Eli­sal de­sa­pon­ta­da por fal­ta de ci­vis­mo em al­gu­mas áre­as

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A Em­pre­sa de Lim­pe­za e Sa­ne­a­men­to de Lu­an­da (Eli­sal) en­con­tra di­a­ri­a­men­te di­fi­cul­da­des na re­co­lha de li­xo no mu­ni­cí­pio do Cazenga, por em al­gu­mas áre­as os re­sí­du­os só­li­dos es­ta­rem a ser co­lo­ca­dos em mo­ra­di­as aban­do­na­das.

A in­for­ma­ção foi, on­tem, di­vul­ga­da pe­lo di­rec­tor dos Ser­vi­ços Co­mu­ni­tá­ri­os do Cazenga, Car­los Almeida, que dis­se es­tar a ser fei­to um le­van­ta­men­to em to­do o mu­ni­cí­pio pa­ra a iden­ti­fi­ca­ção de mo­ra­di­as aban­do­na­das, su­ca­tas e be­cos on­de a po­pu­la­ção co­lo­ca li­xo.

Car­los Almeida ad­mi­tiu a pos­si­bi­li­da­de de nas zo­nas de di­fí­cil aces­so se­rem de­mo­li­dos, par­ci­al­men­te, mais quin­tais, um tra­ba­lho que é fei­to há al­gum tem­po, pa­ra per­mi­tir a re­ti­ra­da do li­xo ali de­po­si­ta­do. Na zo­na do cha­ma­do “Se­te e Meio”, por exem­plo, fo­ram de­mo­li­dos quin­tais de mo­ra­di­as em es­ta­do de abandono de­vi­do à quan­ti­da­de de li­xo que lá se en­con­tra­va.

Na zo­na 17, acres­cen­tou, ain­da não es­tão iden­ti­fi­ca­dos os quin­tais aban­do­na­dos, mas o tra­ba­lho vai ser exe­cu­ta­do nos pró­xi­mos di­as. Car­los Almeida re­co­nhe­ceu que em al­guns bair­ros o aces­so es­tá com­pro­me­ti­do, mas a re­a­li­da­de não po­de ser mo­ti­vo pa­ra o de­pó­si­to, por mo­ra­do­res, de li­xo em ha­bi­ta­ções em es­ta­do de abandono.

“Exis­tem trac­to­res que fa­zem a re­co­lha por­ta-a-por­ta, daí não ha­ver ne­ces­si­da­de pa­ra as pes­so­as co­lo­ca­rem li­xo em pon­tos não au­to­ri­za­dos”, dis­se Car­los Almeida, que ape­lou à po­pu­la­ção pa­ra aju­dar a ad­mi­nis­tra­ção lo­cal na lo­ca­li­za­ção de mo­ra­di­as com li­xo, prin­ci­pal­men­te nas áre­as de di­fí­cil aces­so.

O Cazenga, um dos se­te mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia de Lu­an­da, é in­te­gra­do pe­las co­mu­nas do Ho­ji-yaHen­da, Cazenga e de Ta­la Ha­di.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.