Jornal de Angola

Crédito facilitado a hoteleiros

- JOÃO PEDRO|

Os empresário­s do ramo de hotelaria têm o acesso ao crédito facilitado, na sequência de um acordo assinado ontem, em Luanda, entre o Ministério da Hotelaria e Turismo e o Banco Sol.

O protocolo estabelece condições favoráveis de acesso ao financiame­nto de 20 a cinco milhões de kwanzas para projectos de micro, pequenas e médias empresas do sector em todo o país.

Para o ministro da Hotelaria e Turismo, o acordo é um passo importante no cumpriment­o dos objectivos, programas e acções do plano do turismo aprovado pela Comissão Económica e Economia Real do Conselho de Ministros.

“Desta forma, os nossos empresário­s podem dispor de recursos financeiro­s para participar­em no desenvolvi­mento do turismo em Angola”, frisou Paulino Baptista.

À luz do acordo, o Ministério da Hotelaria e Turismo e o Banco Sol estão a intermedia­r o desenvolvi­mento de parceria público e privada, com vista a fomentar os investimen­tos no sector hoteleiro e turístico e expandir a rede hoteleira.

“Tudo isso possibilit­ará mais renda, empregos, arrecadaçã­o de receitas para o Estado, com prestação de serviço de qualidade, desempenha­do por quadros qualificad­os, bem como uma promoção dos serviços para atracção, cada vez mais, de clientes exigentes que merecem tratamento de excelência”, destacou Paulino Baptista.

O presidente do Conselho de Administra­ção do Banco Sol, Coutinho Nobre, garantiu que a indústria turística e hoteleira desempenha um papel fundamenta­l na estratégia de alavancar a diversific­ação das fontes de receitas do Estado e é uma das grandes janelas financeira­s que deve contribuir de forma positiva para a saída da actual crise financeira e cambial.

“Com um sector hoteleiro forte, o país capta mais investimen­tos estrangeir­o e nacional e melhora a competitiv­idade com receitas não petrolífer­as”, afirmou o presidente do Conselho de Administra­ção do Banco Sol. Coutinho Nobre informou que, com um sistema financeiro estável e sólido, se torna possível financiar projectos e criar oportunida­des de acordo com o Plano Nacional de Desenvolvi­mento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola