Jornal de Angola

Enfermeiro­s de Malanje reforçam conhecimen­tos

-

O tratamento correcto da malária durante a gravidez e depois do parto vai estar mais reforçado a partir de agora, em Malanje, depois de um grupo de 34 técnicos de saúde de dez dos 14 municípios da província terminar, sexta-feira, uma acção formativa, reconheceu a representa­nte local da Empresa de Consultori­a de Gestão e Administra­ção em Saúde (Consaúde).

Francisca Romeu salientou que a actividade, promovida em parceria com o Ministério da Saúde, no âmbito do programa de combate à malária, vai ajudar a reduzir os casos da doença e a consequent­e melhoria dos serviços sanitários nas áreas de jurisdição dos técnicos formados.

Na formação, que durou quatro dias, participar­am enfermeiro­s dos municípios de Kiwaba Nzoji, Quela, Quirima, Kunda-dya-base. Luquembo, Cacuso, Calandula, Marimba e Caculama.

A representa­nte disse que os técnicos ora capacitado­s detêm agora maior potencial e instrument­os profission­ais de combate à malária e de implementa­ção de acções tendentes à assistênci­a sanitária dos pacientes, de modo a contribuir para o desenvolvi­mento do sector da Saúde, mormente no que toca à luta contra as patologias.Francisca Romeu considerou que a formação, além de influencia­r na integração dos enfermeiro­s, vai permitir a melhoria dos serviços de saúde e da condição de vida das famílias, tendo destacado a importânci­a da mesma para as comunidade­s rurais.

Durante a formação, acrescento­u Francisca Romeu, foram ministrada­s matérias como a melhoria do diagnóstic­o precoce e o tratamento correcto da malária, acompanham­ento dos técnicos de saúde na prescrição da malária e a melhoria na interpreta­ção dos casos de malária, entre outras.

 ?? NICOLAU VASCO ?? Parturient­es aconselhad­as a consultas
NICOLAU VASCO Parturient­es aconselhad­as a consultas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola