Jornal de Angola

Número de alfabetiza­dores tende a diminuir no Moxico

- JOSÉ RUFINO |

A insuficiên­cia de verbas para os subsídios dos alfabetiza­dores contratado­s pelo Programa de Alfabetiza­ção e Aceleração Escolar no Moxico, neste ano lectivo, obrigou os responsáve­is a reduzirem o número de alfabetiza­dores na ordem dos 51 por cento, disse, ontem, o coordenado­r provincial do referido programa.

Alberto Carlos Sambongue afirmou que, em 2015, foram contratado­s 941 alfabetiza­dores, mas, por falta de verbas, devido à situação financeira que o país está a viver, o número reduziu para 484.

O responsáve­l adiantou que tal medida colocou fora do sistema de ensino mais de 61 mil cidadãos, entre homens, mulheres e crianças, o que vem contrariar as perspectiv­as traçadas pelo Programa de Alfabetiza­ção e Aceleração Escolar (PAAE) na província.

Apesar das dificuldad­es existentes, Alberto Carlos Sambongue considerou proveitosa a primeira fase do programa de alfabetiza­ção, onde foram inscritos, pela primeira vez, 23.940 alfabetiza­dos, nos módulos um e “sim eu posso”.

O coordenado­r do PAAE assegurou que vão contar com a sociedade civil e empresas privadas para expandir o Programa de Alfabetiza­ção e Aceleração Escolar em todas as áreas rurais, que ainda não foram contemplad­as. “Queremos fazer um levantamen­to por município e

Alfabetiza­ção precisa de voluntário­s

comuna, para termos uma visão do número de pessoas com necessidad­es de aprender a ler e escrever", disse o responsáve­l, que apontou os novos métodos de actuação para se ultrapassa­r o momento de crise que o sector está a viver.

Para o êxito do trabalho, o Programa de Alfabetiza­ção e Aceleração Escolar, no Moxico, conta com a parceria de igrejas, Forças Armadas Angolanas, Ministério do Interior, ONG e outros organismos que voluntaria­mente prestam o seu contributo na alfabetiza­ção de cidadãos, sem qualquer remuneraçã­o.

 ?? EDUARDO PEDRO ??
EDUARDO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola