Pa­lan­cas Ne­gras em­pa­tam na des­pe­di­da

FIM DA CAM­PA­NHA DE APU­RA­MEN­TO Equi­pa mon­ta­da por Jo­sé Kilamba fi­cam aquém dos ob­jec­ti­vos tra­ça­dos

Jornal de Angola - - DESPORTO - ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

Os Pa­lan­cas Ne­gras en­cer­ra­ram on­tem a cam­pa­nha de apu­ra­men­to pa­ra a fase final da 31ª edi­ção da Taça de Áfri­ca das Na­ções (CAN), a ter lu­gar no pró­xi­mo ano no Gabão, com um em­pa­te a uma bo­la di­an­te dos Es­cor­piões do Ma­da­gás­car, no Es­tá­dio Na­ci­o­nal 11 de No­vem­bro, em Lu­an­da, no jo­go re­fe­ren­te à sex­ta e última jor­na­da do Gru­po B.

Com es­te re­sul­ta­do, a Selecção Na­ci­o­nal de Hon­ras de fu­te­bol ocu­pou a ter­cei­ra po­si­ção da ta­be­la clas­si­fi­ca­ti­va, com cin­co pon­tos, en­quan­to os Es­cor­piões fi­ca­ram no úl­ti­mo lu­gar, com três.

Após o afas­ta­men­to do téc­ni­co Ro­meu Fi­le­mon, a no­va du­pla téc­ni­ca che­fi­a­da pe­lo trei­na­dor Jo­sé Kilamba con­se­guiu ape­nas um pon­to em 12 pos­sí­veis, de qua­tro jo­go dis­pu­ta­dos, o que per­faz um apro­vei­ta­men­to de 8,3 por cen­to.

A equi­pa an­go­la­na co­me­çou a cam­pa­nha do CAN no dia 13 de Ju­nho de 2015, com um triun­fo so­bre os Ve­a­dos do Bai­xo Uban­gui da República Cen­tro Afri­ca­na (RCA), por 4-0, no Es­tá­dio da Tun­da­va­la, no Lu­ban­go, ain­da com Ro­meu Fi­le­mon no co­man­do. No dia 6 de Se­tem­bro de 2015, Pa­lan­cas Ne­gras e Es­cor­piões em­pa­ta­ram a uma bo­la no Es­tá­dio Mu­ni­ci­pal de Maha­ma­si­na, em An­ta­na­na­ri­vo.

No pas­sa­do dia 26 de Mar­ço des­te ano os Pa­lan­cas Ne­gras per­de­ram di­an­te dos Sim­bas da República De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC), por 1-2, no es­tá­dio dos Már­ti­res, em Kinsha­sa. No de­sa­fio de res­pos­ta, em Lu­an­da, três di­as de­pois, a Selecção Na­ci­o­nal foi der­ro­ta­da pe­los Sim­bas, por 0-2, no Es­tá­dio Na­ci­o­nal 11 de No­vem­bro. Na par­ti­da de on­tem à tar­de, os Pa­lan­cas Ne­gras evi­den­ci­a­ram fal­ta de con­cen­tra­ção e con­sis­tên­cia na abor­da­gem do jo­go, de­no­tan­do mui­tas di­fi­cul­da­des nas tran­si­ções da de­fe­sa pa­ra as ac­ções ofen­si­vas. Tam­bém re­ve­la­ram mui­tos pro­ble­mas na fi­na­li­za­ção e na or­ga­ni­za­ção de­fen­si­va. Cri­a­ram vá­ri­as opor­tu­ni­da­des pa­ra mar­car, mas to­das fo­ram des­per­di­ça­das.

O avan­ça­do Gel­son, do 1º de Agos­to, apon­tou o go­lo da igual­da­de aos 54 mi­nu­tos do de­sa­fio, de­pois da des­van­ta­gem na pri­mei­ra par­te. Mo­no­e­lan Ado abriu o mar­ca­dor aos 17 mi­nu­tos, após uma de­sa­ten­ção dos de­fen­so­res an­go­la­nos na sequên­cia de um cru­za­men­to.

Pa­ra a con­clu­são da ron­da, Sim­bas e Ve­a­dos jo­gam ho­je às 18h30, no es­tá­dio dos Már­ti­res, pa­ra a de­ci­são da li­de­ran­ça da ta­be­la clas­si­fi­ca­ti­va. O Con­go De­mo­crá­ti­co es­tá na pri­mei­ra po­si­ção do Gru­po B, com 12 pon­tos, se­gui­do pe­la República Cen­tro Afri­ca­na, com 10. Pa­ra a fase final do CAN'2017, que se dis­pu­ta de 14 de Ja­nei­ro a 5 de Fe­ve­rei­ro, se qua­li­fi­cam os ven­ce­do­res dos 13 gru­pos mais os dois me­lho­res se­gun­dos clas­si­fi­ca­dos de to­das as sé­ri­es, pa­ra se jun­ta­rem ao Gabão, to­ta­li­zan­do 16 se­lec­ções na­ci­o­nais.

Pe­la pri­mei­ra vez o país or­ga­ni­za­dor da com­pe­ti­ção afri­ca­na par­ti­ci­pou da cam­pa­nha de apu­ra­men­to, mas sem con­tar pon­tos, à se­me­lhan­ça do que foi im­ple­men­ta­do pe­la UEFA no Eu­ro'2016 dis­pu­ta­do em Fran­ça, de mo­do a per­mi­tir que o an­fi­trião te­nha rit­mo com­pe­ti­ti­vo. O sor­teio do CAN'2017 re­a­li­za-se a 19 de Ou­tu­bro, na ci­da­de de Li­bre­vil­le.

SANTOS PE­DRO

Gel­son con­se­guiu evi­tar on­tem der­ro­ta ca­sei­ra fren­te ao Ma­da­gás­car no en­cer­ra­men­to da corrida ao Afri­ca­no a ter lu­gar no Gabão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.