Con­se­lho ape­la ao ri­gor e à isen­ção

Ins­ti­tui­ção re­a­li­zou se­gun­da-fei­ra uma ses­são ple­ná­ria or­di­ná­ria

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

O Con­se­lho Nacional de Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al (CNCS) pe­diu aos ór­gãos de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al que se abs­te­nham de pu­bli­car in­for­ma­ções que cau­sem per­tur­ba­ções da or­dem e tran­qui­li­da­de pú­bli­ca, pâ­ni­co so­ci­al, agi­ta­ção política, ódio ra­ci­al, tri­bal e ét­ni­co e ou­tras prá­ti­cas que con­fi­gu­rem cri­mes.

O pe­di­do cons­ta de uma de­li­be­ra­ção apro­va­da, na se­gun­da-fei­ra, pe­lo Con­se­lho Nacional de Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al nu­ma ses­são ple­ná­ria or­di­ná­ria. Na de­li­be­ra­ção, en­vi­a­da on­tem à agên­cia de no­tí­ci­as An­gop, o Con­se­lho Nacional de Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al cha­ma a aten­ção dos ór­gãos de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al pa­ra pau­ta­rem o seu tra­ba­lho pe­lo res­pei­to ao ri­gor, à ob­jec­ti­vi­da­de, à isen­ção e ao con­fron­to de in­for­ma­ção.

O Con­se­lho Nacional de Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al, que dis­se res­pei­tar a ges­tão editorial de ca­da ór­gão, ma­ni­fes­tou pre­o­cu­pa­ção com a ges­tão des­pro­por­ci­o­nal na co­ber­tu­ra de fac­tos no­ti­ci­o­sos e con­gra­tu­la-se pe­la apro­va­ção na ge­ne­ra­li­da­de, pe­la As­sem­bleia Nacional, do pa­co­te le­gis­la­ti­vo re­fe­ren­te à co­mu­ni­ca­ção so­ci­al. Pa­ra o Con­se­lho Nacional de Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al, o pa­co­te le­gis­la­ti­vo so­bre a co­mu­ni­ca­ção so­ci­al vão per­mi­tir o exer­cí­cio da ac­ti­vi­da­de com mai­or res­pon­sa­bi­li­da­de e pôr co­bro a um con­jun­to de prá­ti­cas rei­te­ra­das que em na­da dig­ni­fi­cam a clas­se jor­na­lís­ti­ca.

O Con­se­lho Nacional da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al dis­se es­pe­rar que os con­teú­dos dos di­plo­mas, ago­ra em dis­cus­são na es­pe­ci­a­li­da­de, te­nham em con­ta os in­te­res­ses da clas­se jor­na­lís­ti­ca, das or­ga­ni­za­ções so­ci­o­pro­fis­si­o­nais e da so­ci­e­da­de em ge­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.