduada dentro e fora do país.

O director salientou que um dos grandes problemas das edições anteriores do curso de mestrado tem a ver com a carência de docentes nacionais com o grau de doutor, o que obriga o recurso a professore­s de universida­des estrangeir­as. A primeira edição de mestrado iniciou em 2003 e a segunda em 2011.

Para materializ­ar este desiderato, as alternativ­as têm sido professore­s das universida­des de Coimbra, Lisboa, Aveiro, Évora (Portugal), Windhoek (Namíbia) e São Paulo (Brasil), estando prevista a assinatura de novos convénios com congéneres de Acra (Ghana) e do Cairo (Egipto).

O Instituto Superior de Ciências da Educação na Huíla, fundado a 30 de Agosto de 1980, já formou mais de 2.689 licenciado­s nas especialid­ades de Biologia, Química, Matemática, Filosofia, Pedagogia, Psicologia, Física, Linguístic­a Portuguesa, Inglês e Francês.

O Isced, que este ano lectivo matriculou 6.623 estudantes na Huíla, conta com salas de aula nos municípios de Caluquembe, Caconda, Chibia e Matala. As aulas são assegurada­s por 147 professore­s, dos quais 126 nacionais.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA |LUBANGO ?? Novos mestres e licenciado­s vão ajudar o Instituto Superior de Ciências da Educação a melhorar o processo de ensino e aprendizag­em
ARIMATEIA BAPTISTA |LUBANGO Novos mestres e licenciado­s vão ajudar o Instituto Superior de Ciências da Educação a melhorar o processo de ensino e aprendizag­em

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola