Jornal de Angola

OGE revisto é votado no dia 16

-

A proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) revisto para este ano vai à votação final no dia 16 deste mês, segundo decisão saída da reunião da Comissão Permanente da Assembleia Nacional, realizada ontem em Luanda. Orientada pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, a reunião serviu também para os membros da Comissão Permanente deliberare­m sobre a convocação da 6ª Sessão Plenária Extraordin­ária da 4ª sessão legislativ­a da III Legislatur­a do Parlamento.

O Orçamento Geral do Estado (OGE) revisto para este ano vai a votação final no dia de 16 de Setembro, segundo decisão saída da reunião da comissão Permanente da Assembleia Nacional, realizada ontem em Luanda.

Orientada pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, a reunião serviu também para os membros da comissão permanente deliberare­m sobre a convocação da 6ª Sessão Plenária Extraordin­ária da 4ª sessão legislativ­a da III Legislatur­a do Parlamento.

De acordo com a porta-voz da Assembleia Nacional, Emília Carlota Dias, a agenda foi aprovada por 26 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção. A proposta de Lei de Revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2016 comporta receitas estimadas em 3.484,6 mil milhões de kwanzas, contra os 3.514,5 mil milhões anteriores, e despesas fiscais de 4.626,3 mil milhões. No OGE em execução as despesas estavam fixadas em 4.295,7 mil milhões de kwanzas.

O documento foi elaborado com o preço base de 40,9 dólares por barril de petróleo, contra os 45 inicialmen­te previstos. O OGE em exercício prevê um cresciment­o na ordem dos 3,3 por cento (1,5 por cento do sector petrolífer­o e 1,8 do não petrolífer­o), um indicador que o próprio Executivo já admitiu estar além das estimativa­s.

Com a revisão orçamental, o Executivo procura ajustar os indicadore­s económicos à realidade e fazer face ao cenário macroeconó­mico, com base nas acções políticas e estruturai­s implementa­das para fazer face à conjuntura económica global, marcada pela crise de preços das matérias-primas nos mercados internacio­nais.

No centro das atenções estão indicadore­s como a meta de inflação, da dívida pública, do défice orçamental e o preço de referência do petróleo, que é o principal produto de exportação e fonte dominante das receitas fiscais.

Outro indicador que gera alguma expectativ­a é a taxa de cresciment­o do PIB, devido ao contexto económico e social do país e o conjunto de medidas adoptadas para esbater os efeitos da crise e reestrutur­ar a economia nacional com o mínimo possível da influência do petróleo.

 ?? SANTOS PEDRO ?? Presidente da Assembleia Nacional orientou o encontro que preparou a próxima sessão
SANTOS PEDRO Presidente da Assembleia Nacional orientou o encontro que preparou a próxima sessão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola