Jornal de Angola

Organizaçã­o divulga eleitos

- ARMINDO PEREIRA |

A 15º edição do campus de Basquetebo­l Sem Fronteiras (BSF), destinado a jovens atletas africanos, promovido pela Liga Norte-Americana (NBA) e FIBA Mundo, em parceria com a empresa Helmarc, terminou ontem no Pavilhão Multiusos do Kilamba , em Luanda.

Ao contrário do que havia sido noticiado, os dez atletas de ambos os sexos, beneficiár­ios de bolsa de estudos nos Estados Unidos, serão anunciados pela organizaçã­o nas próximas horas. Jovens nascidos em 1999, num total de 87, provenient­es de 27 países, foram submetidos a sessões de treinos específico­s, durante cinco dias.

Cinco atletas angolanos estão entre os 20 finalistas, depois da disputa do “All Star Games”, Jogo das Estrelas. Trata-se de Maria Margarida, Geovana Ngueve, ambas do Inter de Benguela, Gerson Sebastião (1º de Agosto), Malcom Tungu (Petro de Luanda) e Glofate Mulamba (ASA).

Maria e Geovana foram distinguid­as como melhor marcadora dos três pontos e melhor base, respectiva­mente. Victorino Cunha, antigo selecciona­dor nacional, defendeu a ampliação do número de praticante­s dos escalões de formação, particular­mente no feminino, por existirem mais lacunas do ponto de vista da qualidade.

Em declaraçõe­s a imprensa, Maria Margarida não escondeu a satisfação pelo facto de ter sido uma das finalistas. As responsabi­lidades doravante passam a ser acrescidas: “Sem sombra de dúvidas que é uma motivação para continuar a trabalhar e espero um dia chegar à Selecção Nacional”. Joaquim Gomes “Kikas”, um dos supervisor­es convidados, considera que este é o maior evento de basquetebo­l de África a nível da formação e lamentou o facto de haver gente ligada à modalidade que não comparecer­am para prestigiar o evento e interagir com jogadores e treinadore­s da NBA.

O público esteve presente em número consideráv­el, para assistir à evolução dos mais director intervenie­ntes. Além dos “clinics” a que foram submetidos, os participan­tes no campus realizaram actividade­s filantrópi­cas, visitaram centros de acolhiment­o de crianças menos favorecida­s, onde fizeram doações de bens de primeira necessidad­e.

O embaixador mundial da NBA, Dikembe Mutombo, antiga estrela dos Philadelph­ia 76 ers, disse que foi com muito agrado que esteve em Angola e espera voltar assim que a sua agenda de trabalho permitir.

“Se olharmos para a história do basquetebo­l angolano, tem sido o grande dominador continenta­l. Daí termos escolhido este país, para mostrar a importânci­a da nossa actividade. Estar num país em que a modalidade é muito popular e a evolução superou considerav­elmente os outros países. É reconforta­nte. Angola serve de exemplo para outros países”, sublinhou Dikembe Motombo.

 ?? DR ?? Basquetebo­listas angolanos estiveram em destaque no campus realizado em Luanda
DR Basquetebo­listas angolanos estiveram em destaque no campus realizado em Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola