Li­nha de ca­mi­nho-de-fer­ro vai li­gar três paí­ses da re­gião

Jornal de Angola - - PARTADA -

Os go­ver­nos do Botswa­na, Mo­çam­bi­que e Zim­babwe as­si­na­ram um do­cu­men­to de par­ce­ria pa­ra a cons­tru­ção de uma li­nha de ca­mi­nho-de-fer­ro com uma ex­ten­são de mais de 1.700 qui­ló­me­tros, pas­san­do pe­los três paí­ses pa­ra fa­ci­li­tar o co­mér­cio.

O do­cu­men­to foi as­si­na­do em Bu­lawayo, no Zim­babwe, pe­los mi­nis­tros dos Trans­por­tes e De­sen­vol­vi­men­to de In­fra-es­tru­tu­ras des­te país, Jo­ram Gum­bo, dos Trans­por­tes e Co­mu­ni­ca­ções de Mo­çam­bi­que, Car­los Al­ber­to Mes­qui­ta, e dos Mi­ne­rais, Ener­gia e Re­cur­sos Hí­dri­cos do Botswa­na, On­ko­ka­ne Kit­so Mo­kai­la.

A ex­ten­são to­tal da li­nha de ca­mi­nho-de-fer­ro se­rá di­vi­di­da em cer­ca de 1.500 qui­ló­me­tros no Zim­babwe e cem qui­ló­me­tros tan­to no Botswa­na co­mo em Mo­çam­bi­que. Ca­da go­ver­no vai con­tri­buir com 200 mi­lhões de dó­la­res (mais de 33 mil mi­lhões de kwan­zas) e pro­cu­rar es­ta­be­le­cer uma par­ce­ria pú­bli­co-pri­va­da pa­ra es­te pro­jec­to, aten­den­do à sua di­men­são.

Jo­ram Gum­bo dis­se es­pe­rar que o pro­jec­to me­lho­re a dis­tri­bui­ção do trá­fe­go re­gi­o­nal, au­men­te a in­te­gra­ção re­gi­o­nal e a co­o­pe­ra­ção in­ter­na­ci­o­nal e se­ja mais uma pe­ça nu­ma re­de re­gi­o­nal de trans­por­tes.

A li­nha de ca­mi­nho-de-fer­ro, que ter­mi­na­rá em Mo­çam­bi­que na Pon­ta Te­cho­ba­ni­ne, on­de vai ser cons­truí­do um por­to ma­rí­ti­mo, de­ve­rá, de acor­do com os in­ter­ve­ni­en­tes, fa­ci­li­tar os in­ves­ti­men­tos na ex­plo­ra­ção mi­nei­ra, na lo­gís­ti­ca e na in­dús­tria.

A mai­or fa­tia do co­mér­cio ex­ter­no do Botswa­na e do Zim­babwe é fei­ra atra­vés de por­tos mo­çam­bi­ca­nos ne­ces­si­ta­dos de in­ves­ti­men­to pa­ra pro­ces­sos de mo­der­ni­za­ção das in­fra-es­tru­tu­ras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.