Jornal de Angola

Obama é editor da revista “Wired”

-

O Presidente Barack Obama prepara-se para deixar a Casa Branca e já tem um novo trabalho em agenda. Em vésperas das eleições presidenci­ais norte-americanas, o ainda Presidente dos EUA vai ser o novo editor-chefe da revista “Wired”, especializ­ada em tecnologia. Obama vai passar o mês de Outubro a preparar a edição de Novembro.

Esta será a primeira vez que um Presidente assume funções de editor nesta ou em qualquer outra revista, facto que a direcção da “Wired” fez questão de sublinhar, antes de explicar quais os objectivos definidos por Obama.

“É a primeira vez que um Presidente assume funções de editor convidado na ‘Wired’. Tal como nós, o 44º Presidente dos EUA é um optimista. Ele quer focar-se no futuro nos obstáculos que a humanidade terá de ultrapassa­r para seguir em frente”, lê-se no comunicado oficial ontem divulgado pela revista.

Preparado para explorar as “possibilid­ades das fronteiras” e trabalhar as potenciali­dades das tecnologia­s de informação na liderança política, Obama vai adoptar como foco de trabalho questões ligadas às “fronteiras nacionais e internacio­nais”, “cibersegur­ança”, ou ainda “inteligênc­ia artificial”.

A edição de Novembro da revista está disponível nas bancas a partir de 25 de Outubro e decorre à margem de uma “conferênci­a de fronteiras”, Presidente dos EUA Barack Obama que vai contar com a presença do Presidente dos EUA. O evento decorre em Pittsburgh, a 13 de Outubro.

Com as eleições presidenci­ais norte-americanas agendadas para 8 de Novembro, este pode ser um dos últimos trabalhos enquanto Presidente dos Estados Unidos. Depois de oito anos no poder, Obama abandona a Casa Branca a 27 de Janeiro de 2017, aos 55 anos. Preservar a natureza vai ajudar o mundo a adaptar-se ao aumento das temperatur­as, disse o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na quarta-feira, início de um périplo de dez dias durante a qual pretende enfatizar a urgência de travar as mudanças climáticas e participar na Cimeira do G20 na China.

“Nenhuma nação, nem mesmo uma tão poderosa quanto os Estados Unidos, está imune a um clima em transforma­ção”, afirmou Obama depois de pousar no Havaí, Estado norte-americano no Oceano Pacífico onde cresceu.

Obama, que quer consolidar o seu legado de defesa do Ambiente antes de terminar o seu mandato em Janeiro, fez ontem uma rara visita ao Atol Midway, no Monumento Nacional Marinho Papahānaum­okuākea.

A visita antecede um encontro na China amanhã com o Presidente chinês, Xi Jinping, que acolhe a cimeira das vinte principais economias do mundo.

Barack Obama e Xi Jinping trabalhara­m em conjunto para concretiza­r o acordo global para a redução de emissões de carbono na Cimeira do Clima de Paris no ano passado, e devem dar os próximos passos em breve para ajudar a implementa­r o acordo em vigor.

 ?? AFP ??
AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola