Igre­ja ori­en­ta ce­le­ri­da­de na ins­cri­ção de pas­to­res

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A Con­ven­ção Bap­tis­ta de An­go­la (CBA) ori­en­tou as re­pre­sen­ta­ções pro­vin­ci­ais da de­no­mi­na­ção a fa­ze­rem o acom­pa­nha­men­to do pro­ces­so de ins­cri­ção dos pas­to­res de to­das as igre­jas mem­bros, no Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça So­ci­al (INSS), à luz do De­cre­to nº 41/08, que re­gu­la a pro­tec­ção so­ci­al dos mem­bros das con­fis­sões re­li­gi­o­sas.

Ao fa­zer a ava­li­a­ção do pro­ces­so de ins­cri­ção dos pas­to­res que se de­di­cam ex­clu­si­va­men­te ao mi­nis­té­rio san­to, o Con­se­lho Co­or­de­na­dor da Con­ven­ção Bap­tis­ta de An­go­la, reu­ni­do na sua se­gun­da ses­são or­di­ná­ria do ano, ma­ni­fes­tou-se pre­o­cu­pa­do com a len­ti­dão que se re­gis­ta no pro­ces­so de ins­cri­ção e ori­en­tou as con­ven­ções bap­tis­tas pro­vin­ci­ais a fa­ze­rem um le­van­ta­men­to exaus­ti­vo so­bre a si­tu­a­ção, pa­ra ga­ran­tir que to­dos os pas­to­res es­te­jam ins­cri­tos na se­gu­ran­ça so­ci­al.

Um co­mu­ni­ca­do de im­pren­sa di­vul­ga­do, on­tem, in­di­ca que a ins­cri­ção dos pas­to­res da Con­ven­ção Bap­tis­ta de An­go­la no Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça So­ci­al é da res­pon­sa­bi­li­da­de das igre­jas lo­cais, de­vi­do ao sis­te­ma de go­ver­no con­gre­ga­ci­o­nal adop­ta­do por es­sa de­no­mi­na­ção cris­tã, em que ca­da con­gre­ga­ção (igre­ja lo­cal) é au­tó­no­ma e in­de­pen­den­te na sua ad­mi­nis­tra­ção.

O De­cre­to nº 41/08, de 2 de Ju­lho, apro­va­do em 2008 pe­lo Con­se­lho de Mi­nis­tros, pre­vê a pro­tec­ção so­ci­al dos mem­bros das con­fis­sões re­li­gi­o­sas na ve­lhi­ce, in­va­li­dez e mor­te, po­den­do a ade­são a es­sas mo­da­li­da­des ser com­ple­ta ou par­ci­al.

A reu­nião, re­a­li­za­da sob a ori­en­ta­ção do pre­si­den­te da de­no­mi­na­ção, João Cé­sar, ana­li­sou o re­la­tó­rio do se­cre­tá­rio-ge­ral re­fe­ren­te ao pe­río­do de Abril a Agos­to e os re­la­tó­ri­os das con­ven­ções bap­tis­tas pro­vin­ci­ais.

Os par­ti­ci­pan­tes ava­li­a­ram o es­ta­do de di­vul­ga­ção e a im­ple­men­ta­ção do Pla­no Es­tra­té­gi­co da Con­ven­ção Bap­tis­ta 2016-2027, o an­da­men­to de al­guns pro­jec­tos so­ci­ais fi­nan­ci­a­dos pe­lo Go­ver­no e os pre­pa­ra­ti­vos da As­sem­bleia Ge­ral da Ali­an­ça Evan­gé­li­ca de An­go­la (AEA), da qual é mem­bro, a re­a­li­zar-se de 6 a 9 de Ou­tu­bro, em Lu­an­da.

O Con­se­lho Co­or­de­na­dor da Con­ven­ção Bap­tis­ta de An­go­la fez uma re­fle­xão so­bre a co­o­pe­ra­ção es­tran­gei­ra, ten­do en­co­ra­ja­do o se­cre­tá­rio-ge­ral, Vir­gí­lio Ma­tu­tu­ka, a pros­se­guir os con­tac­tos com con­ven­ções bap­tis­tas de ou­tros paí­ses pa­ra alar­gar as par­ce­ri­as na ex­pan­são do evan­ge­lho.

O Con­se­lho Co­or­de­na­dor é o ór­gão da Con­ven­ção Bap­tis­ta de An­go­la que to­ma as prin­ci­pais de­ci­sões so­bre a vi­da da or­ga­ni­za­ção nos in­ter­va­los das as­sem­blei­as ge­rais e in­te­gra o pre­si­den­te, o vi­ce-pre­si­den­te, o se­cre­tá­rio-ge­ral e o seu ad­jun­to.

O con­se­lho in­te­gra ain­da os lí­de­res dos de­par­ta­men­tos na­ci­o­nais, os pre­si­den­tes e os se­cre­tá­ri­os exe­cu­ti­vos das con­ven­ções bap­tis­tas pro­vin­ci­ais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.