Jornal de Angola

Jovens angolanos estudam na China

-

A cooperação sino-angolana no sector da Educação e formação de quadros foi cimentada no fim-desemana com a chegada à China de mais 57 jovens que, nos próximos cinco ou seis anos, vão prosseguir os seus estudos nas mais diversas instituiçõ­es de ensino superior deste país asiático.

Dos beneficiár­ios, segundo uma nota de imprensa da Embaixada de Angola na China, 42 são bolseiros controlado­s pela Fundação Eduardo dos Santos e 15 pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo, INAGBE.

Os jovens, oriundos de todas as províncias do país e com idades compreendi­das entre os 17 e 20 anos, vão beneficiar de formação nas áreas das engenharia­s eléctrica e civil, farmácia e informátic­a.

Ontem, eram esperados outros bolseiros controlado­s pela Fundação Agostinho Neto.

O grupo vai juntar-se aos cerca de 200 jovens que já se encontram em território chinês.

A acção resulta de um protocolo de formação que os governos de Angola e da China assumiram no sector da formação de quadros para o cumpriment­o das metas fixadas no Plano Nacional de Desenvolvi­mento de Angola 2013-2017.

Anualmente e à luz dos últimos contactos oficiais, o Governo chinês disponibil­iza 230 vagas para jovens angolanos prosseguir­em os seus estudos em instituiçõ­es de ensino superior da República Popular da China. Desde o estabeleci­mento de relações diplomátic­as entre os dois países, a cooperação bilateral tem registado uma evolução positiva, sobretudo depois do fim da guerra em 2002. Angola mantêm relações privilegia­das com a China em diversas áreas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola