An­ti­go pre­si­den­te Sar­kozy po­de res­pon­der em tri­bu­nal

Jornal de Angola - - PARTADA -

O ex-pre­si­den­te fran­cês Ni­co­las Sar­kozy, pré-can­di­da­to às elei­ções pre­si­den­ci­ais de 2017, po­de ser le­va­do a jul­ga­men­to no tri­bu­nal cor­re­ci­o­nal de Pa­ris, pe­lo su­pos­to fi­nan­ci­a­men­to ile­gal da sua cam­pa­nha pre­si­den­ci­al de 2012.

O pe­di­do foi fei­to pe­la Pro­cu­ra­do­ria de Pa­ris. O ex-pre­si­den­te e can­di­da­to às pri­má­ri­as do seu par­ti­do, Os Re­pu­bli­ca­nos, é acu­sa­do de ter omi­ti­do gas­tos da sua cam­pa­nha pa­ra não ul­tra­pas­sar o mon­tan­te má­xi­mo es­ti­pu­la­do por lei. Além de­le, ou­tras 13 pes­so­as, acu­sa­das de fal­si­da­de ide­o­ló­gi­ca, abu­so de con­fi­an­ça ou fi­nan­ci­a­men­to ile­gal vão tam­bém ser jul­ga­das.

A in­ves­ti­ga­ção trou­xe à to­na um sis­te­ma de emis­sões de no­tas fis­cais fal­sas pa­ra dis­si­mu­lar o enor­me ex­ce­den­te de 18,5 mi­lhões de eu­ros do li­mi­te dos gas­tos au­to­ri­za­dos pa­ra a cam­pa­nha, fi­xa­do em 22,5 mi­lhões de eu­ros.

O ca­so po­de pre­ju­di­car a cam­pa­nha de Sar­kozy pa­ra vol­tar à pre­si­dên­cia. O ex-che­fe de Es­ta­do (2007-2012) vai par­ti­ci­par das pri­má­ri­as da opo­si­ção de di­rei­ta em 20 e 27 de No­vem­bro, que de­vem de­sig­nar o can­di­da­to à pre­si­dên­cia pa­ra as elei­ções de 2017.

Sar­kozy não foi pro­ces­sa­do por ter co­nhe­ci­men­to da frau­de, e sim por ter re­a­li­za­do gas­tos adi­ci­o­nais na sua cam­pa­nha quan­do não po­dia ig­no­rar que o or­ça­men­to su­pe­ra­ria a “li­nha ver­me­lha” do li­mi­te au­to­ri­za­do. Sar­kozy ne­ga as acu­sa­ções, e o seu ad­vo­ga­do, Thi­er­ry Her­zog, de­nun­ci­ou o ac­to co­mo uma ma­no­bra po­lí­ti­ca “gros­sei­ra”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.