Oba­ma é edi­tor da re­vis­ta “Wi­red”

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O Pre­si­den­te Ba­rack Oba­ma pre­pa­ra-se pa­ra dei­xar a Ca­sa Bran­ca e já tem um no­vo tra­ba­lho em agen­da. Em vés­pe­ras das elei­ções pre­si­den­ci­ais nor­te-ame­ri­ca­nas, o ain­da Pre­si­den­te dos EUA vai ser o no­vo edi­tor-che­fe da re­vis­ta “Wi­red”, es­pe­ci­a­li­za­da em tec­no­lo­gia. Oba­ma vai pas­sar o mês de Ou­tu­bro a pre­pa­rar a edi­ção de No­vem­bro.

Es­ta se­rá a pri­mei­ra vez que um Pre­si­den­te as­su­me fun­ções de edi­tor nes­ta ou em qual­quer ou­tra re­vis­ta, fac­to que a di­rec­ção da “Wi­red” fez ques­tão de su­bli­nhar, an­tes de ex­pli­car quais os objectivos de­fi­ni­dos por Oba­ma.

“É a pri­mei­ra vez que um Pre­si­den­te as­su­me fun­ções de edi­tor con­vi­da­do na ‘Wi­red’. Tal co­mo nós, o 44º Pre­si­den­te dos EUA é um op­ti­mis­ta. Ele quer fo­car-se no fu­tu­ro nos obs­tá­cu­los que a hu­ma­ni­da­de te­rá de ul­tra­pas­sar pa­ra se­guir em fren­te”, lê-se no co­mu­ni­ca­do ofi­ci­al on­tem di­vul­ga­do pe­la re­vis­ta.

Pre­pa­ra­do pa­ra ex­plo­rar as “pos­si­bi­li­da­des das fron­tei­ras” e tra­ba­lhar as po­ten­ci­a­li­da­des das tec­no­lo­gi­as de in­for­ma­ção na li­de­ran­ça po­lí­ti­ca, Oba­ma vai adop­tar co­mo fo­co de tra­ba­lho ques­tões li­ga­das às “fron­tei­ras na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais”, “ci­ber­se­gu­ran­ça”, ou ain­da “in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­ci­al”.

A edi­ção de No­vem­bro da re­vis­ta es­tá dis­po­ní­vel nas ban­cas a par­tir de 25 de Ou­tu­bro e de­cor­re à mar­gem de uma “con­fe­rên­cia de fron­tei­ras”, Pre­si­den­te dos EUA Ba­rack Oba­ma que vai con­tar com a pre­sen­ça do Pre­si­den­te dos EUA. O even­to de­cor­re em Pitts­burgh, a 13 de Ou­tu­bro.

Com as elei­ções pre­si­den­ci­ais nor­te-ame­ri­ca­nas agen­da­das pa­ra 8 de No­vem­bro, es­te po­de ser um dos úl­ti­mos tra­ba­lhos en­quan­to Pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos. De­pois de oi­to anos no po­der, Oba­ma aban­do­na a Ca­sa Bran­ca a 27 de Ja­nei­ro de 2017, aos 55 anos. Pre­ser­var a na­tu­re­za vai aju­dar o mun­do a adap­tar-se ao au­men­to das tem­pe­ra­tu­ras, dis­se o Pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos, Ba­rack Oba­ma, na quar­ta-fei­ra, iní­cio de um pé­ri­plo de dez di­as du­ran­te a qual pre­ten­de en­fa­ti­zar a ur­gên­cia de tra­var as mu­dan­ças cli­má­ti­cas e par­ti­ci­par na Ci­mei­ra do G20 na Chi­na.

“Ne­nhu­ma na­ção, nem mes­mo uma tão po­de­ro­sa quan­to os Es­ta­dos Uni­dos, es­tá imu­ne a um cli­ma em trans­for­ma­ção”, afir­mou Oba­ma de­pois de pou­sar no Ha­vaí, Es­ta­do nor­te-ame­ri­ca­no no Oce­a­no Pa­cí­fi­co on­de cres­ceu.

Oba­ma, que quer con­so­li­dar o seu le­ga­do de de­fe­sa do Am­bi­en­te an­tes de ter­mi­nar o seu man­da­to em Ja­nei­ro, fez on­tem uma ra­ra vi­si­ta ao Atol Midway, no Mo­nu­men­to Na­ci­o­nal Ma­ri­nho Pa­pahā­nau­mo­kuā­kea.

A vi­si­ta an­te­ce­de um en­con­tro na Chi­na ama­nhã com o Pre­si­den­te chi­nês, Xi Jin­ping, que aco­lhe a ci­mei­ra das vin­te prin­ci­pais eco­no­mi­as do mun­do.

Ba­rack Oba­ma e Xi Jin­ping tra­ba­lha­ram em con­jun­to pa­ra con­cre­ti­zar o acor­do glo­bal pa­ra a re­du­ção de emis­sões de car­bo­no na Ci­mei­ra do Cli­ma de Pa­ris no ano pas­sa­do, e de­vem dar os pró­xi­mos pas­sos em bre­ve pa­ra aju­dar a im­ple­men­tar o acor­do em vi­gor.

AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.