Jornal de Angola

“O verdadeiro cristão cultiva o amor”

Núncio apostólico celebra hoje missa de encerramen­to da peregrinaç­ão

- CRISTINA DA SILVA |

Os fiéis católicos foram ontem aconselhad­os, na sede do município da Quiçama, a cultivar o amor ao próximo, durante uma missa matinal celebrada pelo padre e reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, também conhecido por Mamã Muxima.

Albino Reyes recorreu a uma passagem da Bíblia para chamar a atenção aos cristãos que colocam o orgulho em primeiro lugar em detrimento de outras pessoas.

“O verdadeiro cristão é aquele que cultiva o amor, uma vez que isso propicia a unidade, a esperança e a solidaried­ade”, afirmou Albino Reyes, que falava a milhares de peregrinos, alguns dos quais vindos de países africanos e do Brasil.

Para Albino Reyes, toda a devoção cristã e prática religiosa deve estar ligada a este grande fundamento: “é preciso abrirmos os corações para a verdadeira vontade de Cristo Jesus”. O lema da peregrinaç­ão deste ano ao Santuário da Mamã Muxima é “Nossa Senhora da Muxima, Mãe da Misericórd­ia, Rogai por Nós” e foi escolhido pelo facto de 2016 ser o Ano da Misericórd­ia, durante o qual os cristãos são alertados para viverem em união e terem a capacidade de perdoar.

“Queremos que os cristãos aprendam a orar insistente­mente a Deus e, com isso, aumentem a sua fé em Cristo”, declarou, por sua vez, o porta-voz da Diocese de Viana e da peregrinaç­ão à Muxima, padre Queirós Figueira. Na missa matinal de ontem, o pátio que está junto ao Santuário da Mamã Muxima foi pequeno para acolher os fiéis católicos presentes na maior festa da Igreja Católica realizada em Angola.

Ali foram entoados hinos de adoração e agradecime­nto à Mãe do Menino Jesus, que se tornou Salvador da humanidade.

Às 9h00, houve a celebração penitencia­l em simultâneo com o confessóri­o. Longas filas foram criadas para a visita ao Santuário. Todos queriam agradecer pela viagem. Antes mesmo de ser aberta oficialmen­te a peregrinaç­ão, a festa religiosa na vila da Muxima já havia começado: louvores e mais louvores e pedidos à Santa eram feitos pelos fiéis com velas acesas.

Para hoje, último dia da peregrinaç­ão, está marcado o terço às 7h00 e, quando forem 9h00, a missa de encerramen­to da actividade, que vai ser celebrada pelo núncio apostólico em Angola, Dom Petar Rajic.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ?? Padre Albino Reyes pediu ontem na Quiçama aos cristãos para aumentarem a fé em Jesus Cristo
VIGAS DA PURIFICAÇíO Padre Albino Reyes pediu ontem na Quiçama aos cristãos para aumentarem a fé em Jesus Cristo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola