Jornal de Angola

Chefe de Estado envia mensagem a Evaristo Carvalho

-

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Mangueira, entregou uma carta do Presidente José Eduardo dos Santos ao seu homólogo de São Tomé Príncipe, Evaristo Carvalho.

A audiência teve lugar no sábado, à margem da cerimónia de investidur­a do Presidente de São Tomé, sendo que o ministro Rui Mangueira represento­u o Chefe de Estado de angolano. Durante a sua estada, o ministro Rui Mangueira foi também recebido, em audiência, pelo Primeiro-Ministro, Patrice Trovoada. No encontro, foram tratadas questões de cooperação bilateral entre Angola e São Tomé e Príncipe.

A cerimónia de investidur­a decorreu, pela primeira vez, num local público e o acto foi precedido de uma sessão solene da Assembleia Nacional (Parlamento são-tomense) na Praça da Independên­cia, seguido da leitura da Acta de Apuramento da Eleição e do Auto de Posse.

Cerca de três dezenas de entidades estrangeir­as participar­am na cerimónia. Portugal enviou a secretária de Estado dos Negócios Estrangeir­os e da Cooperação, Teresa Ribeiro. Ausentes na cerimónia de posse do novo Chefe de Estado estiveram os deputados do maior partido da oposição, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), que se justificar­am num comunicado, alegando irregulari­dades nas eleições, agravadas com a reprodução pela televisão pública de um texto publicado no semanário 'O Parvo', intitulado “Em São Tomé e Príncipe cai o poder dos colonos negros.”

Na sua primeira mensagem à nação, o novo Presidente de São Tomé e Príncipe prometeu que tudo fará para que reine a estabilida­de política, o bom, o são relacionam­ento institucio­nal e a coesão social no arquipélag­o.

Para adaptar São Tomé e Príncipe aos novos desafios de desenvolvi­mento, o novo Chefe Estado sãotomense garantiu que vai estar sempre disponível para apoiar o Governo de Patrice Trovoada na sua política de reformas.

Além de prometer ser um guardião da Constituiç­ão, Evaristo Carvalho sublinhou que tudo fará para que a lei seja cumprida e os direitos de todos salvaguard­ados, incluindo os das minorias e da oposição política. Evaristo Carvalho prestou homenagem aos seus antecessor­es, os antigos Presidente­s Manuel Pinto da Costa e Fradique de Menezes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola