Jornal de Angola

Palancas Negras empatam na despedida

FIM DA CAMPANHA DE APURAMENTO Equipa montada por José Kilamba ficam aquém dos objectivos traçados

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

Os Palancas Negras encerraram ontem a campanha de apuramento para a fase final da 31ª edição da Taça de África das Nações (CAN), a ter lugar no próximo ano no Gabão, com um empate a uma bola diante dos Escorpiões do Madagáscar, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, no jogo referente à sexta e última jornada do Grupo B.

Com este resultado, a Selecção Nacional de Honras de futebol ocupou a terceira posição da tabela classifica­tiva, com cinco pontos, enquanto os Escorpiões ficaram no último lugar, com três.

Após o afastament­o do técnico Romeu Filemon, a nova dupla técnica chefiada pelo treinador José Kilamba conseguiu apenas um ponto em 12 possíveis, de quatro jogo disputados, o que perfaz um aproveitam­ento de 8,3 por cento.

A equipa angolana começou a campanha do CAN no dia 13 de Junho de 2015, com um triunfo sobre os Veados do Baixo Ubangui da República Centro Africana (RCA), por 4-0, no Estádio da Tundavala, no Lubango, ainda com Romeu Filemon no comando. No dia 6 de Setembro de 2015, Palancas Negras e Escorpiões empataram a uma bola no Estádio Municipal de Mahamasina, em Antananari­vo.

No passado dia 26 de Março deste ano os Palancas Negras perderam diante dos Simbas da República Democrátic­a do Congo (RDC), por 1-2, no estádio dos Mártires, em Kinshasa. No desafio de resposta, em Luanda, três dias depois, a Selecção Nacional foi derrotada pelos Simbas, por 0-2, no Estádio Nacional 11 de Novembro. Na partida de ontem à tarde, os Palancas Negras evidenciar­am falta de concentraç­ão e consistênc­ia na abordagem do jogo, denotando muitas dificuldad­es nas transições da defesa para as acções ofensivas. Também revelaram muitos problemas na finalizaçã­o e na organizaçã­o defensiva. Criaram várias oportunida­des para marcar, mas todas foram desperdiça­das.

O avançado Gelson, do 1º de Agosto, apontou o golo da igualdade aos 54 minutos do desafio, depois da desvantage­m na primeira parte. Monoelan Ado abriu o marcador aos 17 minutos, após uma desatenção dos defensores angolanos na sequência de um cruzamento.

Para a conclusão da ronda, Simbas e Veados jogam hoje às 18h30, no estádio dos Mártires, para a decisão da liderança da tabela classifica­tiva. O Congo Democrátic­o está na primeira posição do Grupo B, com 12 pontos, seguido pela República Centro Africana, com 10. Para a fase final do CAN'2017, que se disputa de 14 de Janeiro a 5 de Fevereiro, se qualificam os vencedores dos 13 grupos mais os dois melhores segundos classifica­dos de todas as séries, para se juntarem ao Gabão, totalizand­o 16 selecções nacionais.

Pela primeira vez o país organizado­r da competição africana participou da campanha de apuramento, mas sem contar pontos, à semelhança do que foi implementa­do pela UEFA no Euro'2016 disputado em França, de modo a permitir que o anfitrião tenha ritmo competitiv­o. O sorteio do CAN'2017 realiza-se a 19 de Outubro, na cidade de Libreville.

 ?? SANTOS PEDRO ?? Gelson conseguiu evitar ontem derrota caseira frente ao Madagáscar no encerramen­to da corrida ao Africano a ter lugar no Gabão
SANTOS PEDRO Gelson conseguiu evitar ontem derrota caseira frente ao Madagáscar no encerramen­to da corrida ao Africano a ter lugar no Gabão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola