Jornal de Angola

Morreu ontem Moisés Kafala

-

Morreu ontem vítima de doença, em Windhoek, Namíbia, o músico Moisés Kafala, informou uma fonte familiar. De acordo com o também músico Zé Kafala, irmão do artista, citado pela Angop, o infausto acontecime­nto ocorreu numa unidade hospitalar de Windhoek, capital da Namíbia, onde se encontrava em tratamento médico.

“Infelizmen­te, o Moisés deixounos hoje, por volta das 15 horas, numa unidade médica na Namíbia, onde se tinha deslocado para tratar de problemas ligados às cordas vocais”, confirmou ontem Zé Kafala.

Até à data da sua morte, Moisés Kafala exercia a função de director provincial do Bengo da Cultura.

Com início de carreira em 1979, Moisés Kafala ganhou individual­mente, entre outros vários prémios, o primeiro Festival Nacional da Canção Política, realizado em 1981 na província do Huambo, com o tema “África”, e o “Top dos Mais Queridos” em 1985. Moisés Kafala conquistou em 1989, com a música “Nguxi”, o Prémio Welwitschi­a da Rádio Nacional de Angola, na categoria de melhor canção.Em 1987, forma com o irmão Zé Kafala uma dupla que subiu pela primeira vez ao palco no dia 14 de Abril do mesmo ano, para actuar num espectácul­o no Cine Karl Marx, em Luanda.

Alguns anos depois, o duo conquistou na Costa do Marfim o Festival de Masa, promovido pela UNESCO.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola