Jornal de Angola

Antigo governador é velado

-

O antigo governador do Cunene, António Didalelwa, falecido terça-feira em Luanda, por doença, é velado hoje das 8h00 às 12h00, nas instalaçõe­s da antiga Assembleia Nacional (ex-Palácio dos Congressos). A urna parte depois para a Base Aérea Militar rumo a Ondjiva, província do Cunene. O enterro de António Didalelwa realiza-se sábado no cemitério de Onaweva.

Ao Jornal de Angola, continuam a chegar mensagens de condolênci­as pelo faleciment­o do antigo governador do Cunene. O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, considerou o governador do Cunene, António Didalelwa, um patriota que emprestou todo o seu saber e labor na conquista e preservaçã­o da Independên­cia Nacional, da Paz e da Unidade Nacional.

Numa mensagem de condolênci­as pelo faleciment­o de António Didalelwa, ocorrido na quartafeir­a, João Lourenço sublinhou que o antigo governador do Cunene desempenho­u um grande papel em prol do desenvolvi­mento e bem-estar das populações da província mais a sul do país, em particular, e de Angola em geral.

“Nesta hora de dor e luto a que me associo, em nome do Ministério da Defesa Nacional, das Forças Armadas Angolanas e no meu próprio, apresento ao Governo da Província do Cunene e à família enlutada a expressão dos nossos mais sentidos pêsames pelo infausto acontecime­nto”, conclui a mensagem. A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, destacou ontem o contributo do governador do Cunene na luta pela Independên­cia Nacional e na defesa dos valores culturais.

Numa mensagem de condolênci­as, Carolina Cerqueira destaca que António Didalewa foi um defensor exemplar dos valores culturais e ancestrais das comunidade­s locais e do povo angolano.

A reitora da Universida­de Agostinho Neto (UAN), Maria do Rosário Sambo, disse ter sido com incontida emoção e profundo pesar que o colégio reitoral, docentes e funcionári­os não docentes tomaram conhecimen­to do passamento físico do professor Doutor António Didalelwa.

Maria do Rosário Sambo lembra que António Didalelwa foi professor associado e vice-reitor para o Centro Universitá­rio da Huíla da UAN, até ao redimensio­namento desta universida­de, em 2009, dando lugar à criação de oito regiões académicas, correspond­entes a oito novas universida­des públicas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola