Re­de fer­ro­viá­ria li­ga­da à Zâm­bia e RDC

Jornal de Angola - - PARTADA - JOSINA DE CAR­VA­LHO |

Os pro­jec­tos de li­ga­ção do cor­re­dor do Lo­bi­to às re­des fer­ro­viá­ri­as da Zâm­bia e da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC) vão ser im­ple­men­ta­dos até 2020, ga­ran­tiu em Mba­ba­ne o mi­nis­tro do Pla­ne­a­men­to, Job Gra­ça, à mar­gem da Ci­mei­ra dos Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC), que en­cer­rou quar­ta-fei­ra na ca­pi­tal da Su­a­zi­lân­dia. Fo­ram igual­men­te in­se­ri­dos no pro­gra­ma da SADC o pro­jec­to trans­fron­tei­ri­ço de águas do Cu­ne­ne e a se­gun­da fa­se do pro­jec­to de águas do Lu­ban­go.

Os pro­jec­tos de li­ga­ção do cor­re­dor do Lo­bi­to às re­des fer­ro­viá­ri­as da Zâm­bia e da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC) vão ser im­ple­men­ta­dos até 2020, ga­ran­tiu em Mba­ba­ne, o mi­nis­tro do Pla­ne­a­men­to, Job Gra­ça.

Fo­ram igual­men­te in­se­ri­dos no pro­gra­ma de SADC o pro­jec­to trans­fron­tei­ri­ço de águas do Cu­ne­ne e a se­gun­da fa­se do pro­jec­to de águas do Lu­ban­go. O mi­nis­tro do Pla­ne­a­men­to dis­se que es­tes pro­jec­tos, in­se­ri­dos no Pla­no de De­sen­vol­vi­men­to de In­fra-es­tru­tu­ras da SADC, cons­tam de uma lis­ta de 397 pro­jec­tos iden­ti­fi­ca­dos pe­la or­ga­ni­za­ção, dos quais 236 fo­ram se­lec­ci­o­na­dos e ava­li­a­dos em 398 mil mi­lhões de dó­la­res.

O Con­se­lho de Mi­nis­tros da SADC, in­for­mou Job Gra­ça, con­si­de­rou que es­tes pro­jec­tos, li­ga­dos aos sec­to­res da Ener­gia, Águas, Trans­por­tes,Te­le­co­mu­ni­ca­ções,Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção e Tu­ris­mo, en­vol­vem des­pe­sas que es­tão “bas­tan­te aci­ma” dos re­cur­sos dis­po­ní­veis, ra­zão pe­la qual re­co­men­da uma in­ven­ta­ri­a­ção dos re­cur­sos dis­po­ní­veis, a ela­bo­ra­ção de um pla­no co­e­ren­te e re­a­lis­ta de pla­ne­a­men­to, com vis­ta tor­nar os pro­jec­tos atrac­ti­vos pa­ra o seu fi­nan­ci­a­men­to. Job Gra­ça dis­se que foi re­co­men­da­da ao se­cre­ta­ri­a­do exe­cu­ti­vo da or­ga­ni­za­ção à re­a­li­za­ção de uma con­fe­rên­cia de in­ves­ti­do­res pa­ra cap­ta­ção de fi­nan­ci­a­men­to pa­ra os pro­jec­tos. Job Gra­ça dis­se que o pla­no de ac­ção pa­ra a im­ple­men­ta­ção da Es­tra­té­gia de In­dus­tri­a­li­za­ção da re­gião vai ser su­jei­to à con­sul­ta dos Es­ta­dos-mem­bros nes­ta ci­mei­ra, pa­ra sua apre­ci­a­ção, an­tes de ser fi­na­li­za­do.

Job Gra­ça ex­pli­cou que de­vem ser fi­na­li­za­dos os pro­jec­tos e ser pre­pa­ra­da a con­fe­rên­cia de in­ves­ti­do­res. “Há tam­bém em pers­pec­ti­va, a cur­to pra­zo, en­tre Fe­ve­rei­ro e Mar­ço do pró­xi­mo ano, a re­a­li­za­ção de uma ci­mei­ra ex­tra­or­di­ná­ria pa­ra abor­dar o pro­ble­ma da in­dus­tri­a­li­za­ção da SADC”, dis­se Job Gra­ça, que in­te­grou a de­le­ga­ção que par­ti­ci­pou na 36ª Ci­mei­ra dos Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no que tem co­mo le­ma “Mo­bi­li­za­ção de re­cur­sos pa­ra o in­ves­ti­men­to em in­fra-es­tru­tu­ras ener­gé­ti­cas sus­ten­tá­veis, com vis­ta a uma in­dus­tri­a­li­za­ção in­clu­si­va da SADC em prol da pros­pe­ri­da­de da re­gião”.

RO­GÉ­RIO TUTI

Mi­nis­tro Job Gra­ça in­te­grou a de­le­ga­ção an­go­la­na à Ci­mei­ra dos Che­fes de Es­ta­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.