Jornal de Angola

Último adeus a Leonel Libório

CEMITÉRIO DO BENFICA

- FULA MARTINS |

O corpo do jornalista desportivo Leonel Libório, falecido terçafeira em Luanda, vítima de doença, aos 55 anos, repousa desde ontem no Cemitério do Benfica, onde foi recordado, no elogio fúnebre lido pelo director do Jornal dos Desportos, como um profission­al competente e um exemplo de trabalhado­r dedicado.

Matias Adriano afirmou, num ambiente de grande consternaç­ão, que a classe jornalísti­ca fica fragilizad­a, por profission­ais da grandeza de Leonel Libório, o “Man Libas” para os mais chegados, serem escassos “no momento em que a concorrênc­ia exige de nós que façamos mais e melhor.”

O director do Jornal dos Desportos, um dos títulos da Edições Novembro, lembrou que o malogrado jornalista foi “um homem de trato fácil, amigo dos seus amigos e um profission­al competente e zeloso.”

Nos últimos anos da sua vida, Leonel Libório trabalhou como colaborado­r permanente do Jornal dos Desportos e, nesta condição, publicou, com regularida­de, matérias ligadas ao quotidiano do desporto nacional.

Matias Adriano recordou que, mesmo doente, Leonel Libório manteve viva a sua coluna, na qual escrevia sobre vários temas relacionad­os com a vida desportiva do país. Matias Adriano lembrou ainda que, na qualidade de director do Jornal dos Desportos, partilhou com Leonel Libório, durante muito tempo, a rubrica “A duas mãos”, tendo, nos últimos dias, em função de alguns acertos internos, Leonel Libório passado a fazer parelha com outro jornalista.

Leonel Eduardo da Cunha Libório nasceu a 6 de Agosto de 1961, no município de Samba Caju, província do Cuanza Norte, e começou a sua carreira jornalísti­ca na Rádio Nacional de Angola, tendo-se transferid­o, em 1981, para a Edições Novembro, onde assumiu funções de responsabi­lidade, como a de delegado nas províncias da Huíla e do Cunene.

Terminada a missão, regressou a Luanda, fixando-se na área desportiva do Jornal de Angola, do qual se desvinculo­u para abraçar outros desafios, tendo chegado a director do jornal “O Independen­te”. Em 2008, regressou à empresa Edições Novembro, proprietár­ia do Jornal de Angola, do Jornal Cultura, do Jornal dos Desportos e do Jornal de Economia & Finanças, fixando-se no Jornal dos Desportos como colaborado­r permanente até ao dia da sua morte.

 ?? EDUARDO PEDRO ?? O director do Jornal dos Desportos destacou as qualidades de Leonel Libório como pessoa e como profission­al quando lia o elogio fúnebre
EDUARDO PEDRO O director do Jornal dos Desportos destacou as qualidades de Leonel Libório como pessoa e como profission­al quando lia o elogio fúnebre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola