Do­cen­tes apri­mo­ram co­nhe­ci­men­tos

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - JUSTINO VITORINO |

Um to­tal de 102 pro­fes­so­res do en­si­no pri­má­rio do mu­ni­cí­pio do Lon­duim­ba­li, pro­vín­cia do Huambo, foi ca­pa­ci­ta­do so­bre água, am­bi­en­te, sa­ne­a­men­to, hi­gi­e­ne, saú­de e edu­ca­ção, pa­ra con­tri­buir pa­ra o com­ba­te às do­en­ças tro­pi­cais ne­gli­gen­ci­a­das e aju­dar a pro­mo­ver o bem-es­tar nas co­mu­ni­da­des.

A ini­ci­a­ti­va é da Or­ga­ni­za­ção Não Go­ver­na­men­tal Men­tor, em co­la­bo­ra­ção com o go­ver­no pro­vin­ci­al e o Uni­cef. Du­ran­te du­as se­ma­nas de for­ma­ção, os do­cen­tes abor­da­ram te­mas co­mo a “Es­tru­tu­ra­ção me­to­do­ló­gi­ca”, “O per­fil do pro­fes­sor”, “Fa­ses de en­si­no”, “Ob­jec­ti­vos e os pro­ce­di­men­tos de uma sa­la de au­la” e dis­cu­ti­ram tam­bém te­má­ti­cas li­ga­das à ava­li­za­ção da apren­di­za­gem e à le­gis­la­ção la­bo­ral, além da ac­tu­a­li­za­ção de co­nhe­ci­men­tos pe­da­gó­gi­cos.

No fi­nal da for­ma­ção, o ad­mi­nis­tra­dor em exer­cí­cio do mu­ni­cí­pio, Ben­to Ngan­du­la, pe­diu aos for­ma­dos pa­ra apli­ca­rem os co­nhe­ci­men­tos ad­qui­ri­dos ao lon­go do cur­so, acres­cen­tan­do que o fun­ci­o­na­men­to com su­ces­so do sec­tor da Edu­ca­ção pas­sa, ne­ces­sa­ri­a­men­te, pe­la pre­pa­ra­ção pe­da­gó­gi­ca e ci­en­tí­fi­ca do edu­ca­dor.

Ben­to Ngan­du­la cha­mou aten­ção aos pro­fes­so­res, pa­ra te­rem o má­xi­mo cui­da­do na trans­mis­são dos co­nhe­ci­men­tos, vis­to que “se a cri­an­ça não es­ti­ver bem for­ma­da o fu­tu­ro do país es­ta­rá com­pro­me­ti­do.”

A co­or­de­na­do­ra do pro­jec­to de Com­ba­te às Do­en­ças Tro­pi­cais Ne­gli­gen­ci­a­das, El­len Ca­ta­lan , ape­lou

Du­ran­te du­as se­ma­nas os pro­fes­so­res abor­da­ram vá­ri­os as­sun­tos que vi­sam com­ba­ter as do­en­ças tro­pi­cais ne­gli­gen­ci­a­das

igual­men­te aos pro­fis­si­o­nais da Edu­ca­ção en­vol­vi­dos na for­ma­ção pa­ra ti­ra­rem o mai­or pro­vei­to do ci­clo for­ma­ti­vo, por cons­ti­tuir uma das fer­ra­men­tas que vão ga­ran­tir uma vi­da me­lhor às po­pu­la­ções.

El­len Ca­ta­lan lem­brou que a pri­mei­ra fa­se do pro­gra­ma co­me­çou em 2013, com a dis­tri­bui­ção de al­ben­da­zol e for­ma­ção de pro­fes­so­res e en­fer­mei­ros pa­ra ser­vi­rem de di­fu­so­res das me­di­das pre­ven­ti­vas, pa­ra as­se­gu­rar uma vi­da sau­dá­vel nas co­mu­ni­da­des.

A res­pon­sá­vel re­cor­dou que o Go­ver­no tem co­mo pri­o­ri­da­de er­ra­di­car as do­en­ças tro­pi­cais ne­gli­gen­ci­a­das, daí a im­por­tân­cia da im­ple­men­ta­ção des­te pro­jec­to, e acon­se­lhou os di­rec­to­res de es­co­las a cons­ti­tuí­rem nú­cle­os com­pos­tos por pro­fes­so­res, lí­de­res co­mu­ni­tá­ri­os e alu­nos, pa­ra a pro­mo­ção da saú­de.

El­len Ca­ta­lan in­for­mou que a sua or­ga­ni­za­ção vai con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar com o Go­ver­no da Pro­vín­cia do Huambo no pro­gra­ma de er­ra­di­ca­ção das do­en­ças tro­pi­cais ne­gli­gen­ci­a­das, pa­ra ga­ran­tir a saú­de pú­bli­ca.

No qua­dro do lan­ça­men­to do pro­jec­to, a ONG Men­tor tem dis­tri­buí­do kits de hi­gi­e­ne, cons­ti­tuí­dos por bal­des, en­xa­das, pás, sa­bão, pro­du­tos de de­sin­fec­ção e de­pó­si­tos de água po­tá­vel, em vá­ri­os mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia do Huambo.

O sec­tor da Edu­ca­ção, no mu­ni­cí­pio de Lon­duim­ba­li, con­ta com 627 pro­fes­so­res do en­si­no pri­má­rio, se­gun­do o ad­mi­nis­tra­dor em exer­cí­cio.

MIQUEIAS MACHANGONGO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.