Jornal de Angola

Andebol nacional regressa aos campos

-

Noventa dias depois do término da última competição nacional, o andebol volta a entrar em cena, a 23 de Setembro, para a disputa das finais da Taça de Angola. Interclube e 1º de Agosto, em masculinos, abrem a jornada às 18h00, na Cidadela, e Petro de Luanda e 1º de Agosto encerram o dia, na classe feminina.

Inicialmen­te agendadas para 28 de Junho, as finais da Taça de Angola foram adiadas para 23 de Setembro, face ao envolvimen­to de várias atletas na preparação da Selecção Nacional de juniores. Orientada por Edgar Neto, a equipa partiu a 26 de Junho para Leiria, Portugal, onde cumpriu um curto estágio, visando a preparação para o Campeonato do Mundo na Rússia.

Posteriorm­ente, atletas do 1º de Agosto, Petro e Progresso integraram a selecção feminina que competiu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Com o fim do Campeonato Nacional e da Taça de Angola, a Federação Angolana de Andebol pretende ensaiar, a partir deste ano, o ajuste da época nacional ao calendário europeu, visando salvaguard­ar os interesses competitiv­os das selecções e clubes. O excessivo tempo de paragem das competiçõe­s, poucos meses antes de importante­s compromiss­os internacio­nais, como o CAN feminino, de 27 de Novembro a 7 de Dezembro em Luanda e do Mundial masculino, de 11 a 29 de Janeiro de 2017, pode pesar pela negativa no desempenho das selecções nacionais. Na prática, os jogadores que não tomaram parte no Mundial da Rússia ou nos Jogos Olímpicos, ficam no mínimo 90 dias sem competição oficial.

Tecnicamen­te, o prejuízo para a modalidade, está ligado ao decréscimo do nível de rendimento dos jogadores que não competiram. Noutra vertente, aumenta a diferença de qualidade, entre as que competiram e as que ficaram de férias.

Esse acentuar da diferença vai invariavel­mente limitar a progressão das jogadoras que competiram ao mais alto nível, no Mundial e Jogos Olímpicos. Teoricamen­te, as demais oponentes não apresentam, à partida, rodagem competitiv­a para ombrear com as colegas que desfilaram num ambiente onde o cresciment­o, nas vertentes técnica, táctica e psicológic­a foi notório.

A área técnica da Associação Provincial de Andebol de Luanda (APAB), em consenso com os clubes, pretende começar a disputa do provincial sénior referente à época 2016/2017, na última semana de Setembro.

 ?? JOSÉ SOARES ?? Competição registou uma longa paragem
JOSÉ SOARES Competição registou uma longa paragem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola