Jornal de Angola

Maria Belmira expõe tapeçaria

-

“Tecendo Memórias” é o título de mais uma exposição individual da artista plástica Maria Belmira, na disciplina de tecelagem e tapeçaria, que é inaugurada hoje, às 18h30, na sala de exposições do Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

A mostra fica patente até ao dia 23 e visa assinalar o 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, que se comemora em todo o território nacional.

São 10 obras inéditas de tecelagem e tapeçaria, produzidas nos últimos seis anos, quatro das quais foram concluídas no presente ano. Com recurso a material e técnicas diversos, como aplicação em tecido, tecelagem, suporte em linho natural, bordados e cordas de sisal, Maria Belmira reinventa de forma harmoniosa, criativa e original, o diálogo entre a tradição e a contempora­neidade.

Neste trabalho, a artista retrata o quotidiano da mulher e a sua relação com a natureza, procurando revelar a harmonia do ser humano no seu habitat natural. “Pretendo traduzir as minhas vivências angolanas, as emoções, os mitos e as expressivi­dades do corpo, através de técnicas do bordado, aplicação em tecido, tecelagem e tapeçaria com matérias de fibras naturais e industriai­s, tecidos de linho natural e industriai­s, numa simbiose entre o tradiciona­l e o moderno.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola