Igre­ja em­pe­nha­da no re­gis­to elei­to­ral

Mi­nis­tros da Cul­tu­ra e da Jus­ti­ça e dos Direitos Humanos reu­ni­ram com lí­de­res

Jornal de Angola - - PARTADA -

Lí­de­res das pla­ta­for­mas re­li­gi­o­sas Ui­e­sa, Co­ni­ca e Ic­ca re­a­fir­ma­ram, em Lu­an­da, o seu com­pro­mis­so em apoi­ar o Exe­cu­ti­vo na mo­bi­li­za­ção dos fiéis pa­ra a ade­são à cam­pa­nha de re­gis­to elei­to­ral. Os re­li­gi­o­sos re­no­va­ram es­te com­pro­mis­so du­ran­te um en­con­tro de con­cer­ta­ção pro­mo­vi­do pe­los mi­nis­tros da Cul­tu­ra, Ca­ro­li­na Cer­quei­ra, e da Jus­ti­ça e dos Direitos Humanos, Rui Man­guei­ra. O bis­po da Ui­e­sa (União das Igre­jas do Es­pí­ri­to San­to), Ino­cên­cio de Sou­sa, ga­ran­tiu to­do o apoio.

Lí­de­res das pla­ta­for­mas re­li­gi­o­sas Ui­e­sa, Co­ni­ca e Ic­ca re­a­fir­ma­ram, em Lu­an­da, o seu com­pro­mis­so em apoi­ar o Exe­cu­ti­vo na mo­bi­li­za­ção dos fiéis pa­ra a ade­são à cam­pa­nha de re­gis­to elei­to­ral. Os res­pon­sá­veis da­que­las pla­ta­for­mas re­no­va­ram es­te com­pro­mis­so du­ran­te um en­con­tro de con­cer­ta­ção pro­mo­vi­do pe­los mi­nis­tros da Cul­tu­ra, Ca­ro­li­na Cer­quei­ra, e da Jus­ti­ça e dos Direitos Humanos, Rui Man­guei­ra.

O bis­po da Ui­e­sa (União das Igre­jas do Es­pí­ri­to San­to), Ino­cên­cio de Sou­sa, afir­mou que tem pas­sa­do a men­sa­gem aos fiéis pa­ra a ade­são ao re­gis­to elei­to­ral, por se tra­tar de um ac­to de ci­da­da­nia, pa­ci­fi­ca­ção e de mis­são das igre­jas.

Já o pre­si­den­te da Con­ven­ção Nacional de Igre­jas Cris­tãs em An­go­la (Co­ni­ca), após­to­lo Eli­as Pe­dro, in­for­mou que a sua pla­ta­for­ma tem re­a­li­za­do cul­tos nas di­ver­sas pro­vín­ci­as e tra­ba­lha pa­ra­le­la­men­te com o Es­ta­do na sen­si­bi­li­za­ção pa­ra a ade­são ao re­gis­to elei­to­ral, além de ou­tras ac­ti­vi­da­des jun­to das co­mu­ni­da­des.

A mes­ma in­for­ma­ção foi fei­ta pe­lo pre­si­den­te da Igre­ja de Co­li­ga­ção Cris­tã em An­go­la. O re­ve­ren­do An­tu­nes Hu­am­bo dis­se que, no âm­bi­to do es­pí­ri­to pa­trió­ti­co, to­do o apoio es­tá a ser da­do ao Exe­cu­ti­vo pa­ra o re­gis­to elei­to­ral que de­cor­re a ní­vel nacional.

Por seu tur­no, a mi­nis­tra da Cul­tu­ra, Ca­ro­li­na Cer­quei­ra, re­a­fir­mou que a es­ta­bi­li­da­de re­li­gi­o­sa é fun­da­men­tal, ten­do em con­ta que a uni­da­de re­li­gi­o­sa e es­pi­ri­tu­al é a ba­se pa­ra a pre­ser­va­ção da paz e da uni­da­de nacional.

Já o mi­nis­tro da Jus­ti­ça e dos Direitos Humanos, Rui Man­guei­ra, in­cen­ti­vou as con­gre­ga­ções re­li­gi­o­sas pre­sen­tes no en­con­tro a sen­si­bi­li­za­rem os seus fiéis pa­ra tra­ta­rem do bi­lhe­te de iden­ti­da­de.

Par­ti­ci­pa­ram igual­men­te no en­con­tro o se­cre­tá­rio do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca pa­ra os As­sun­tos So­ci­ais, Flá­vio Fer­nan­des, e qua­dros dos mi­nis­té­ri­os da Cul­tu­ra e da Jus­ti­ça e dos Direitos Humanos. O en­con­tro re­a­li­zou-se no âm­bi­to do pro­ces­so de aus­cul­ta­ção e acom­pa­nha­men­to aos res­pon­sá­veis de pla­ta­for­mas ecu­mé­ni­cas. Ser­viu pa­ra ava­li­ar o grau de apli­ca­ção das re­co­men­da­ções dei­xa­das aos lí­de­res no úl­ti­mo en­con­tro pro­mo­vi­do por es­tes de­par­ta­men­tos mi­nis­te­ri­ais, no âm­bi­to do acom­pa­nha­men­to do fe­nó­me­no re­li­gi­o­so.

No­ve mil elei­to­res se­rão ac­tu­a­li­za­dos nes­ta pri­mei­ra fa­se, na pro­vín­cia do Na­mi­be, re­ve­lou ho­je, quar­ta-fei­ra, o di­rec­tor provincial dos re­gis­tos, Fer­nan­do Pai­xão. Se­gun­do o res­pon­sá­vel, des­de o iní­cio do Re­gis­to Elei­to­ral a 25 de Agos­to, fo­ram ca­das­tra­dos pe­lo me­nos dois mil ci­da­dãos em to­dos os mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia, nu­ma al­tu­ra em que ape­nas fun­ci­o­nam 20 ope­ra­do­res, ten­do anun­ci­a­do o re­for­ço de bri­ga­dis­tas nos pró­xi­mos di­as.

O pro­ces­so con­ta com 173 fis­cais pro­ve­ni­en­tes de to­dos os par­ti­dos po­lí­ti­cos re­co­nhe­ci­dos pe­lo Tri­bu­nal Cons­ti­tu­ci­o­nal.In­for­mou que a lo­gís­ti­ca pa­ra os bri­ga­dis­tas e o po­li­ci­a­men­to es­tão as­se­gu­ra­dos.

O res­pon­sá­vel re­fe­riu que a cam­pa­nha exi­gi­rá de to­dos, so­bre­tu­do dos bri­ga­dis­tas (20) e agen­tes de edu­ca­ção cí­vi­ca (9), sa­cri­fí­cio, in­te­li­gên­cia e te­na­ci­da­de, ten­do em con­ta a sua im­por­tân­cia pa­ra a go­ver­na­ção do país. Pa­ra mai­or afluên­cia dos ci­da­dãos, anun­ci­ou a im­ple­men­ta­ção de uni­da­des mó­veis nos lo­cais on­de há mai­or con­cen­tra­ção po­pu­la­ci­o­nal co­mo su­per­mer­ca­dos, es­co­las su­pe­ri­o­res, mer­ca­dos, fei­ras, lar­gos e em­pre­sas pú­bli­cas e pri­va­das.

“A ní­vel da pro­vín­cia do Na­mi­be, o pro­ces­so de­cor­re a bom rit­mo. Es­ta­mos con­fi­an­tes de que te­re­mos re­sul­ta­dos ani­ma­do­res e pre­ve­mos atin­gir os ob­jec­ti­vos pre­co­ni­za­dos”, su­bli­nhou.

JO­SÉ SOARES

Po­pu­la­ção con­ti­nua a acor­rer aos pos­tos de re­gis­to ins­ta­la­dos nas ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais pa­ra actualização dos da­dos elei­to­rais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.