Co­mo fun­ci­o­na a au­di­ção

Jornal de Angola - - LAZER -

Au­di­ção é a per­cep­ção do som pe­lo ou­vi­do. O som é a pro­pa­ga­ção de on­das me­câ­ni­cas em mei­os ma­te­ri­ais, fa­zen­do por­tan­to da au­di­ção a per­ce­ção da vi­bra­ção. As on­das so­no­ras che­gam até o apa­re­lho au­di­ti­vo, fa­zem o tím­pa­no vi­brar que, por sua vez, faz os três os­sos da ore­lha (mar­te­lo, bi­gor­na e es­tri­bo) vi­bra­rem. As vi­bra­ções são pas­sa­das pa­ra a có­clea, on­de vi­ram im­pul­sos ner­vo­sos que são trans­mi­ti­dos ao cé­re­bro pe­lo ner­vo au­di­ti­vo. Da­do que as on­das so­no­ras nor­mal­men­te pos­su­em uma quan­ti­da­de mi­nús­cu­la de ener­gia, o ou­vi­do é ex­ce­ci­o­nal­men­te sen­sí­vel, e por­tan­to, frá­gil.

A frequên­cia de au­di­ção de um ser hu­ma­no é pa­dro­ni­za­da na fai­xa de 20 a 20.000 Hertz, mas há va­ri­a­ção na li­te­ra­tu­ra ci­en­tí­fi­ca. A ca­pa­ci­da­de de ou­vir em al­tas frequên­ci­as di­mi­nui com a ida­de, e mais acen­tu­a­da­men­te em ho­mens que em mu­lhe­res. Nos­sos ou­vi­dos tam­bém nos aju­dam a per­ce­ber o que ocor­re a nos­sa vol­ta. Além de per­ce­be­rem os sons, eles tam­bém nos dão in­for­ma­ções so­bre a po­si­ção de nos­sos cor­pos, sen­do par­ci­al­men­te res­pon­sá­veis por nos­so equi­lí­brio. O pa­vi­lhão au­di­ti­vo (ore­lha ex­ter­na) con­cen­tra e cap­ta o som pa­ra po­der­mos ou­vir os sons da na­tu­re­za, di­fe­ren­ci­ar os sons vin­dos do mar do som vin­do de um au­to­mó­vel, os sons for­tes e fra­cos, gra­ves e agu­dos.

Por pos­suir­mos du­as ore­lhas, uma de ca­da la­do da ca­be­ça, con­se­gui­mos lo­ca­li­zar a que dis­tân­cia se en­con­tra o emis­sor do som. Per­ce­be­mos a di­fe­ren­ça da che­ga­da do som nas du­as di­fe­ren­tes ore­lhas. Des­se mo­do, po­de­mos cal­cu­lar a que dis­tân­cia en­con­tra-se o emis­sor. Nos­sas ore­lhas cap­tam e con­cen­tram as vi­bra­ções do ar, ou me­lhor, as on­das so­no­ras, que pas­sam pa­ra a par­te in­ter­na do nos­so apa­re­lho au­di­ti­vo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.