Jornal de Angola

Candidato aguarda apoio partidário

-

O candidato às eleições presidenci­ais de 2 de Outubro em Cabo Verde Albertino Graça disse sexta-feira que espera contar com apoio partidário até ao início da campanha eleitoral, que acontece em meados deste mês.

“Neste momento não temos nenhum apoio partidário expresso, mas acho que até iniciarmos a campanha eleitoral poderemos ter algum apoio partidário”, disse o candidato.

Albertino Graça, que falava à imprensa antes de um encontro com os associados da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS), não avançou, no entanto, de que partido espera ter apoio nesta que é a primeira vez que entra numa corrida presidenci­al.

Mas a 3 de Agosto, quando foi formulada a candidatur­a, o mandatário José Graça, que é irmão de Albertino Graça, disse que o Partido Africano da Independên­cia de Cabo Verde (PAICV, maior partido da oposição) manifestou “alguma simpatia” pela candidatur­a de Albertino Graça, reitor da Universida­de do Mindelo.

Abordado dois dias depois, a presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, disse que o partido iria falar “oportuname­nte” sobre as presidenci­ais, o que não aconteceu até agora.

As eleições presidenci­ais em Cabo Verde não vão contar com qualquer candidato oficial da área do PAICV 20 anos depois, nesta que é a segunda vez na história do país que tal acontece, depois da primeira em 1996. Albertino Graça, licenciado em engenharia mecânica pela Universida­de de Coimbra, disse que o objectivo é ganhar as presidenci­ais, mas avançou que outros objectivos vão ser fixados em função dos apoios – político, financeiro e humano – que conseguir mobilizar.

Quanto ao encontro com a CCISS exactament­e a um mês da eleição, Albertino Graça salientou que se tratando de uma candidatur­a independen­te e de cidadania é importante conversar com empresário­s e organizaçõ­es que têm um papel importante no desenvolvi­mento do país.

Albertino sublinhou que é o primeiro candidato presidenci­al em Cabo Verde que conhece, que colabora e convive bem com o sector empresaria­l, sendo conhecido como um “empreended­or na academia”.

Neste período de pré-campanha, Graça, 56 anos e natural de São Vicente, disse que já visitou vários concelhos do país e que neste momento está a criar as bases da candidatur­a e a montar a estruturas que vão suportar a campanha eleitoral.

E sobre a campanha, que arranca em meados do mês, disse que vai ser animada e baseada no debate de ideias e de projectos.

“Será uma campanha animada, não haverá razões para ofensas, para ninguém fugir às perguntas. Somos pessoas formadas e com capacidade para o diálogo e acredito que será uma campanha de alto nível e que os cabo-verdianos vão ficar profundame­nte esclarecid­os e poderão dar o seu voto em quem entenderem ser o melhor candidato”, afirmou.

Além de Albertino Graça, concorrem às presidenci­ais de 2 de Outubro Jorge Carlos Fonseca, que se candidata a um segundo mandato, e Joaquim Monteiro, que concorre pela segunda vez.

Enquanto Jorge Carlos Fonseca conta novamente com o apoio do Movimento para a Democracia (MpD, partido no poder), Joaquim Monteiro protagoniz­a candidatur­a independen­te.

 ?? DR ?? Albertino Graça mobiliza meios para a campanha enquanto espera por apoio partidário
DR Albertino Graça mobiliza meios para a campanha enquanto espera por apoio partidário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola