Aju­da hu­ma­ni­tá­ria es­tá com­pro­me­ti­da

Es­ta­do Is­lâ­mi­co per­de con­tro­lo das áre­as pró­xi­mas à fron­tei­ra com a Tur­quia

Jornal de Angola - - MUNDO -

Os Es­ta­dos Uni­dos e a Rús­sia anun­ci­a­ram, on­tem, que fa­lha­ram a pos­si­bi­li­da­de de con­se­guir um ces­sar-fo­go na Sí­ria, pa­ra per­mi­tir a en­tra­da de aju­da hu­ma­ni­tá­ria nas zo­nas con­si­de­ra­das mais crí­ti­cas, on­de a po­pu­la­ção es­tá à bei­ra de uma ca­tás­tro­fe.

Washing­ton e Mos­co­vo ori­en­ta­ram os seus di­plo­ma­tas, que apre­ci­a­ram a si­tu­a­ção em Hangzhou, Chi­na, à mar­gem da reu­nião dos G20, pa­ra en­con­tra­rem pon­tos de con­ver­gên­cia no dos­si­er Sí­ria, que le­vem a um en­ten­di­men­to ime­di­a­to en­tre as par­tes em con­fli­to.

Fon­tes di­plo­má­ti­cas anun­ci­a­ram que não foi pos­sí­vel che­gar-se a um acor­do, de­pois de o se­cre­tá­rio de Es­ta­do dos EUA, John Ker­ry, se reu­nir, no do­min­go e on­tem, com o mi­nis­tro rus­so das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ser­gey La­vrov.

O en­con­tro de John Ker­ry e Ser­gey La­vrov pre­pa­rou uma reu­nião de al­to ní­vel em Hangzhou con­du­zi­da pe­los Pre­si­den­tes Ba­rack Oba­ma e Vla­di­mir Pu­tin.

“Pa­re­ce frus­tra­da a pos­si­bi­li­da­de de que os dois paí­ses che­guem a um acor­do an­tes que aca­be a reu­nião do G20, na Chi­na, de­pois de não con­se­gui­rem avan­ços em en­con­tros an­te­ri­o­res em Mos­co­vo, Washing­ton e Ge­ne­bra”. John Ker­ry ad­ver­tiu on­tem, que, em­bo­ra te­nha ha­vi­do pro­gres­sos con­si­de­rá­veis em im­por­tan­tes ques­tões téc­ni­cas nas con­ver­sas com Ser­gey La­vrov, ain­da fi­ca­ram pe­lo me­nos du­as ques­tões com­ple­xas que po­dem vir a con­cor­dar com um ces­sar-fo­go. Em­bo­ra ne­nhu­ma das du­as par­tes quei­ra con­fir­mar quais são es­ses em­pe­ci­lhos, o De­par­ta­men­to de Es­ta­do nor­te­a­me­ri­ca­no dis­se que só vai apoi­ar um ces­sar-fo­go na­ci­o­nal en­tre o Exér­ci­to sí­rio e os re­bel­des e não ou­tro, a cur­to pra­zo, em al­guns pon­tos do país.

O Pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos, Ba­rack Oba­ma, foi cau­te­lo­so e “cép­ti­co” so­bre a pos­si­bi­li­da­de de se che­gar a um acor­do em Hangzhou, com a Rús­sia, en­quan­to prin­ci­pal ali­a­da do Go­ver­no. Washing­ton apoia os re­bel­des. Ba­rack Oba­ma re­co­nhe­ceu “pro­fun­das di­fe­ren­ças com os rus­sos tan­to na par­te que apoi­a­mos, co­mo no pro­ces­so ne­ces­sá­rio pa­ra le­var a paz à Sí­ria”.

Fra­cas­so dos re­bel­des

O Es­ta­do Is­lâ­mi­co (EI) per­deu on­tem o con­tro­lo dos úl­ti­mos ha­bi­tan­tes sí­ri­os que man­ti­nha sob ca­ti­vei­ro nos ar­re­do­res da fron­tei­ra en­tre Sí­ria e a Tur­quia, de­pois de uma gran­de ofen­si­va re­a­li­za­da por fac­ções re­bel­des que con­tou com o apoio de aviões e tan­ques tur­cos.

Es­ta po­pu­la­ção en­con­tra-se na re­gião si­tu­a­da en­tre Ja­ra­bu­lus e Al Rai, no nor­te da pro­vín­cia de Alep­po, na Sí­ria, on­de têm lu­gar, tam­bém, ace­sos com­ba­tes.

Os mi­li­tan­tes do EI re­ti­ra­ram-se das du­as úl­ti­mas lo­ca­li­da­des que con­tro­la­vam na re­gião, Al Qa­di e Tel Mi­zab, ao fu­gir da ca­pa­ci­da­de de fo­go das for­ças tur­cas.

Além dis­so, os ex­tre­mis­tas per­de­ram a li­ga­ção que ha­via en­tre as lo­ca­li­da­des de Ja­ra­bu­lus e Al Rai, que eram o al­vo cen­tral das fac­ções re­bel­des e dos seus ali­a­dos tur­cos no qua­dro des­ta ofen­si­va.

As mi­lí­ci­as to­ma­ram o con­tro­lo de uma ou­tra ci­da­de si­tu­a­da a 13 qui­ló­me­tros a oes­te de Al Rai. O jor­nal tur­co “Hür­riyet” in­for­mou, no sá­ba­do, que o Exér­ci­to tur­co en­vi­ou 20 tan­ques, cin­co blin­da­dos, ca­miões e ma­qui­na­ria pe­sa­da pa­ra os ar­re­do­res de Al Rai, a fim de re­for­çar a lu­tar con­tra o EI.

As for­ças tur­cas apoi­am os re­bel­des sí­ri­os nas ba­ta­lhas con­tra os ex­tre­mis­tas, den­tro da ofen­si­va que foi lan­ça­da pe­la Tur­quia, na se­ma­na pas­sa­da, con­tra o Es­ta­do Is­lâ­mi­co e tam­bém con­tra as mi­lí­ci­as cur­das, pa­ra evi­tar que es­tas úl­ti­mas as­su­mis­sem o con­tro­lo de am­plas áre­as na fron­tei­ra sí­rio-tur­ca.

Se­gun­do a ONU, o con­fli­to na Sí­ria já dei­xou 250 mil mor­tos e mais de 4 mi­lhões de re­fu­gi­a­dos.

AFP

Di­plo­ma­cia rus­sa e nor­te-ame­ri­ca­na pro­cu­ram cor­re­dor pa­ra as­sis­tir po­pu­la­ções na Sí­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.