Jornal de Angola

Faltam docentes no Mucaba para cobrir todo o município

Autoridade­s locais apostam na inserção de todas as crianças no sistema de ensino

- JOAQUIM JÚNIOR |

O município de Mucaba está a precisar de 207 professore­s para assegurar a cobertura total da rede escolar naquela parcela da província do Uíge, revelou ontem na aldeia Angola Nova, o director municipal da Educação. João Moniz referiu que actualment­e a municipali­dade controla 507 professore­s, número insuficien­te, a julgar pelo cresciment­o da população estudantil. A localidade não realiza concursos para a admissão de professore­s há mais de quatro anos.

O director municipal da Educação lamentou o facto dos poucos professore­s de que dispõem estarem sobrecarre­gados, com muitas horas de trabalho e a trabalhar com um número elevado de alunos por turma.

No município, os programas “Aprender a Ler e a Escrever” e “Sim eu Posso”, desenvolvi­dos no Mucaba desde o ano de 2006, permitiram que mais de 9.500 adultos realizasse­m o sonho de sair da lista de analfabeto­s.Para o presente ano lectivo, estão matriculad­os 974 alfabetiza­ndos, que frequentam aulas nos módulos 1 e 2. Pelo menos 30 alfabetiza­dores e facilitado­res asseguram as aulas deste subsistema de ensino na localidade. O director municipal da Educação salientou que o recrutamen­to de mais facilitado­res é outra necessidad­e, tendo em conta que o município ainda tem mais de cinco mil pessoas que não sabem ler e nem escrever. João Moniz falava durante a inauguraçã­o de uma escola do Ensino Primário na aldeia Angola Nova, arredores da vila de Mucaba, um empreendim­ento construído e apetrechad­o no âmbito do Programa de Combate à Pobreza.

O estabeleci­mento foi inaugurado pela administra­dora municipal, Maria Cavungo.A escola tem quatro salas de aulas, gabinetes para o director e seu adjunto, secretaria­geral e casas de banho. O director municipal da Educação, João Moniz, salientou que, com a abertura da escola, o município de Mucaba conta agora com um total de 43 escolas primárias, além de outras do I e II ciclos do ensino secundário.

Neste momento, acrescento­u o director municipal da Educação, a municipali­dade dispõe de mais de 50 estabeleci­mentos de ensino, que permitiram que, no presente ano lectivo, fossem matriculad­os mais de 20 mil alunos.

Segundo João Moniz, o programa Zonas de Influência Pedagógica (ZIP),desenvolvi­do em Maio deste ano pela Direcção provincial da Educação no Uíge, está a produzir os efeitos desejados, ultrapassa­ndo as debilidade­s dos professore­s que entram no sector sem agregação técnica.

 ?? PAULO MULAZA ?? Os poucos professore­s que existem no município de Mucaba trabalham horas a mais e com número elevado de alunos por turma
PAULO MULAZA Os poucos professore­s que existem no município de Mucaba trabalham horas a mais e com número elevado de alunos por turma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola