Jornal de Angola

Equipa da África do Sul recebe hoje a Mauritânia

- ANTÓNIO DE BRITO |

A África do Sul recebe a Mauritânia hoje às 18h00 no Estádio Mbombela, na cidade de Nelspruit, em jogo referente à sexta e última jornada do Grupo M de Apuramento para a Taça de África das Nações (CAN), a ter lugar no próximo ano, no Gabão.

Com seis pontos, os Bafana Bafana mesmo que vençam não têm hipóteses de serem um dos dois melhores segundos classifica­dos, porque vão chegar apenas aos nove pontos.

Os sul-africanos às ordens de Shakes Mashaba falham a quinta presença na competição, depois da conquista do título inédito em 1996 em casa, e a disputa das edições de 1998 (Burkina Faso), 2000 (Nigéria/Gana) e 2013 (África do Sul). Apesar das dificuldad­es a encontrar no reduto do adversário, os mauritania­nos pretendem contrariar ao máximo o favoritism­o dos sul-africanos, visto que a vitória os coloca com dez pontos na classifica­ção e expectante­s no apuramento. Espera-se um jogo intenso e de resultado imprevisív­el.

No outro jogo da série, Camarões e Gâmbia defrontam-se amanhã às 15h30, no Estádio Birkama. Os Leões Indomáveis, já qualificad­os, cumprem apenas calendário, mas querem fechar a campanha com um triunfo sobre os gambianos e totalizar 14 pontos na liderança do grupo. Os visitantes são os últimos, com dois pontos.

Com o Egipto já apurado, Nigéria e Tanzânia disputam amanhã, a segunda posição do Grupo G, às 17h00 em Abuja. Nigerianos e tanzaniano­s desperdiça­ram durante o torneio a possibilid­ade de figurar entre as 16 melhores selecções africanas na prova, por isso o jogo promete ser renhido e de desfecho imprevisív­el. O Egipto, líder da série com dez pontos, folga por força de calendário, seguido da Nigéria, com dois, e Tanzânia, um.

Tunísia e Libéria capitaliza­m no domingo as atenções do Grupo A, já que ambas as selecções partilham a liderança, com dez pontos. Com oito pontos, o Togo tem um jogo aparenteme­nte fácil em casa, frente ao Djibuti, último classifica­do, sem pontuar. Os togoleses aguardam por um deslize dos líderes para garantirem a passagem.

Entre os países de expressão portuguesa, a Guiné Bissau é o único concorrent­e que garantiu o apuramento directo para a competição, depois da eliminação de Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

No Grupo E, os guineenses somam dez e podem chegar aos 13 pontos, números que confirmam o seu bom desempenho.

No Domingo, a Guiné Bissau joga diante do Congo Brazzavill­e, ao passo que a Zâmbia recebe o Quénia. O Congo Brazzavill­e e a Zâmbia, sem quaisquer hipóteses de qualificaç­ão, estão com seis pontos cada. O Quénia é último, quatro.

A selecção de Cabo Verde sonha ainda com a presença no CAN do Gabão. Os Tubarões Azuis são obrigados a vencer amanhã diante Líbia, na Cidade da Praia, para o fecho do Grupo F.

Para a mesma série, Marrocos defronta São Tomé e Príncipe. Os marroquino­s comandam com 15 pontos, seguidos dos cabo-verdianos (nove), Líbia (quatro) e São Tomé e Príncipe (três).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola