OMA dei­xa vi­ce-pre­si­dên­cia

Jornal de Angola - - POLÍTICA - YARA SIMÃO |

A Or­ga­ni­za­ção da Mu­lher An­go­la­na (OMA) ter­mi­na es­te mês o man­da­to de vi­ce-pre­si­dên­cia da Fe­de­ra­ção De­mo­crá­ti­ca In­ter­na­ci­o­nal das Mu­lhe­res (FDIM), du­ran­te o XVI con­gres­so que acon­te­ce en­tre os di­as 15 e 18 do cor­ren­te em Bo­go­tá, Colôm­bia.

A OMA, se­gun­do a sua se­cre­tá­ria-ge­ral, Luzia In­glês, dei­xa o car­go com o sen­ti­men­to do de­ver cum­pri­do na de­fe­sa dos di­rei­tos da clas­se fe­mi­ni­na no con­ti­nen­te afri­ca­no. Em con­fe­rên­cia de im­pren­sa on­tem, em Lu­an­da, Luzia In­glês con­si­de­rou po­si­ti­va a par­ti­ci­pa­ção de An­go­la nos três man­da­tos, su­bli­nhan­do que deu o seu apoio de so­li­da­ri­e­da­de a paí­ses em con­fli­tos e com ca­tás­tro­fes na­tu­rais, com des­ta­que pa­ra a Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, Con­go Braz­za­vil­le e Zim­babwe, bem co­mo mo­bi­li­zou mais mem­bros pa­ra a FDIM.

Du­ran­te o Con­gres­so de Bo­go­tá, a OMA vai pro­por co­mo sua su­ces­so­ra a Na­mí­bia, en­quan­to Mo­çam­bi­que con­ti­nua co­mo co­or­de­na­dor re­gi­o­nal pa­ra Áfri­ca. No en­con­tro, Luzia In­glês Van-Du­ném vai apre­sen­tar uma te­se so­bre “A lu­ta das mu­lhe­res em Áfri­ca. Os seus avan­ços e con­quis­tas.” Luzia In­glês al­me­ja que o con­gres­so se­ja in­cen­ti­va­dor pa­ra que os paí­ses con­ti­nu­em na sen­da da cons­tru­ção de me­lho­res opor­tu­ni­da­des pa­ra as mu­lhe­res de to­do o mun­do. A FDIM, dis­se, é ho­je uma or­ga­ni­za­ção em cres­ci­men­to, com gran­de vi­ta­li­da­de e que tri­lha fir­me­men­te um ca­mi­nho de pro­jec­ção e afir­ma­ção no pla­no in­ter­na­ci­o­nal na de­fe­sa dos di­rei­tos das mu­lhe­res.

A or­ga­ni­za­ção, acres­cen­tou, tem tam­bém a vo­ca­ção de pro­por­ci­o­nar a dis­se­mi­na­ção de bo­as prá­ti­cas ca­pa­zes de in­flu­en­ci­ar po­si­ti­va­men­te os sis­te­mas de­mo­crá­ti­cos em cons­tru­ção nos paí­ses­mem­bros e en­fren­tar os de­sa­fi­os glo­bais de er­ra­di­ca­ção da fo­me e do anal­fa­be­tis­mo.

Se­gun­do ain­da Luzia In­glês, o en­con­tro é um pal­co de re­fle­xão on­de são abor­da­dos te­mas co­mo a de­fe­sa da paz mun­di­al, a igual­da­de de opor­tu­ni­da­des, a lu­ta pe­la igual­da­de de sa­lá­rio por tra­ba­lho igual, a cons­tru­ção de so­ci­e­da­des de­mo­crá­ti­cas in­clu­si­vas, aber­tas e li­vres, e a de­fe­sa dos di­rei­tos das cri­an­ças ca­pa­zes de pro­por­ci­o­nar uma vi­da dig­na aos ci­da­dãos.

“Ho­je, so­bre­tu­do com a ac­tu­al cri­se eco­nó­mi­ca e fi­nan­cei­ra, de­ve-se apren­der a adi­ci­o­nar a sen­si­bi­li­da­de hu­ma­na e a so­li­da­ri­e­da­de in­clu­si­va na re­so­lu­ção de vá­ri­os pro­ble­mas que afec­tam as mu­lhe­res”, de­fen­deu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.