Mais li­cen­ci­a­dos no mer­ca­do de tra­ba­lho

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - FLÁ­VIA MASSUA e JOÃO SALVO

A Es­co­la Su­pe­ri­or Politécnica da Lun­da Sul, afec­ta à Uni­ver­si­da­de Lu­e­ji a`Kon­de, pro­ce­deu quin­ta-fei­ra, em Sau­ri­mo, à ou­tor­ga de di­plo­mas aos pri­mei­ros 208 li­cen­ci­a­dos em di­fe­ren­tes es­pe­ci­a­li­da­des, des­de a sua im­ple­men­ta­ção, há cer­ca de 11 anos, nu­ma ce­ri­mó­nia pre­si­di­da pe­la go­ver­na­do­ra Cân­di­da Nar­ci­so.

A go­ver­na­do­ra su­bli­nhou que a ce­ri­mó­nia vem pres­ti­gi­ar a vida aca­dé­mi­ca da pro­vín­cia, num pe­río­do par­ti­cu­lar­men­te di­fí­cil da his­tó­ria do país, on­de o co­nhe­ci­men­to téc­ni­co/ci­en­tí­fi­co é tam­bém cha­ma­do a con­tri­buir po­si­ti­va­men­te pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co e so­ci­al de Angola. Pa­ra Cân­di­da Ce­les­te, o co­nhe­ci­men­to tec­no­ló­gi­co e ci­en­tí­fi­co nas so­ci­e­da­des mo­der­nas não é uma bo­la má­gi­ca e mi­la­gro­sa, pe­lo que deve ser ge­ra­do en­do­ge­na­men­te, atra­vés de agen­tes pú­bli­cos e pri­va­dos, pa­ra uma po­lí­ti­ca par­ti­ci­pa­ti­va e de de­sen­vol­vi­men­to.

Acres­cen­tou que é com ba­se nes­ta pers­pec­ti­va que o Exe­cu­ti­vo an­go­la­no apos­ta de for­ma es­pe­ci­al na ex­pan­são e mo­der­ni­za­ção do en­si­no su­pe­ri­or em Angola, por en­ten­der que es­ta “é uma ins­ti­tui­ção a quem ca­be a res­pon­sa­bi­li­da­de de in­ves­tir na pro­du­ção e no co­nhe­ci­men­to ci­en­tí­fi­co útil e ge­ra­dor de fer­ra­men­tas que es­te­jam ao al­can­ce de to­dos os ci­da­dãos, pa­ra po­ten­ci­ar li­te­ra­ci­as in­clu­si­vas que aju­dem a en­con­trar so­lu­ções apli­cá­veis a to­dos os seg­men­tos da so­ci­e­da­de e da po­pu­la­ção.

Pa­ra a go­ver­na­do­ra, a uni­ver­si­da­de deve ser en­ten­di­da por to­dos co­mo uma ins­ti­tui­ção cu­jo pa­pel so­ci­al vai além de for­mar uma so­ci­e­da­de mais ilu­mi­na­da.

O gru­po de fi­na­lis­tas, for­ma­dos em dez cur­sos mi­nis­tra­dos pe­la ins­ti­tui­ção, con­tem­pla 65 li­cen­ci­a­dos em Ad­mi­nis­tra­ção e Ges­tão, 51 em His­tó­ria, 34 em Pe­da­go­gia, 13 em Ma­te­má­ti­ca e oi­to em Ge­o­gra­fia.

A lis­ta de li­cen­ci­a­dos nos cur­sos de En­ge­nha­ria, co­mo Elec­tro­me­câ­ni­ca e Mi­nas, con­tem­pla 43 fi­na­lis­tas. Nos mes­mos cur­sos, ter­mi­na­ram tam­bém 24 es­tu­dan­tes, no ní­vel de ba­cha­re­la­to.

O rei­tor da uni­ver­si­da­de, Carlos Yo­ba, re­fe­riu que, no pró­xi­mo ano lec­ti­vo, a ins­ti­tui­ção pre­ten­de im­ple­men­tar, no seu cur­rí­cu­lo, o cur­so su­pe­ri­or de En­fer­ma­gem.

Pa­ra Carlos Yo­ba, os no­vos qua­dros, ao atin­gi­rem es­te ní­vel aca­dé­mi­co, de­mons­tra­ram uma ele­va­da ca­pa­ci­da­de de coragem e sa­cri­fí­cio, fac­to que deve ser en­ca­ra­do com al­ta es­ti­ma, por par­te da fa­mí­lia e da so­ci­e­da­de em ge­ral.

O rei­tor Carlos Yo­ba su­bli­nhou que es­tá em cur­so um es­tu­do pro­fun­do jun­to das es­co­las do en­si­no mé­dio da pro­vín­cia e não só pa­ra adop­ção de me­ca­nis­mos de se­gu­ran­ça, que aju­dem na des­mo­ti­va­ção de ac­tos de fal­si­fi­ca­ção de cer­ti­fi­ca­dos de ha­bi­li­ta­ções, fre­quen­te­men­te pra­ti­ca­dos por can­di­da­tos ao en­si­no su­pe­ri­or.

FLÁ­VIA MASSULA | SAU­RI­MO

Cân­di­da Nar­ci­so en­tre­gou di­plo­mas aos pri­mei­ros li­cen­ci­a­dos da Es­co­la Su­pe­ri­or Politécnica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.