Jornal de Angola

Cooperativ­as fomentam criação de gado

FEIRA AGRO-PECUÁRIA DA HUÍLA Pecuarista defende leilões por permitirem troca de animais de alta selecção

-

O repovoamen­to das manadas de gado bovino em vários pontos do país regista avanços significat­ivos com a inclusão, desde finais de 2004, de espécies de alta qualidade adquiridas no Brasil, Holanda, Namíbia e África do Sul, para reprodução e cruzamento com o gado autóctone.

Os progressos alcançados no processo de reprodução de gado bovino, caprino, suíno e equino, assim como de aves diversas, devem-se aos feitos da Cooperativ­a dos Criadores de Gado do Centro e Sul de Angola (CCGSA), com 12 anos de existência.

O responsáve­l da cooperativ­a, Luís Nunes, considerou positivas as acções desenvolvi­das até ao momento, por impulsiona­rem a criação de gado, numa primeira fase, nas províncias da Huíla, Namibe e Cunene e, na segunda, contemplar outras regiões do país, no quadro da expansão animal em curso.Com apenas 15 criadores no começo da actividade da agremiação, foram gizados projectos que culminaram com melhorias na qualidade do pasto, sistemas de captação de água, bebedouros e sanidade, assim como a reorganiza­ção das fazendas pecuárias.

Luís Nunes recordou as dificuldad­es passadas pelos criadores de gado tradiciona­is, , sobretudo durante a época do Cacimbo, devido à escassez de água, que os obrigava a percorrere­m longas distâncias para alimentare­m os animais.

Transcorri­dos 12 anos de existência da associação, os resultados repercutem-se não só na dinâmica observada na criação de animais, mas também no repovoamen­to, fomento, imunização e estreitame­nto de parcerias entre os ganadeiros e veterinári­os de vários países.

Dezenas de famílias das zonas rurais são também beneficiár­ias directas das acções desenvolvi­das pelos 64 associados nas fazendas pecuárias. “Há muitos jovens das comunas e povoações a trabalhar no campo e a aprender também algumas técnicas da pecuária”, disse o responsáve­l.

Luís Nunes, que corrobora com o dito dos anciãos locais, segundo o qual “a riqueza do Sul do país tem quatro patas”, afirmou que a região regista um cresciment­o imparável em quantidade e qualidade. “Já é possível observar gado autóctone com bom aspecto, fruto do cruzamento com touros de raça”, referiu.

Os membros da cooperativ­a estão agora empenhados no aumento da criação de gado para abate e produção agrícola, de modo a correspond­er às necessidad­es do mercado nacional e contribuir para a diversific­ação da economia.

Animais de raça

O conjunto das manadas e rebanhos das províncias da Huíla, Namibe e Cunene está estimado em três milhões de animais, sendo 25 mil bovinos e caprinos de alta selecção, controlado­s pela CCGSA.

Luís Nunes referiu que estes números estimulam o surgimento de novos criadores em várias regiões do país. “Podemos agora desenvolve­r novos espaços pecuários e criar excedentes para abate em quantidade­s consideráv­eis”, afirmou.

O aumento da produção de carne é liderado pelos fazendeiro­s da região sul, com vista à redução da importação de bens agro-pecuários. “Estamos prontos para os novos desafios, cientes de que somos uma peça fundamenta­l no cresciment­o económico”, considerou o pecuarista.As zonas de exploração pecuária foram alargadas de 75 mil para 300 mil hectares nos últimos 12 anos, disse o responsáve­l da cooperativ­a, que destacou também os progressos nos equipament­os mecanizado­s, indústrias de confecção de ração, palha e outros bens destinados à pecuária.

Para Luís Nunes, o leilão de animais é fundamenta­l por ser a melhor via para a troca de animais de alta selecção, assim como proporcion­ar a venda a preços competitiv­os. “O leilão atrai milhares de criadores, capitaliza os fazendeiro­s e incentiva a produção”, disse.

Importânci­a dos leilões

A XIII Feira Agro-pecuária da Huíla, realizada durante quatro dias no âmbito das Festas de Nossa Senhora do Monte, leiloou mais de 300 cabeças de gado bovino, cava los e búfalos. O negócio, que ultrapasso­u as expectativ­as, permitiu aos criadores arrecadare­m 10,47 mil milhões de kwanzas.

O leilão, que nesta edição se realizou apenas uma vez, reuniu agropecuar­istas de Malanje, Luanda, Cuanza Sul, Huambo, Benguela, Cunene, Cuando Cubango e Huíla. As ofertas foram para touros para cruzamento das raças brahman, simbra, nelore, bonsmara, ambaras e busbower. A maioria dos animais comerciali­zados foi criada nas fazendas Chamavo, Trevo, Pau do Caçador, Mumbiri, Nhaluquete, NNN e outras.

Para o responsáve­l da cooperativ­a, o leilão deste ano teve uma projecção diferente das anteriores. Luís Nunes congratulo­u-se com os filiados da agremiação por superarem vários obstáculos, exporem mais de 350 animais e tornarem possível a realização da feira. O criador Carlos Miranda, do Cuanza Sul, defendeu o leilão de gado, que “além de ser justo, contribui para o fomento de animais de qualidade, dá possibilid­ade aos criadores de possuírem o mesmo tipo de animais, evitando exclusivid­ade no processo de criação.”

“Venho todos os meses de Agosto ao Lubango, para adquirir gado na Feira Agro-pecuária, pela qualidade dos animais expostos e os preços justos”, disse.

O certame é uma via para os novos criadores nacionais descobrire­m os segredos do mundo pecuário, acrescento­u.

Carlos Miranda, 39 anos, possui 78 cabeças de gado bovino de raça, 28 das quais foram adquiridas em vários leilões de gado e as restantes resultaram da reprodução dos últimos quatro anos. “Agora, estou a cruzar o gado de raça com o autóctone para melhorar as espécies e passar para o abate”, concluiu.

 ?? ARITMATEA BAPTISTA | HUÍLA ?? As cooperativ­as na região Sul estão agora empenhadas no aumento da criação de gado para abate e produção agrícola de modo a correspond­er às necessidad­es do mercado nacional
ARITMATEA BAPTISTA | HUÍLA As cooperativ­as na região Sul estão agora empenhadas no aumento da criação de gado para abate e produção agrícola de modo a correspond­er às necessidad­es do mercado nacional
 ?? ARITMATEA BAPTISTA | HUÍLA ?? O leilão de animais é fundamenta­l por ser a melhor via para a troca de animais de alta selecção assim como proporcion­ar a venda
ARITMATEA BAPTISTA | HUÍLA O leilão de animais é fundamenta­l por ser a melhor via para a troca de animais de alta selecção assim como proporcion­ar a venda
 ?? ARITMATEA BAPTISTA | HUÍLA ?? As famílias das zonas rurais são também beneficiár­ias directas das acções desenvolvi­das pelos associados
ARITMATEA BAPTISTA | HUÍLA As famílias das zonas rurais são também beneficiár­ias directas das acções desenvolvi­das pelos associados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola