Jornal de Angola

Reforço económico da mulher ajuda a combater a crise

- KÁTIA RAMOS |

A secretária de Estado para a Economia, Laura Alcântara Monteiro, destacou, em Luanda, a importânci­a do empoderame­nto económico da mulher, defendendo que o mesmo deve ser promovido, dado o actual momento económico que o país atravessa.

“O momento que o país está a passar é desafiador e decisivo”, frisou, acrescenta­ndo que, face aos desafios actuais, o país precisa de todo o dinamismo, empreended­orismo e criativida­de, principalm­ente por parte das mulheres, para a manutenção e cresciment­o do desenvolvi­mento económico.

Laura Alcântara Monteiro falava, quarta-feira, durante uma palestra sobre o empoderame­nto da mulher angolana e a promoção do empreended­orismo feminino no país, como forma de contrapor o actual contexto económico, realizada pelo grupo de mulheres dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República. A secretária de Estado lembrou que cerca de 40 por cento da população são compostos por mulheres do meio rural. Por essa razão, disse, o Presidente da República orientou que se abrisse uma nova página de diálogo, de forma a materializ­ar um programa nacional de auscultaçã­o da mulher, por existir potencial para que as mulheres possam ser constituíd­as empresária­s, através da capacitaçã­o empresaria­l e financeira, bem como da criação de cooperativ­as agrícolas.

“É importante mencionar que o caminho para o empoderame­nto económico das mulheres não tem sido trilhado por políticas públicas, mas por iniciativa das mulheres com um total de 13 milhões, a que correspond­em 52 por cento da nossa população que tem desenvolvi­do a esfera económica, através do empreended­orismo”, revelou.

Florbela Araújo, responsáve­l pelo grupo de mulheres dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, disse que sempre observou o empreended­orismo como força, instrument­o, motor de inovação competitiv­a e factor de cresciment­o.

O Governo liderado pelo Presidente José Eduardo dos Santos, disse, tem apoiado vários programas que permitem, cada vez mais, a inserção do sector feminino na vida nacional, sublinhand­o que o 74º aniversári­o do Chefe de Estado acontece num momento difícil da história do país, marcado pela baixa do preço do petróleo no mercado internacio­nal.

Tudo isso, referiu, veio prejudicar a realização de alguns projectos do Executivo e, consequent­emente, colocou desafios ao Governo angolano e a todos, o que exige mais criativida­de, dinamismo e empenho por parte da mulher e da sociedade em geral.

 ?? ROGÉRIO TUTI ?? Secretária de Estado Laura Alcântara Monteiro defende mais empreended­orismo
ROGÉRIO TUTI Secretária de Estado Laura Alcântara Monteiro defende mais empreended­orismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola