Ener­gia e Águas tem no­vo mo­de­lo de fun­ci­o­na­men­to

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O no­vo mo­de­lo de abas­te­ci­men­to de água po­tá­vel no Lo­bi­to e ci­da­de se­de da pro­vín­cia de Ben­gue­la foi apre­sen­ta­do às au­to­ri­da­des pe­lo ministro da Ener­gia e Águas.

João Baptista Bor­ges, que tra­ba­lhou sex­ta-fei­ra na Ca­tum­be­la e no Lo­bi­to, disse que o no­vo mo­de­lo é um con­tra­to pú­bli­co/pri­va­do que se es­ta­be­le­ce com uma en­ti­da­de que vai ge­rir o sis­te­ma de abas­te­ci­men­to, pa­ra a ele­va­ção das re­cei­tas, efi­ci­ên­cia, re­du­ção das per­das co­mer­ci­ais, me­lho­ria da qua­li­da­de de abas­te­ci­men­to de água, bem co­mo re­a­li­zar no­vas li­ga­ções.

Se­gun­do o ministro, pre­ten­de-se com es­te mo­de­lo tra­zer as­sis­tên­cia téc­ni­ca e ex­pe­ri­ên­cia de ou­tras em­pre­sas de gran­de por­te pa­ra que se pos­sa va­lo­ri­zar mais os ac­ti­vos das in­fra-es­tru­tu­ras cons­truí­das pe­lo Es­ta­do an­go­la­no, com va­lo­res avul­ta­dos no sen­ti­do de be­ne­fi­ci­ar o mai­or nú­me­ro de ha­bi­tan­tes.

O mo­de­lo en­tra em fun­ci­o­na­men­to ain­da es­te ano, com am­pli­a­ção da es­ta­ção de tra­ta­men­to e dis­tri­bui­ção de água, no sen­ti­do de melhorar o abas­te­ci­men­to a Ben­gue­la, fa­ce ao ín­di­ce do cres­ci­men­to po­pu­la­ci­o­nal nos mu­ni­cí­pi­os do li­to­ral.

“Já exis­te um pro­jec­to de­fi­ni­do que se­rá exe­cu­ta­do no pró­xi­mo exer­cí­cio or­ça­men­tal e que o Exe­cu­ti­vo es­tá a melhorar pa­ra o fun­ci­o­na­men­to de al­gu­mas ins­ta­la­ções já exis­ten­tes, quer na cap­ta­ção de água sub­ter­râ­nea co­mo su­per­fi­ci­al, pa­ra man­ter os ní­veis de abas­te­ci­men­to”, disse o ministro.

Sem avan­çar a ca­pa­ci­da­de ac­tu­al de abas­te­ci­men­to na pro­vín­cia, o ministro re­fe­riu que o pro­jec­to de tra­ta­men­to e dis­tri­bui­ção de água a Ben­gue­la es­tá a fun­ci­o­nar de for­ma sa­tis­fa­tó­ria, mas com o ín­di­ce de cres­ci­men­to po­pu­la­ci­o­nal a ci­da­de e os mu­ni­cí­pi­os do li­to­ral pre­ci­sam de am­pli­a­ção do sis­te­ma de abas­te­ci­men­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.