Jornal de Angola

Ruínas na Cidade Velha em destaque na imprensa

-

O site noticioso “Face2face África”, que se dedica à actualidad­e dos países do continente, anunciou numa matéria publicada ontem que tinha sido “desenterra­da a cidade perdida dos escravos”, de Cabo Verde.

Segundo o jornal “Expresso das Ilhas”, de Cabo Verde, o artigo cita como fonte uma reportagem da CNN publicada no final de Julho, que fala sobre o caso das escavações arqueológi­cas levadas a cabo por uma equipa da Universida­de de Cambridge (Reino Unido).

A reportagem, divulgada no ano passado, destaca que foi desenterra­da a primeira igreja construída por europeus na região da África Subsaarian­a, numa “cidade velha” (Ribeira Grande de Santiago).

O repórter confunde a descoberta das ruínas desta igreja, cuja existência já se conhecia sem que se conseguiss­e encontrar a sua localizaçã­o para efeitos de escavações arqueológi­cas, com a descoberta de uma cidade de escravos perdida, como se toda a cidade velha tivesse sido agora descoberta em escavações.

A peça noticiosa também confunde os leitores quando exibe uma fotografia de uma rua da cidade velha (rua Banana, uma das poucas que conserva a arquitectu­ra antiga). Como legenda, a foto é acompanhad­a com os dizeres “Cidade capital das ilhas de Cabo Verde, Praia é também a maior cidade do arquipélag­o e o maior centro comercial e cidade-porto.”

A ideia de que na área onde foi encontrada a igreja possam estar soterrados outros edifícios e construçõe­s é plausível, conforme explicou à CNN Jailson Monteiro, técnico do Instituto do Património Cultural. Embora o próprio técnico admita que não se sabe ainda a magnitude do que pode ser encontrado, dificilmen­te se pode falar numa “cidade perdida dos escravos” e nem a CNN, fonte da peça, dispõe de mais dados para falar sobre o assunto.

Património da Humanidade

A Cidade Velha localiza-se no concelho da Ribeira Grande de Santiago, a 15 quilómetro­s a oeste da Praia, na costa de Cabo Verde. Constitui-se na primeira cidade construída pelos europeus nos trópicos e na primeira capital do arquipélag­o de Cabo Verde. Foi primitivam­ente denominada como Ribeira Grande, vindo a mudar de nome para evitar ambiguidad­e com a povoação homónima, na ilha de Santo Antão.

A 10 de Junho de 2009 foi classifica­da como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Devido à sua história, manifestad­a por um valioso património arquitectó­nico, a 26 de Junho do mesmo ano foi classifica­da pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola