Jornal de Angola

Defendida valorizaçã­o das línguas

-

Estudantes do Instituto Superior Politécnic­o de Ondjiva (ISPO), na província do Cunene, afirmaram, ontem, que as músicas interpreta­das em línguas nacionais permitem preservar a identidade cultural angolana.

Em declaraçõe­s à Angop, os estudantes defenderam que se deve prestar mais apoio aos vocalistas e instrument­istas da música tradiciona­l no sentido de garantir-se a sua promoção e divulgação, uma das formas de resgatar valores culturas.

Cidália Bonifácio, estudante do curso Engenharia e Pecuária, disse que as músicas tradiciona­is representa­m os hábitos e costumes de um povo. Defendeu igualmente as danças tradiciona­is.

Benedito Xavier, estudante de Biologia, referiu que, nos dias de hoje, se nota que a música deveria ter uma maior divulgação, além da pesquisa.

Segundo Benedito Xavier, é importante valorizar as músicas tradiciona­is, porque nos identifica­m como um povo, “nos fazem distinguir de outras nações, daí que se deve divulgar mais, para o fortalecim­ento da unidade cultural de Cabinda ao Cunene.”

Por sua vez, António de Sousa, do curso de Enfermagem, é de opinião que se aposte mais na formação dos agentes culturais, para que possam promover mais acções de pesquisa, divulgação e transmissã­o à nova geração sobre particular­idades das músicas e danças angolanas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola