Jornal de Angola

Presidente substitui ministros das Finanças e da Agricultur­a

ARCHER MANGUEIRA E MARCOS NHUNGA CHAMADOS AO GOVERNO

-

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, exonerou ontem os ministros das Finanças, Armando Manuel, e da Agricultur­a, Afonso Pedro Canga, e nomeou para os seus lugares Augusto Archer de Sousa Mangueira e Marcos Alexandre Nhunga. O novo ministro das Finanças foi exonerado do cargo de presidente do conselho de administra­ção da Comissão de Mercado de Capitais (CMC). Segundo um comunicado da Casa Civil do Presidente da República, foram também exonerados o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, e o secretário-geral do Presidente da República, Manuel da Cruz Neto. Edeltrudes Costa foi nomeado secretário-geral do Presidente da República e Manuel da Cruz Neto ministro e chefe da Casa Civil do Presidente da República. O novo ministro da Agricultur­a era até agora director do Instituto de Desenvolvi­mento Agrário.

O Presidente da República procedeu ontem à exoneração do ministro das Finanças, Armando Manuel, e da Agricultur­a, Afonso Pedro Canga, e nomeou para os seus lugares, Archer Mangueira e Marcos Alexandre Nhunga.

Economista de formação, Archer Mangueira era, até à data, o presidente do conselho de administra­ção da Comissão de Mercado de Capitais. Antes foi assessor económico do Presidente da República e, depois, vice-ministro do Comércio.

Com 54 anos, o novo ministro das Finanças é licenciado em Economia pela Escola Superior de Economia “Bruno Leuschner”, em BerlimAlem­anha, e tem três pós-graduações: Finanças Públicas, Macroecono­mia, Microecono­mia e Econometri­a, em Luanda, em Gestão de Empresas, em Paris, e em Macroecono­mia, através do Banco Mundial e FMI, em Lisboa-Portugal. Já ocupou igualmente o cargo de presidente da Federação Angolana de Andebol. O novo ministro da Agricultur­a, Marcos Alexandre Nhunga, é quadro do sector e foi director do Instituto de Desenvolvi­mento Agrário. O Chefe de Estado exonerou ainda Edeltrudes Costa, do cargo de ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, e Manuel da Cruz Neto, do cargo de secretário-geral do Presidente da República. O Presidente José Eduardo dos Santos nomeou Manuel da Cruz Neto para ministro e Chefe da Casa Civil do Presidente da República e Edeltrudes Costa para secretário-geral do Presidente da República.

Advogado e professor universitá­rio, Edeltrudes Costa ocupava o cargo de ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República desde Outubro de 2012. Antes, foi membro da Comissão Nacional Eleitoral e já esteve no Executivo como um dos três vice-ministros da Administra­ção do Território, ocupando-se das questões eleitorais.

O antigo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil acumulava como coordenado­r adjunto da Comissão Interminis­terial para o Processo Eleitoral (CIPE).

O novo ministro e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Manuel da Cruz Neto, ocupava o cargo de secretário-geral do Presidente da República desde Maio de 2013. Antes, foi vice-ministro do Comércio e vice-ministro das Finanças.

 ?? EUDARDO PEDRO ?? Ministério da Agricultur­a entregue a Marcos Alexandre Nhunga
EUDARDO PEDRO Ministério da Agricultur­a entregue a Marcos Alexandre Nhunga
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ?? Archer Mangueira deixa o Mercado de Capitais para as Finanças
VIGAS DA PURIFICAÇíO Archer Mangueira deixa o Mercado de Capitais para as Finanças
 ?? PAULO MULAZA ?? Manuel da Cruz Neto é o ministro e Chefe da Casa Civil do Presidente da República
PAULO MULAZA Manuel da Cruz Neto é o ministro e Chefe da Casa Civil do Presidente da República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola