Gol­fo da Gui­né ava­lia es­tru­tu­ras

CO­MIS­SÃO DO GOL­FO DA GUI­NÉ Ministro das Relações Ex­te­ri­o­res re­pre­sen­ta o Pre­si­den­te da República

Jornal de Angola - - PARTADA -

O ministro das Relações Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, par­ti­ci­pa ama­nhã, em Ma­la­bo, Gui­né Equa­to­ri­al, na II ses­são ex­tra­or­di­ná­ria da Con­fe­rên­cia de Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da Co­mis­são do Gol­fo da Gui­né, em re­pre­sen­ta­ção do Pre­si­den­te da República, Jo­sé Edu­ar­do dos Santos. A Con­fe­rên­cia vai fa­zer a aná­li­se da es­tra­té­gia de re­vi­ta­li­za­ção da or­ga­ni­za­ção, o res­pec­ti­vo pla­no de ac­ção (20152018), bem co­mo o or­ça­men­to da or­ga­ni­za­ção.

O ministro das Relações Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, par­ti­ci­pa ama­nhã, em Ma­la­bo, Gui­né Equa­to­ri­al, na II ses­são ex­tra­or­di­ná­ria da Con­fe­rên­cia de Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da Co­mis­são do Gol­fo da Gui­né, em re­pre­sen­ta­ção do Pre­si­den­te da República, Jo­sé Edu­ar­do dos Santos,

A con­fe­rên­cia vai fa­zer a aná­li­se da es­tra­té­gia de re­vi­ta­li­za­ção da or­ga­ni­za­ção, o res­pec­ti­vo pla­no de ac­ção (2015-2018), bem co­mo o or­ça­men­to da or­ga­ni­za­ção pa­ra o pe­río­do 2016-2017.

Os Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da Co­mis­são do Gol­fo da Gui­né vão igual­men­te ana­li­sar o pe­di­do de ade­são ao Tra­ta­do da Co­mis­são do Gol­fo da Gui­né feito pe­lo Gha­na.

A Con­fe­rên­cia foi an­te­ce­di­da por uma reu­nião de pe­ri­tos, re­a­li­za­da de 30 de Agos­to a 2 de Se­tem­bro, e de uma ses­são do Con­se­lho de Mi­nis­tros, que de­cor­reu on­tem. Nos en­con­tros, Angola par­ti­ci­pou com o em­bai­xa­dor Joaquim do Es­pí­ri­to San­to, di­rec­tor pa­ra Áfri­ca, Mé­dio Ori­en­te e Or­ga­ni­za­ções Re­gi­o­nais do Mi­nis­té­rio das Relações Ex­te­ri­o­res. A II ses­são foi con­vo­ca­da pe­lo pre­si­den­te em exer­cí­cio da or­ga­ni­za­ção e Pre­si­den­te da Gui­né Equa­to­ri­al, Te­o­do­ro Obi­ang Ngue­ma Mba­so­go. Na ca­pi­tal equa­to-gui­ne­en­se são es­pe­ra­dos es­ta­dis­tas ou re­pre­sen­tan­tes dos paí­ses mem­bros da Con­fe­rên­cia, Angola, São To­mé e Prín­ci­pe, Ni­gé­ria, Ca­ma­rões, Gabão, República De­mo­crá­ti­ca do Con­go e República do Con­go.

A se­de da or­ga­ni­za­ção es­tá em Angola, que tam­bém ocu­pa uma das vi­ce-pre­si­dên­ci­as. Em Mar­ço, pe­ri­tos de al­guns Es­ta­dos mem­bros da Co­mis­são do Gol­fo da Gui­né, reu­ni­dos em Lu­an­da, so­li­ci­ta­ram mais al­gum tem­po pa­ra apre­sen­tar as su­as con­tri­bui­ções ao pro­jec­to de re­es­tru­tu­ra­ção da or­ga­ni­za­ção. Os par­ti­ci­pan­tes dis­cu­ti­ram, en­tre ou­tros as­sun­tos, a ques­tão do or­ça­men­to da or­ga­ni­za­ção e o pro­jec­to de re­vi­ta­li­za­ção e re­es­tru­tu­ra­ção da Co­mis­são do Gol­fo da Gui­né, ten­do al­guns so­li­ci­ta­do mais tem­po pa­ra con­sul­tas nos seus res­pec­ti­vos paí­ses pa­ra a in­tro­du­ção de emen­das.

“Os pe­ri­tos con­cluí­ram que, pa­ra con­clu­são da ques­tão da re­es­tru­tu­ra­ção, há ne­ces­si­da­de de mais uma reu­nião de pe­ri­tos. Há de­le­ga­ções que não fi­ze­ram um es­tu­do por­me­no­ri­za­do nos seus paí­ses e so­li­ci­ta­ram que pre­ci­sa­vam de mais con­sul­tas nos seus paí­ses”, disse à im­pren­sa a se­cre­tá­ria exe­cu­ti­va da Co­mis­são do Gol­fo da Gui­né, Flo­ren­ti­ne Ukon­ga, no final do en­con­tro re­a­li­za­do no Mi­nis­té­rio das Relações Ex­te­ri­o­res. Du­ran­te o en­con­tro, foi pe­di­do aos Es­ta­dos-mem­bros que des­sem um pa­re­cer so­bre o pro­jec­to que a Co­mis­são do Gol­fo da Gui­né apre­sen­tou na reu­nião. O se­cre­ta­ri­a­do exe­cu­ti­vo deu um pra­zo de três se­ma­nas pa­ra a apre­sen­ta­ção das emen­das ao pro­jec­to de re­es­tru­tu­ra­ção. “De­pois das três se­ma­nas, va­mos con­tac­tar a pre­si­dên­cia da Co­mis­são [do Gol­fo da Gui­né] que vai in­di­car a da­ta da reu­nião do con­se­lho de mi­nis­tros”, es­cla­re­ceu Flo­ren­ti­ne Ukon­ga.

A Co­mis­são do Gol­fo da Gui­né é uma or­ga­ni­za­ção sub-re­gi­o­nal cri­a­da a 3 de Ju­lho de 2001, em Li­bre­vil­le, Gabão, por Angola, São To­mé e Prín­ci­pe, Ni­gé­ria, Con­go e o país an­fi­trião. Em 2008, Ca­ma­rões, República De­mo­crá­ti­ca do Con­go e Gui­né Equa­to­ri­al ra­ti­fi­ca­ram o tra­ta­do da or­ga­ni­za­ção. A Gui­né Equa­to­ri­al ocu­pa a pre­si­dên­cia em exer­cí­cio da Co­mis­são do Gol­fo da Gui­né des­de 10 de Agos­to de 2013.

SANTOS PE­DRO

Ministro Ge­or­ges Chi­ko­ti é aguar­da­do ho­je em Ma­la­bo pa­ra a Ci­mei­ra que ava­lia a es­tra­té­gia de re­vi­ta­li­za­ção da or­ga­ni­za­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.