Ma­ria Bel­mi­ra ex­põe ta­pe­ça­ria

Jornal de Angola - - CULTURA -

“Te­cen­do Me­mó­ri­as” é o tí­tu­lo de mais uma ex­po­si­ção in­di­vi­du­al da ar­tis­ta plás­ti­ca Ma­ria Bel­mi­ra, na dis­ci­pli­na de te­ce­la­gem e ta­pe­ça­ria, que é inau­gu­ra­da ho­je, às 18h30, na sa­la de ex­po­si­ções do Ca­mões - Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, em Lu­an­da.

A mos­tra fi­ca pa­ten­te até ao dia 23 e vi­sa as­si­na­lar o 17 de Se­tem­bro, Dia do He­rói Na­ci­o­nal, que se co­me­mo­ra em to­do o ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal.

São 10 obras iné­di­tas de te­ce­la­gem e ta­pe­ça­ria, pro­du­zi­das nos úl­ti­mos seis anos, qua­tro das quais fo­ram con­cluí­das no pre­sen­te ano. Com re­cur­so a ma­te­ri­al e téc­ni­cas di­ver­sos, co­mo apli­ca­ção em te­ci­do, te­ce­la­gem, su­por­te em li­nho na­tu­ral, bor­da­dos e cor­das de si­sal, Ma­ria Bel­mi­ra rein­ven­ta de for­ma har­mo­ni­o­sa, cri­a­ti­va e ori­gi­nal, o diá­lo­go en­tre a tra­di­ção e a con­tem­po­ra­nei­da­de.

Nes­te tra­ba­lho, a ar­tis­ta re­tra­ta o quo­ti­di­a­no da mu­lher e a sua re­la­ção com a na­tu­re­za, pro­cu­ran­do re­ve­lar a har­mo­nia do ser hu­ma­no no seu ha­bi­tat na­tu­ral. “Pre­ten­do tra­du­zir as mi­nhas vi­vên­ci­as an­go­la­nas, as emo­ções, os mi­tos e as ex­pres­si­vi­da­des do cor­po, atra­vés de téc­ni­cas do bor­da­do, apli­ca­ção em te­ci­do, te­ce­la­gem e ta­pe­ça­ria com ma­té­ri­as de fi­bras na­tu­rais e in­dus­tri­ais, te­ci­dos de li­nho na­tu­ral e in­dus­tri­ais, nu­ma sim­bi­o­se en­tre o tra­di­ci­o­nal e o mo­der­no.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.