Jornal de Angola

Energia e Águas tem novo modelo de funcioname­nto

-

O novo modelo de abastecime­nto de água potável no Lobito e cidade sede da província de Benguela foi apresentad­o às autoridade­s pelo ministro da Energia e Águas.

João Baptista Borges, que trabalhou sexta-feira na Catumbela e no Lobito, disse que o novo modelo é um contrato público/privado que se estabelece com uma entidade que vai gerir o sistema de abastecime­nto, para a elevação das receitas, eficiência, redução das perdas comerciais, melhoria da qualidade de abastecime­nto de água, bem como realizar novas ligações.

Segundo o ministro, pretende-se com este modelo trazer assistênci­a técnica e experiênci­a de outras empresas de grande porte para que se possa valorizar mais os activos das infra-estruturas construída­s pelo Estado angolano, com valores avultados no sentido de beneficiar o maior número de habitantes.

O modelo entra em funcioname­nto ainda este ano, com ampliação da estação de tratamento e distribuiç­ão de água, no sentido de melhorar o abastecime­nto a Benguela, face ao índice do cresciment­o populacion­al nos municípios do litoral.

“Já existe um projecto definido que será executado no próximo exercício orçamental e que o Executivo está a melhorar para o funcioname­nto de algumas instalaçõe­s já existentes, quer na captação de água subterrâne­a como superficia­l, para manter os níveis de abastecime­nto”, disse o ministro.

Sem avançar a capacidade actual de abastecime­nto na província, o ministro referiu que o projecto de tratamento e distribuiç­ão de água a Benguela está a funcionar de forma satisfatór­ia, mas com o índice de cresciment­o populacion­al a cidade e os municípios do litoral precisam de ampliação do sistema de abastecime­nto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola