Trans­for­ma­ção em par­ti­do é con­sen­su­al

Jornal de Angola - - POLÍTICA - BER­NAR­DI­NO MANJE e AN­DRÉ DA COS­TA |

O co­or­de­na­dor da co­mis­são or­ga­ni­za­do­ra do II con­gres­so da CASACE dis­se, quar­ta-fei­ra, em Lu­an­da, ser qua­se que con­sen­su­al a trans­for­ma­ção da co­li­ga­ção em par­ti­do, du­ran­te o con­cla­ve que tem iní­cio na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra. Ma­nu­el Fer­nan­des, que fa­la­va du­ran­te uma con­fe­rên­cia de im­pren­sa que ser­viu pa­ra fa­lar so­bre os pre­pa­ra­ti­vos do con­gres­so, afir­mou que, até ao mo­men­to, ape­nas um dos par­ti­dos co­li­ga­dos à CA­SA-CE, o PADDAAP, é con­tra a trans­for­ma­ção da co­li­ga­ção em par­ti­do.

“É con­sen­su­al! A CA­SA-CE tem qua­tro par­ti­dos po­lí­ti­cos e, com ex­cep­ção de um, to­dos con­cor­dam que te­mos que avan­çar com es­te pro­ces­so”, dis­se Ma­nu­el Fer­nan­des, pa­ra quem, ape­sar des­sa di­ver­gên­cia, to­das as ten­dên­ci­as es­tão uni­das em tor­no do pro­jec­to. “Mes­mo o par­ti­do po­lí­ti­co que diz que não con­cor­da com a trans­for­ma­ção, vai ao con­gres­so. É cla­ro que o prin­cí­pio de­mo­crá­ti­co é que vai di­tar as de­ci­sões”, su­bli­nhou.

A co­mis­são po­lí­ti­ca na­ci­o­nal do PADDA-AP es­te­ve reu­ni­da em Abril des­te ano, pa­ra, en­tre ou­tros as­sun­tos, ava­li­ar a per­ti­nên­cia ou não da trans­for­ma­ção da CA­SA-CE em par­ti­do po­lí­ti­co e con­cluiu que es­te pas­so não é opor­tu­no. Na oca­sião, o pre­si­den­te do PADDA-AP dis­se ao Jor­nal de An­go­la que a trans­for­ma­ção da CA­SA-CE em par­ti­do po­lí­ti­co traz mais pre­juí­zos do que be­ne­fí­ci­os à co­li­ga­ção, a jul­gar pe­lo su­ces­so al­can­ça­do, co­mo a ban­dei­ra, o bom no­me e ou­tras con­quis­tas.

“O par­ti­do que vi­es­se a ser cri­a­do de­pois da trans­for­ma­ção da CA­SA-CE não po­de­ria her­dar os bens con­quis­ta­dos pe­la co­li­ga­ção”, aler­tou Ale­xan­dre Se­bas­tião An­dré, acres­cen­tan­do que o PADDA en­ten­de que se es­tá a de­frau­dar o elei­to­ra­do da CA­SA-CE, a jul­gar pe­las pers­pec­ti­vas e es­pe­ran­ças que têm de a co­li­ga­ção po­der ser uma al­ter­nân­cia go­ver­na­ti­va em 2017. No en­tan­to, Ma­nu­el Fer­nan­des mi­ni­mi­za a pre­o­cu­pa­ção do PADDA, afir­man­do que ape­nas o su­fi­xo CE cai­ria da for­ma­ção po­lí­ti­ca, per­ma­ne­cen­do a de­sig­na­ção CA­SA.

Além da trans­for­ma­ção da CA­SA-CE em par­ti­do po­lí­ti­co, o con­gres­so, com a du­ra­ção de três di­as, pre­vê igual­men­te a re­vi­são dos es­ta­tu­tos, a ela­bo­ra­ção da es­tra­té­gia pa­ra as elei­ções ge­rais do pró­xi­mo ano e a elei­ção de uma no­va di­rec­ção. Ma­nu­el Fer­nan­des, que tam­bém é um dos vi­ce-pre­si­den­tes da co­li­ga­ção, re­al­çou que a elei­ção da no­va di­rec­ção da CA­SA acon­te­ce lo­go no pri­mei­ro dia do con­gres­so.

Só de­pois da elei­ção e di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos, se en­tra pa­ra a dis­cus­são dos te­mas em agen­da. Pa­ra a li­de­ran­ça do fu­tu­ro par­ti­do, con­cor­rem três can­di­da­tos, no­me­a­da­men­te o pre­si­den­te ces­san­te, Abel Chi­vu­ku­vu­ku, Car­los Pin­to e João Ka­lu­pe­te­ka. Os três can­di­da­tos par­ti­ci­pa­ram, ter­ça-fei­ra, no pro­gra­ma “De­ba­te Li­vre” da Tv Zim­bo, on­de apre­sen­ta­ram as su­as li­nhas de for­ça.

Se­gu­ran­ça ga­ran­ti­da

O co­or­de­na­dor da co­mis­são or­ga­ni­za­do­ra do II Con­gres­so Ordinário da CA­SA-CE so­li­ci­tou ter­ça­fei­ra ao se­gun­do co­man­dan­te-ge­ral da Po­lí­cia Na­ci­o­nal, co­mis­sá­ri­o­che­fe Sal­va­dor Ro­dri­gues, o re­for­ço da se­gu­ran­ça du­ran­te a re­a­li­za­ção do con­cla­ve.

Ma­nu­el Fer­nan­des en­ca­be­çou uma de­le­ga­ção da CA­SA-CE que se reu­niu com o se­gun­do co­man­dan­te-ge­ral da Po­lí­cia Na­ci­o­nal, pa­ra abor­dar ques­tões re­la­ci­o­na­das com a se­gu­ran­ça du­ran­te o even­to.

O co­mis­sá­rio che­fe Sal­va­dor Ro­dri­gues, afir­mou que vão ser cri­a­das, com o Co­man­do Pro­vin­ci­al de Lu­an­da, to­das as con­di­ções de se­gu­ran­ça du­ran­te o con­cla­ve. “A Po­lí­cia ga­ran­te a se­gu­ran­ça du­ran­te o per­cur­so até ao lo­cal do Con­gres­so, in­cluin­do os lo­cais e ac­ções a de­sen­vol­ver”, dis­se.

O II con­gres­so da CA­SA-CE vai de­cor­rer sob o le­ma “Uma An­go­la pa­ra to­dos” e ne­le de­vem par­ti­ci­par mais de 800 de­le­ga­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.