Jo­vens an­go­la­nos es­tu­dam na Chi­na

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A co­o­pe­ra­ção si­no-an­go­la­na no sec­tor da Edu­ca­ção e for­ma­ção de qua­dros foi ci­men­ta­da no fim-de­se­ma­na com a che­ga­da à Chi­na de mais 57 jo­vens que, nos pró­xi­mos cin­co ou seis anos, vão pros­se­guir os seus es­tu­dos nas mais di­ver­sas ins­ti­tui­ções de en­si­no su­pe­ri­or des­te país asiá­ti­co.

Dos be­ne­fi­ciá­ri­os, se­gun­do uma no­ta de im­pren­sa da Em­bai­xa­da de An­go­la na Chi­na, 42 são bol­sei­ros con­tro­la­dos pe­la Fun­da­ção Edu­ar­do dos San­tos e 15 pe­lo Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Ges­tão de Bol­sas de Es­tu­do, INAGBE.

Os jo­vens, oriun­dos de to­das as pro­vín­ci­as do país e com ida­des com­pre­en­di­das en­tre os 17 e 20 anos, vão be­ne­fi­ci­ar de for­ma­ção nas áre­as das en­ge­nha­ri­as eléc­tri­ca e ci­vil, far­má­cia e in­for­má­ti­ca.

On­tem, eram es­pe­ra­dos ou­tros bol­sei­ros con­tro­la­dos pe­la Fun­da­ção Agos­ti­nho Ne­to.

O gru­po vai jun­tar-se aos cer­ca de 200 jo­vens que já se en­con­tram em ter­ri­tó­rio chi­nês.

A ac­ção re­sul­ta de um pro­to­co­lo de for­ma­ção que os go­ver­nos de An­go­la e da Chi­na as­su­mi­ram no sec­tor da for­ma­ção de qua­dros pa­ra o cum­pri­men­to das me­tas fi­xa­das no Pla­no Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to de An­go­la 2013-2017.

Anu­al­men­te e à luz dos úl­ti­mos con­tac­tos ofi­ci­ais, o Go­ver­no chi­nês dis­po­ni­bi­li­za 230 va­gas pa­ra jo­vens an­go­la­nos pros­se­gui­rem os seus es­tu­dos em ins­ti­tui­ções de en­si­no su­pe­ri­or da Re­pú­bli­ca Po­pu­lar da Chi­na. Des­de o es­ta­be­le­ci­men­to de re­la­ções di­plo­má­ti­cas en­tre os dois paí­ses, a co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral tem re­gis­ta­do uma evo­lu­ção po­si­ti­va, so­bre­tu­do de­pois do fim da gu­er­ra em 2002. An­go­la man­têm re­la­ções pri­vi­le­gi­a­das com a Chi­na em di­ver­sas áre­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.