He­avy C can­ta te­mas iné­di­tos

DU­AS DÉ­CA­DAS DE CAR­REI­RA EM CON­CER­TO Can­tor di­vi­de o pal­co com Ca­la­be­to e Pau­lo Ma­to­mi­na

Jornal de Angola - - CULTURA - RO­QUE SIL­VA |

He­avy C apre­sen­ta, ho­je às 20 ho­ras, na Ca­sa 70, em Lu­an­da, te­mas iné­di­tos que vão cons­tar no re­per­tó­rio do seu pró­xi­mo dis­co a so­lo, du­ran­te o se­gun­do de qua­tro con­cer­tos pa­ra ce­le­brar 20 anos de car­rei­ra.

As can­ções no­vas que o mú­si­co e pro­du­tor se pro­põe in­ter­pre­tar, e que es­tão no ali­nha­men­to do dé­ci­mo CD in­di­vi­du­al e XII em co­la­bo­ra­ção com ou­tros ar­tis­tas, são nos gé­ne­ros sem­ba e zouk.

O ar­tis­ta não re­ve­lou os tí­tu­los dos no­vos te­mas a se­rem apre­sen­ta­dos e do CD, mas adi­an­tou que tem pre­vi­são de lan­çar em No­vem­bro .

O con­cer­to tem a du­ra­ção de du­as ho­ras. He­avy C in­ter­pre­ta­rá 24 te­mas da sua dis­co­gra­fia, mar­ca­da pe­la di­ver­si­da­de de gé­ne­ros co­mo sem­ba, zouk, afro-jazz, soul mu­sic, r&b e rap.

Te­mas de su­ces­so de ou­tros ar­tis­tas na­ci­o­nais, com des­ta­que pa­ra An­dré Min­gas, e pas­sa­gem de al­gu­mas can­ções que pro­du­ziu, en­tre elas “Tu vi­ves em mim”, de Ku­e­no Ai­on­da, tam­bém cons­tam do ali­nha­men­to do es­pec­tá­cu­lo cu­ja par­te mu­si­cal é as­se­gu­ra­da pe­lo con­jun­to Da Ban­da.

Ca­la­be­to e Pau­lo Ma­to­mi­na são os ar­tis­tas con­vi­da­dos por He­avy que vai apro­vei­tar o con­cer­to pa­ra apre­sen­tar um no­vo ta­len­to.

A ce­le­bra­ção dos 20 anos de car­rei­ra de He­avy C tem ain­da agen­da­dos ou­tros dois con­cer­tos a re­a­li­zar em Lu­an­da. O mú­si­co é a atrac­ção prin­ci­pal do pró­xi­mo es­pec­tá­cu­lo do pro­jec­to “Jazz­ment”, a ser re­a­li­za­do na pró­xi­ma quar­ta-fei­ra, no es­pa­ço Mo­ments, e no dia 15 de Ou­tu­bro, na Liga Afri­ca­na.

Mú­si­co in­cluiu no ali­men­to dos con­cer­tos na Ca­sa 70 can­ções ine­di­tas do seu pró­xi­mo ál­bum

He­avy C deu os pri­mei­ros pas­sos pa­ra a car­rei­ra co­mo ar­tis­ta em 1993, em Ben­gue­la, mais só gra­vou três anos mais tar­de a sua pri­mei­ra mú­si­ca com o gru­po de rap NSPJ e, de­pois, no pro­jec­to de rap de­no­mi­na­do Abs­trac­to. For­mou em 2000 o du­e­to Only D, com a can­to­ra Fran­ça, com a qual pu­bli­cou o dis­co “Che­ga­mos”.

O CD va­leu-lhe os pré­mi­os de Voz e Dis­co Re­ve­la­ção, no Top Rá­dio Lu­an­da do mes­mo ano.

He­avy C cri­ou, dois anos de­pois, a pro­du­to­ra Bué d’Be­ats, res­pon­sá­vel pe­la pro­du­ção e co-pro­du­ção de al­guns dis­cos de su­ces­so de mú­si­cos co­mo Yo­la Semedo, Ma­ti­as Da­má­sio, Ary, Pé­ro­la, Yo­la Araú­jo, Dog Mur­ras, Army Squad, Ed­má­zia, Ma­ri­ta Vé­nus e Ne­gro Bué. O com­po­si­tor e pro­du­tor tem pu­bli­ca­dos os dis­cos a so­lo “Cus­tou”, em 2002, “Bem na ho­ra” e “P’ra Aca­bar” (2004), “Ain­da não” (2006), “Não lar­go o amor” (2007), “Zouk” e “Lo­ve” (2011) e “Zouk” e “Lo­ve” (2013), es­te úl­ti­mo com a par­ti­ci­pa­ção de Jor­ge Ara­gão, D’Black e Sor­ri­so Ma­ro­to. He­avy C pro­du­ziu ain­da a co­lec­tâ­nea “Bué de Be­ats”, em 2010, um CD com oi­to te­mas da sua au­to­ria e ou­tros de Pé­ro­la, Ary, Moha­med, Ivet­te Ga­li­a­no, Car­men Guer­rei­ro, Sa­ris­sa­ri, mem­bros da pro­du­to­ra, o ca­bo-ver­di­a­no Gra­ce Évo­ra e o ku­du­ris­ta Ga­me Wa­la.

Cris­to apre­sen­ta nes­te do­min­go, a par­tir das 8 ho­ras, na Pra­ça da In­de­pen­dên­cia, em Lu­an­da, o se­gun­do dis­co de car­rei­ra in­ti­tu­la­do “Pa­la­vras”, du­ran­te uma ses­são de ven­da e as­si­na­tu­ra de au­tó­gra­fo, oi­to anos de­pois do lançamento do ál­bum “As­tro da mi­nha vi­da”.

O mú­si­co dis­se on­tem ao Jor­nal de An­go­la que es­ta é mais uma opor­tu­ni­da­de de po­der mos­trar o seu po­ten­ci­al ar­tís­ti­co, num dis­co que já de­ve­ria es­tar à ven­da em 2015, mas por ques­tões fi­nan­cei­ras só ago­ra es­tá dis­po­ní­vel ao pú­bli­co.

O mú­si­co de­ci­diu pro­du­zir um dis­co acús­ti­co, por exis­tir um mer­ca­do ar­tís­ti­co mui­to exi­gen­te. Cons­ci­en­te do gran­de su­ces­so al­can­ça­do com o dis­co “As­tro da mi­nha vi­da”, no mer­ca­do na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal, Cris­to con­fes­sou ter uma “ta­re­fa es­pi­nho­sa” pa­ra con­ven­cer o pú­bli­co com o no­vo dis­co.

Nem mes­mo es­se por­me­nor, dis­se, tem ti­ra­do o so­no ao fi­na­lis­ta do Top dos Mais Qu­e­ri­dos de 2008, com o te­ma “Nga­xi”. “Sei que te­nho a res­pon­sa­bi­li­da­de de co­lo­car no mer­ca­do um ál­bum com al­gu­ma qua­li­da­de pa­ra não de­frau­dar as ex­pec­ta­ti­vas dos meus ad­mi­ra­do­res”, ga­ran­te Cris­to.

Ao lon­go des­ses anos, ex­pli­cou, não es­te­ve pa­ra­do por­que tem fei­to vá­ri­as com­po­si­ções e tam­bém par­ti­ci­pa­do em tra­ba­lhos de ou­tros co­le­gas. “Fe­liz­men­te, a mi­nha car­rei­ra con­ti­nua fir­me e ac­ti­va. Te­nho re­a­li­za­do vá­ri­os con­cer­tos no país e no es­tran­gei­ro, o que pro­va a po­pu­la­ri­da­de e ca­ri­nho que re­ce­bo dos meus ad­mi­ra­do­res”, fri­sou.

No ano pas­sa­do, Cris­to pro­mo­veu te­mas do no­vo dis­co, com des­ta­que pa­ra “Não me cul­pe”, on­de fez du­e­to com a can­to­ra Yo­la Semedo, “Meu Bair­ro” e “Mu­lher”.

O mú­si­co dis­se que nos te­mas do no­vo dis­co, no es­ti­lo ki­zom­ba e sem­ba, pres­ta ho­me­na­gem a to­das as mulheres an­go­la­nas e apre­sen­ta “um re­tra­to crí­ti­co so­bre o quo­ti­di­a­no lu­an­den­se”.

O dis­co, com 13 te­mas can­ta­dos em por­tu­guês, to­dos de sua au­to­ria, foi pro­du­zi­do em Lu­an­da e Por­tu­gal, en­quan­to a edi­ção fi­nal foi fei­ta na Áfri­ca do Sul. Tem co­mo pro­du­tor exe­cu­ti­vo o mú­si­co Li­von­gui e tam­bém a par­ti­ci­pa­ção dos pro­du­to­res Je­o­vany, Kin­ti­no e Jer­ry Char­bo­ni­er.

Cris­to nas­ceu em Lu­an­da, no dia 25 de De­zem­bro de 1980, ra­zão pe­la qual os seus pro­ge­ni­to­res o re­gis­ta­ram com o no­me de Cris­to, ten­do co­me­ça­do a sua car­rei­ra no rap, nos anos 90, do sé­cu­lo XX, no gru­po “Fi­lhos da Ala Es­te”.

O mú­si­co ten­ci­o­na fa­zer uma di­gres­são pe­lo país pa­ra pro­mo­ver o dis­co. Ele é au­tor de su­ces­sos co­mo “Nga­xi”, “Ta Sair Bem”, “Tram­bi­quei­ra” e “As­tro da Mi­nha Vi­da”, “Lá na mi­nha ban­da” e “De bem com a vi­da”.

DOMBELE BER­NAR­DO

VIGAS DA PU­RI­FI­CA­ÇÃO

Se­gun­do dis­co do can­tor é lan­ça­do do­min­go

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.