Mem­bros fa­zem pro­va de vi­da

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Qua­se to­da a so­ci­e­da­de es­tá mo­bi­li­za­da pa­ra par­ti­ci­par no pro­ces­so. Ao fim da ma­nhã de ho­je, mem­bros do se­cre­ta­ri­a­do do Bu­re­au Po­lí­ti­co do Co­mi­té Cen­tral do MPLA pro­ce­dem à ac­tu­a­li­za­ção dos seus da­dos. O ac­to tem lu­gar no Lar­go An­tó­nio Jacinto (Lar­go dos Mi­nis­té­ri­os).

A pri­mei­ra fa­se do pro­ces­so de ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to elei­to­ral co­me­çou no dia 25 de Agos­to em to­do o país e de­cor­re sob o le­ma “An­go­la Pre­sen­te”. Na aber­tu­ra do pro­ces­so, o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, ape­lou on­tem a to­dos os ci­da­dãos a ade­ri­rem ao pro­ces­so de ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to elei­to­ral.

O Che­fe de Es­ta­do con­si­de­rou a ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to elei­to­ral um ac­to im­por­tan­te ru­mo às elei­ções de 2017. Re­al­çou a im­por­tân­cia do pa­pel dos par­ti­dos po­lí­ti­cos e dos ór­gãos de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al na sen­si­bi­li­za­ção da po­pu­la­ção pa­ra par­ti­ci­par em mas­sa nes­te pro­ces­so. A pri­mei­ra fa­se ter­mi­na a 20 de De­zem­bro e a se­gun­da fa­se tem iní­cio no dia 5 de Ja­nei­ro e ter­mi­na a 31 de Mar­ço do pró­xi­mo ano. Na pri­mei­ra eta­pa, pre­vê-se a ac­tu­a­li­za­ção de cer­ca de no­ve mi­lhões de ci­da­dãos elei­to­res. Pa­ra os no­vos re­gis­tos pre­vê-se atin­gir cer­ca de um mi­lhão e meio.

A pri­o­ri­da­de re­cai nes­ta al­tu­ra pa­ra a ac­tu­a­li­za­ção dos da­dos e a pro­va de vi­da dos no­ve mi­lhões e se­te­cen­tos mil elei­to­res exis­ten­tes na ba­se de da­dos de ci­da­dãos mai­o­res. A se­gun­da fa­se é pa­ra os ci­da­dãos que pre­ten­dam re­que­rer a se­gun­da via do car­tão de elei­tor ex­tra­vi­a­do e o re­gis­to de no­vos ci­da­dãos que com­ple­ta­ram 18 anos nos úl­ti­mos anos. Tra­ta-se dos ci­da­dãos que com­ple­ta­ram 18 anos a par­tir de 2012.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.