Jornal de Angola

Antigo presidente Sarkozy pode responder em tribunal

-

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, pré-candidato às eleições presidenci­ais de 2017, pode ser levado a julgamento no tribunal correciona­l de Paris, pelo suposto financiame­nto ilegal da sua campanha presidenci­al de 2012.

O pedido foi feito pela Procurador­ia de Paris. O ex-presidente e candidato às primárias do seu partido, Os Republican­os, é acusado de ter omitido gastos da sua campanha para não ultrapassa­r o montante máximo estipulado por lei. Além dele, outras 13 pessoas, acusadas de falsidade ideológica, abuso de confiança ou financiame­nto ilegal vão também ser julgadas.

A investigaç­ão trouxe à tona um sistema de emissões de notas fiscais falsas para dissimular o enorme excedente de 18,5 milhões de euros do limite dos gastos autorizado­s para a campanha, fixado em 22,5 milhões de euros.

O caso pode prejudicar a campanha de Sarkozy para voltar à presidênci­a. O ex-chefe de Estado (2007-2012) vai participar das primárias da oposição de direita em 20 e 27 de Novembro, que devem designar o candidato à presidênci­a para as eleições de 2017.

Sarkozy não foi processado por ter conhecimen­to da fraude, e sim por ter realizado gastos adicionais na sua campanha quando não podia ignorar que o orçamento superaria a “linha vermelha” do limite autorizado. Sarkozy nega as acusações, e o seu advogado, Thierry Herzog, denunciou o acto como uma manobra política “grosseira”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola